O que é cartografia da açao

image

A Cartografia Sistemática Aeronáutica utiliza as cartas sistemáticas terrestres e tem por finalidade a representação da área nacional, por intermédio de séries de cartas aeronáuticas padroni­zadas, destinadas ao uso da navegação aérea, que correspondem às escalas de 1:1.000.000, 1:500.000 e 1:250.000. Cartas de Navegação

Full
Answer

Quais são os conceitos de cartografia?

Conceitos de cartografia Coordenadas geográficas: são valores numéricos que indicam a localização de um objeto ou ponto qualquer na superfície terrestre. São definidas com base nos valores de latitude e longitude, indicadas, respectivamente, pelos paralelos e meridianos.

Quais são as áreas da cartografia?

A cartografia pode ser dividida em duas grandes áreas: Cartografia sistemática: ramo da cartografia dedicado à representação das características físicas da superfície terrestre, e por essa razão é também chamada de cartografia topográfica.

Por que a cartografia é uma ciência moderna?

Temos aí a constituição da Cartografia como ciência moderna. A evolução, no entanto, não parou por aí, de forma que as técnicas cartográficas tornaram-se mais aprimoradas, especialmente durante períodos de guerra e de grandes revoluções científicas.

Quais são os produtos da cartografia?

A cartografia é a ciência que se dedica à representação do espaço geográfico por meio do estudo, análise e confecção de cartas ou mapas. Os seus produtos, entretanto, não se limitam aos mapas: plantas, croquis e o globo terrestre são outros resultados diretos da aplicação dos conhecimentos cartográficos.

image


O que é cartografia?

A cartografia é a ciência que se dedica à representação do espaço geográfico por meio do estudo, análise e confecção de cartas ou mapas. Os seus produtos, entretanto, não se limitam aos mapas: plantas, croquis e o globo terrestre são outros resultados diretos da aplicação dos conhecimentos cartográficos.


História da cartografia

A necessidade de conhecer, em detalhes, o espaço onde se habita, seja para a exploração e ocupação da superfície, seja para a proteção, unida da curiosidade inerente ao ser humano, fez com que tenhamos registros de mapas muito antigos, datando de milênios antes da era atual.


Cartografia contemporânea

A partir do século XX, as técnicas empregadas para a confecção de mapas e outros produtos cartográficos experimentaram avanço substancial. Isso se deveu principalmente à aerofotogrametria, que consiste na captura de imagens da superfície terrestre por meio de uma câmera acoplada a uma aeronave ou balão.


Conceitos de cartografia

Coordenadas geográficas: são valores numéricos que indicam a localização de um objeto ou ponto qualquer na superfície terrestre. São definidas com base nos valores de latitude e longitude, indicadas, respectivamente, pelos paralelos e meridianos.


História da Cartografia

A cartografia já era utilizada na pré-história para representar os territórios propícios à caça e pesca. Na Babilônia, a ciência demonstrava o mundo achatado, em forma de disco.


Coordenadas Geográficas

As coordenadas geográficas são utilizadas para localizar um determinado ponto na superfície terrestre. Para isso são utilizadas as medidas que indicam a latitude e a longitude. Ambas indicam a medida em relação à Linha do Equador e ao Meridiano de Greenwich.


Coordenadas Geográficas

O globo terrestre é dividido por um conjunto de linhas imaginárias que se cruzam e permitem que qualquer ponto da superfície seja localizado. Essas linhas determinam a latitude e a longitude, que, em conjunto, são chamadas de coordenadas geográficas.


Fusos horários

Os fusos horários representam a mudança de hora à medida que mudamos de um fuso para outro. Ao dividir os 360° da esfera terrestre por 24 horas (duração do movimento de rotação da Terra, que faz com que existam dias e noites), temos como resultado 15°.


Escalas

Para a representação em um plano de uma estrutura de grandes dimensões, como a Terra, é necessário que haja uma correspondência entre as dimensões reais e as dimensões da representação no papel. Essa correspondência é feita, na cartografia, pelo que chamamos de escala.


Projeção cartográfica

A projeção cartográfica é resultante de um conjunto de operações que permitem que a superfície esférica (a Terra) seja representada em um plano.


Cartografia temática

A cartografia temática busca trazer para os mapas dados qualitativos e quantitativos adquiridos pela Geografia e outras ciências, expressando-os de forma gráfica.


