O que é açao em epigrafe

image

A epígrafe funciona de modo que sirva como elemento interpretativo de todo o trabalho, uma espécie de prévia das páginas que seguirão aquele trabalho em específico. Com a utilização do texto curto (epígrafe), o autor oferece pistas ao seu leitor, preparando-o para os temas que serão abordados nas próximas páginas.

Full
Answer

O que é uma epígrafe e qual a sua origem?

Justamente por ser um fator intertextual, a epígrafe funciona como um elemento interpretativo do restante do texto ou da obra literária. O autor pode, por meio do texto curto, fornecer pistas ao leitor a respeito do conteúdo que está por vir.

Como usar a epígrafe?

O autor pode, por meio do texto curto, fornecer pistas ao leitor a respeito do conteúdo que está por vir. A epígrafe também é utilizada para que o autor dê indicações sobre a melhor maneira de fazer a leitura do conteúdo.

Quais materiais podem ser inscritos em uma epígrafe?

De acordo com a ABNT, a epígrafe é um “elemento opcional, onde o autor apresenta uma citação, seguida de indicação de autoria, relacionada com a matéria tratada no corpo do trabalho”.

Como colocar a epígrafe na Folha de aprovação?

Tenha em mente, no entanto, que a epígrafe é colocada logo depois da folha de aprovação ou imediatamente após dedicatória e agradecimentos (se existirem). É importante também notar que a epígrafe precisa ser inserida em folha distinta e sem a palavra “epígrafe” como título.

image


O que é ação em epígrafe?

Epígrafe é um espaço utilizado em processos na área do Direito, onde o magistrado indica o número do processo, o tipo de lei associada e o ano da apresentação. A informação deve estar centralizada na parte superior da folha.


Que se significa epígrafe?

A palavra epígrafe possui origem grega e quer dizer “escrever acima de”. Portanto, trata-se de um pequeno texto, sempre escrito em prosa ou verso, utilizado no início de um livro, capítulo ou artigo.


O que colocar na epígrafe?

Epígrafe é uma frase curta em forma de citação (geralmente de outro autor) que deve ser inserida no início de um livro, monografia e demais trabalhos no campo acadêmico. O objetivo da epígrafe é referir-se ao tema abordado, dando um sentido, motivação ou ideia quanto à realização da obra.


Como fazer a epígrafe?

Além do mais, as regras de formatação textual de epígrafe nas normas da ABNT são:Fonte em tamanho 10 (Arial) ou 12 (Times New Roman);Espaço entre linhas de 1,5 cm;Alinhamento justificado com 7,5 cm de recuo da margem esquerda;Citação em itálico;Nome do autor entre parênteses e alinhado à direita;


Qual o sinônimo da palavra epígrafe?

1 inscrição, anotação, dizeres, letreiro, epitáfio. Citação no início de um livro: 2 sentença, divisa, tema, mote, título, frase, manchete, gancho.


Onde fica a epígrafe?

A epígrafe é uma frase curta que fica no início de um TCC ou de um trabalho acadêmico. Ela confere formalidade, estilo e deve estar relacionada com o tema do trabalho. Por isso, é muito importante escolher bem a epígrafe para que ela não seja simplesmente uma frase solta.


Qual a diferença entre citação e epígrafe?

Epígrafe: Um texto inicial que tem como objetivo a abertura de uma narrativa. Trata-se de um registro escrito introdutório que possui a capacidade de sintetizar a filosofia do escritor. Citação: Referência a uma passagem do discurso de outrem no meio de um texto.


O que é a epígrafe de uma lei?

EPÍGRAFE. É a parte do preâmbulo que contém a declaração do nome da autoridade, do cargo em que se acha investida e da atribuição constitucional ou legal em que se funda para promulgar o ato.


Como fazer epígrafe ABNT?

Como usar epígrafe nas normas ABNT?Fonte de tamanho 12 (Arial) ou 12 (Times New Roman). … A citação deve possuir alinhamento justificado com 7,5 cm de recuo da margem esquerda.O espaço entre as linhas da citação precisa ser de 1,5 cm.O texto e o nome do autor da citação escolhida precisam estar em formato normal.More items…•


Como fazer epígrafe Word?

Utilizando Epígrafe de acordo com as Normas ABNT Usar a mesma fonte utilizada nas outras partes do trabalho; – Citação com alinhamento justificado e com 7,5 cm de recuo da margem esquerda; – Espaço entre linhas de 1,5 cm; – Nome do autor da citação em itálico, alinhado à direita e entre parênteses.


Onde fica a epígrafe no TCC?

0:232:48Suggested clip · 42 seconds[ Epígrafe ABNT 2021 ] SIGNIFICADO E COMO FAZER … – YouTubeYouTubeStart of suggested clipEnd of suggested clip


O QUE É EPÍGRAFE?

Primeiramente, vamos para a definição. A epígrafe é um pequeno texto, escrito em prosa ou em verso, em que são colocadas citações ou pensamentos que fazem sentido para o trabalho.


AS PRINCIPAIS FUNÇÕES DA EPÍGRAFE

À primeira vista, o elemento principal da epígrafe é a intertextualidade. Ou seja, a epígrafe funciona como um elemento que se conecta ao conteúdo do texto: um breve verso que se relaciona ao restante do texto.


FORMATAÇÃO NAS NORMAS ABNT

Contudo, preste atenção. Assim como os outros elementos textuais, para utilizar epígrafe em seu trabalho acadêmico você deve cumprir as normas de formatação estabelecidas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).


O que é uma epígrafe?

A palavra epígrafe possui origem grega e quer dizer “escrever acima de”. Portanto, trata-se de um pequeno texto, sempre escrito em prosa ou verso, utilizado no início de um livro, capítulo ou artigo.