Tecnologias aplicadas à cartografia

Cabe destacar o papel das novas tecnologias aplicadas à cartografia, como, por exemplo, os satélites e o GPS. Esses instrumentos possibilitam que a coleta e o processamento de informações sobre o espaço geográfico sejam mais rápidos de serem obtidos e, em alguns casos, com custos menos elevados. Confira algumas destas novas técnicas:


O que é a Cartografia

A Cartografia é a ciência que busca representar a superfície terrestre por meio de mapas, sendo que a Associação Cartográfica Internacional, em 1966 estabeleceu a seguinte definição para a mesma:


Cartografia sistemática

A Cartografia sistemática, também conhecida como Cartografia de base se preocupa com a geração de mapeamentos que servirão de base para outras representações.


Cartografia Digital

A Cartografia Digital surgiu com os avanços tecnológicos, tendo como objetivo a geração de mapeamentos confiáveis com uso de todos os elementos necessários para compreensão da distribuição espacial do fenômeno representado.


Sistemas de Informação Geográfica

Os Sistemas de Informações geográficas SIG, também conhecidos como GIS (geographic information system), são sistemas que facilitam a análise espacial das diferentes aplicações sócio-ambientais.


Cartografia – Projeções cartográficas

O objetivo das projeções cartográficas é a representação da superfície da Terra ou de uma parte da mesma em num pedaço de papel ou tela de computador.


Cartografia – Elementos fundamentais de um mapa

Por fim, chegamos ao oitavo e último tópico sobre Fundamentos de Cartografia, que consiste no entendimento da estrutura básica que caracteriza os mapas.


O Instituto de Cartografia Aeronáutica

O órgão do DECEA responsável pelo desenvolvimento das atividades cartográficas de interesse aeronáutico é o Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA), criado em 10 de maio de 1983.


Cartografia Aeronáutica na navegação por satélite

A produção de cartas eletrônicas através da tecnologia digital e o uso de imagens satelitais – que poderão estar a bordo de qualquer aeronave – possibilitarão um voo com maior facilidade, porém exigirão uma maior demanda da Cartografia Aeronáutica.


Mapa

Mapa é a representação de uma superfície terrestre, ou seja, de uma super­fície curva. A confecção de uma carta – um mapa com informações específicas – exige, antes de tudo, o estabelecimento de um método, de maneira que, a cada ponto da superfície da Terra, corresponda um ponto da carta e vice-versa.


Saiba mais sobre elas

As Cartas de Navegação Visual (VFR) são destinadas a apoiar os voos para cuja navegação são utilizadas as regras de voo visual. Em muito, assemelham-se às Cartas Topográficas do Mapeamento Sistemático, produzidas pela Diretoria do Serviço Geográfico do Exército brasileiro e pelo IBGE, porém com características próprias à finalidade aero­náutica.


A história da cartografia

A história dos mapas – e da própria cartografia – é intrínseca a história da evolução da humanidade. Localizar-se e orientar-se no espaço sempre foi uma necessidade dos homens desde os tempos mais remotos.


Como funciona

A cartografia auxilia na compreensão do espaço, pois ela permite que informações reais da superfície terrestre sejam transformadas em produtos cartográficos, como mapas.


Tipos de cartografia

Para representação das áreas do globo terrestre, dentro da cartografia há uma divisão em duas grandes áreas de estudo, que são: Cartografia Sistemática e Cartografia Temática.

image


O Que É Cartografia?

  • A cartografia é a ciência que se dedica à representação do espaço geográficopor meio do estudo, análise e confecção de cartas ou mapas. Os seus produtos, entretanto, não se limitam aos mapas: plantas, croquis e o globo terrestre são outros resultados diretos da aplicação dos conhecimentos cartográficos. Essa ciência utiliza-se de uma série detécnic…

See more on mundoeducacao.uol.com.br


para Que Serve A Cartografia?

  • Muitas utilidades podem ser atribuídas à cartografia e aos seus produtos. A primeira delas é alocalização de um determinado referencial na superfície terrestre, desde áreas das mais extensas, como continentes e países, até pontos específicos de um determinado lugar, como um bairro ou uma residência. Associado a isso, a cartografia serve ainda para a orientação no espa…

See more on mundoeducacao.uol.com.br


História Da Cartografia

  • A necessidade de conhecer, em detalhes, o espaço onde se habita, seja para a exploração e ocupação da superfície, seja para a proteção, unida da curiosidade inerente ao ser humano, fez com que tenhamos registros de mapas muito antigos, datando de milênios antes da era atual. Omapa de Ga-Sur é um dos mais antigos a serem catalogados (entre 4500 a.C. e 2500 a.C.), pro…

See more on mundoeducacao.uol.com.br


Cartografia Contemporânea

  • A partir do século XX, as técnicas empregadas para a confecção de mapas e outros produtos cartográficos experimentaram avanço substancial. Isso se deveu principalmente à aerofotogrametria, que consiste na captura de imagens da superfície terrestre por meio de uma câmera acoplada a uma aeronave ou balão. Essa técnica de captação surgiu ainda no início do …

See more on mundoeducacao.uol.com.br


Tipos de Cartografia

  • A cartografia pode ser dividida em duas grandes áreas: 1. Cartografia sistemática:ramo da cartografia dedicado à representação das características físicas da superfície terrestre, e por essa razão é também chamada de cartografia topográfica. As informações representadas são de caráter genérico e, por isso, duradouras no tempo, sendo coletadas e replicadas por meio de téc…

See more on mundoeducacao.uol.com.br


Conceitos de Cartografia

  1. Coordenadas geográficas: são valores numéricos que indicam a localização de um objeto ou ponto qualquer na superfície terrestre.São definidas com base nos valores de latitude e longitude, indicadas…
  2. Projeção cartográfica: são representações da Terra em uma superfície plana. Para isso, baseiam-se em uma rede composta por linhas imaginárias horizontais e verticais (paralelos …
  1. Coordenadas geográficas: são valores numéricos que indicam a localização de um objeto ou ponto qualquer na superfície terrestre.São definidas com base nos valores de latitude e longitude, indicadas…
  2. Projeção cartográfica: são representações da Terra em uma superfície plana. Para isso, baseiam-se em uma rede composta por linhas imaginárias horizontais e verticais (paralelos e meridianos) perpen…
  3. Escala cartográfica: é uma relação numérica (proporção) entre as dimensões de uma superfície, conforme são representadas no mapa, e suas dimensões reais, medidas de forma linear. Uma escala de 1:25…
  4. Mapas: são representações gráficas, em escala reduzida, da superfície terrestre ou de parte …


Exercícios Resolvidos

  • Questão 1 – (Enem) “Pensando nas correntes e prestes a entrar no braço que deriva da Corrente do Golfo para o norte, lembrei-me de um vidro de café solúvel vazio. Coloquei no vidro uma nota cheia de zeros, uma bola cor rosa-choque. Anotei a posição e data: Latitude 49º49′ N, Longitude 23º49′ W. Tampei e joguei na água. Nunca imaginei que receberia uma carta com a foto de um …

See more on mundoeducacao.uol.com.br


Coordenadas geográficas

Image
O globo terrestre é dividido por um conjunto de linhas imaginárias que se cruzam e permitem que qualquer ponto da superfície seja localizado. Essas linhas determinam a latitude e a longitude, que, em conjunto, são chamadas decoordenadas geográficas. A Linha do Equador é o círculo máximo da esfera e …

See more on descomplica.com.br


Fusos Horários

  • Os fusos horários representam a mudança de hora à medida que mudamos de um fuso para outro. Ao dividir os 360° da esfera terrestre por 24 horas (duração do movimento de rotação da Terra, que faz com que existam dias e noites), temos como resultado 15°. Ou seja, cada fuso possui 15° e cada um desses fusos possui uma hora dentro das 24 horas que a Terra necessita …

See more on descomplica.com.br


Escalas

  • Para a representação em um plano de uma estrutura de grandes dimensões, como a Terra, é necessário que haja uma correspondência entre as dimensões reais e as dimensões da representação no papel. Essa correspondência é feita, na cartografia, pelo que chamamos de escala. A escala expressa em números o quanto algo real foi reduzido para caber no papel ou n…

See more on descomplica.com.br


Projeção Cartográfica

  • A projeção cartográfica é resultante de um conjunto de operações que permitem que a superfície esférica (a Terra) seja representada em um plano. Contudo, para que isso seja possível, ocorrem algumas distorções – nas áreas, nas formas ou nas distâncias da superfície terrestre –, sendo necessário escolher a projeção mais adequada a cada tipo de situa…