Epígrafe em trabalhos universitários e artigos

Além de ser amplamente utilizada em obras literárias, a epígrafe também é um recurso adotado em trabalhos universitários, especialmente no TCC e em artigos científicos.


O que é epigrafe

A epigrafe é uma frase, título ou inscrição que serve como indução de determinado assunto, funciona como uma síntese do que está sendo apresentado. Geralmente esta inscrita em diversos materiais tais como:


A Epígrafe no direito

No direito a epígrafe é um espaço que costuma ser utilizado para que o magistrado possa indicar o tipo de lei associada ao processo, seu número, e o ano em que a mesma foi criada. É uma informação que sempre deve estar na parte superior da folha e bem centralizada.


O uso da epigrafe e as normas ABNT

A ABNT ou Associação Brasileira de Normas Técnicas – é atualmente a instituição que possui a responsabilidade pela normalização técnica em nosso país.


O que é Epígrafe?

Um trabalho com Epígrafe é um trecho que retiramos de filmes, séries, livros, falas de pessoas influentes ou de que gostamos, enfim, e que achamos que fazem sentido para o nosso trabalho. Tais trechos normalmente são ditos ou escritos por pessoas famosas, como um grande autor de literatura ou por um personagem de um filme de sucesso.


Como formatar uma epígrafe ABNT?

A ABNT nos mostra que a Epígrafe deve ser colocada no começo, no final, ou mesmo entre os capítulos do seu trabalho, deve possuir uma formatação padronizada. Veja mais detalhes de como formatar uma epígrafe:


Tipos de epígrafe

Existem vários tipos de Epígrafe como você já deve estar imaginando, Epígrafe sobre educação, Epígrafe de enfermagem, Epígrafes para TCC de Administração, Epígrafes para monografias, entre várias outras. Aqui, citaremos algumas Epígrafes famosas usadas em trabalhos de TCC e teses.


O que é epígrafe em TCC

A epígrafe de TCC é uma citação curta escolhida pelo estudante para homenagear, reforçar uma ideia ou contextualizar o leitor sobre o seu trabalho. Ou seja, o estudante ao incluir uma epígrafe pode realizar um diálogo entre a obra de um outro autor com sua própria obra.


Como fazer uma epígrafe de TCC e vídeo

Já falamos neste artigo que a epígrafe é um elemento opcional, ficando ao critério do aluno incluí-lo. Recomendamos que você considere incluir a epígrafe no seu TCC, artigo ou monografia. Ela serve como elemento diferencial do seu projeto e diz ao leitor – ao professor – muito sobre você.


Formatação de epígrafe nas normas ABNT

A epígrafe para TCC na ABNT deve seguir algumas regras para estar formatada em conformidade com o padrão acadêmico. As especificações podem ser encontradas na NBR 10520. Vamos disponibilizar a seguir as principais recomendações de como formatar epígrafe para TCC segundo as normas da ABNT:


Exemplos frases para epígrafe por Áreas

Como falamos anteriormente, as epígrafes podem ser de diversos estilos e temas, de acordo com o gosto pessoal e influências do estudante que faz um trabalho acadêmico.


Epígrafes para a área de Letras

As letras e a ciência só tomarão o seu verdadeiro lugar na obra do desenvolvimento humano no dia em que, livres de toda a servidão mercenária, forem exclusivamente cultivadas pelos que as amam e para os que as amam. – Piotr Kropotkin


Perguntas frequentes

A epígrafe de um TCC nada mais é do que uma citação que o estudante defina como importante para representar ou contextualizar o seu trabalho. Não é obrigatório, mas é recomendado que seja feito porque traz mais pessoalidade ao seu projeto.


O que é ABNT?

Na maior parte das vezes, as pessoas tendem a pensar que a ABNT é apenas um conjunto de regras utilizadas dentro de trabalhos acadêmicos, mas a sigla só diz respeito ao setor que é regulado pelo órgão, e não o órgão em si.


O que é epígrafe?

De origem grega, a palavra epígrafe pode significar “escrever acima de”. Dessa maneira, a epígrafe se trata de um pequeno texto a ser escrito, apresentado em prosa ou verso, utilizado antes de iniciar um livro ou capítulo dele.


Como usar epígrafe nas normas ABNT?

Enfim chegamos ao principal ponto deste artigo: como usar epígrafe nas normas ABNT? Por ser um texto curto e de bastante expressividade, é muito comum que tenhamos contato com trabalhos acadêmicos que se utilizam da epígrafe como uma espécie de apelo estético ou simplesmente para realizar uma prévia do tema de seu trabalho.


Escolha da epígrafe

A epígrafe acima foi retirada do livro “ D. Pedro II: a história não contada ” de Paulo Rezzutti e diz muito a respeito do que será abordado nas páginas seguintes. Desse modo, é importante retomar a ideia já mencionada em tópicos anteriores: a epígrafe deve estar relacionada, diretamente, ao tema que será abordado dentro das páginas.


O que é Epígrafe de TCC?

A epígrafe de TCC é uma citação rápida feita no começo ou no final da monografia, com base no assunto da pesquisa científica. Ela deve ser capaz de estimular a reflexão antes da leitura das páginas seguintes. Esse tipo de frase ou provérbio também pode marcar presença em outros trabalhos, como dissertações, teses e relatórios.


O que diz a ABNT sobre Epígrafe?

Por ser um recurso simples, a epígrafe para TCC não apresenta muitas dificuldades impostas pela ABNT na hora de ser utilizada. Sua formatação é considerada livre, portanto, o autor do trabalho escolhe o tamanho da fonte, o tipo de letra e a posição.

image

Leave a Comment