See more on descomplica.com.br


Cartografia Temática

  • A cartografia temática busca trazer para os mapas dados qualitativos e quantitativos adquiridos pela Geografia e outras ciências, expressando-os de forma gráfica. Ou seja, ela se preocupa em apresentar os dados com a precisão gráfica que cabe à cartografia básica, facilitando a tomada de decisões ao auxiliar na compreensão dos temas – sociais e naturais – que compõem o espa…

See more on descomplica.com.br


Tecnologias Aplicadas à Cartografia

  • Cabe destacar o papel das novas tecnologias aplicadas à cartografia, como, por exemplo, os satélites e o GPS. Esses instrumentos possibilitam que a coleta e o processamento de informações sobre o espaço geográfico sejam mais rápidos de serem obtidos e, em alguns casos, com custos menos elevados. Confira algumas destas novas técnicas: 1. Sensoriamento …

See more on descomplica.com.br


O Que É A Cartografia

  • A Cartografia é a ciência que busca representar a superfície terrestre por meio de mapas, sendo que a Associação Cartográfica Internacional, em 1966 estabeleceu a seguinte definição para a mesma:

See more on adenilsongiovanini.com.br


História Da Cartografia

  • A Cartografiaacompanha o homem desde os primórdios da existência do mesmo. Na antiguidade o mesmo utilizava a arte rupestre, sendo que novas pinturas são encontradas até hoje. As mesmas foram guardadas para que através das mesmas fosse possível recolher evidências da localização de cidades e tesouros perdidos do mundo antigo. Uma pintura na parede, do sétim…

See more on adenilsongiovanini.com.br


Cartografia sistemática

  • A Cartografia sistemática, também conhecida como Cartografia de base se preocupa com a geração de mapeamentos que servirão de base para outras representações. Por ser de uso geral, a mesma possui toda uma série de convenções cartográficas. Nos próximos tópicos do artigo nós mergulharemos de cabeça nas mesmas. Nesse tipo de cartografia são representados, por …

See more on adenilsongiovanini.com.br


Representação Cartográfica

  • A Terra pode ser representada de diferentes formas, sendo que cada uma das mesmas serve para um propósito específico. Globo Uma representação esféricada superfície terrestre em pequena escala e a mais fiel representação da Terra por simular a curvatura terrestre. Mapa Os mapas são uma representação plana da superfície terrestre, geralmente em pequena escala, pa…

See more on adenilsongiovanini.com.br


Cartografia Digital

  • A Cartografia Digitalsurgiu com os avanços tecnológicos, tendo como objetivo a geração de mapeamentos confiáveis com uso de todos os elementos necessários para compreensão da distribuição espacial do fenômeno representado. Os softwares de SIGsão muito utilizados na cartografia digital, mas não são os únicos. O Google Earth e o AutoCADtambém são softwares …

See more on adenilsongiovanini.com.br


Sistemas de Informação Geográfica

  • Os Sistemas de Informações geográficas SIG, também conhecidos como GIS (geographic information system), são sistemas que facilitam a análise espacial das diferentes aplicações sócio-ambientais. Na realidade, Toda análise por geoprocessamentopode ser entendida como um sistema, possuindo dados de entrada, processamentos e dados de saída. Os dados de entra…

See more on adenilsongiovanini.com.br


Cartografia – Projeções Cartográficas

  • O objetivo das projeções cartográficasé a representação da superfície da Terra ou de uma parte da mesma em num pedaço de papel ou tela de computador. Todas as projeções possuem algum tipo de distorção, sendo que cabe ao profissional escolher a que melhor represente a superfície que está sendo mapeada.

See more on adenilsongiovanini.com.br


Classificação Das Projeções Cartográficas

  • Veja no quadro abaixo um resumo das classificação e exemplos de projeções cartográficas: Vamos ver um pouco mais sobre cada uma delas.

See more on adenilsongiovanini.com.br


Cartografia – Sistemas de Coordenadas

  • Existem três tipos de sistemas de coordenadas: 1. Sistema de coordenadas cartesianas: conjunto de três retas (x, y e z), denominadas de eixos coordenados, que são mutuamente perpendiculares; 2. Sistema de coordenadas plano-retangulares ou projetadas: originário das coordenadas cartesianas, representam as coordenadas em um plano a partir de projeções cartográficas. Cad…

See more on adenilsongiovanini.com.br


Modelos de Representação Da Terra

  • A fim de facilitar a representação da superfície física terrestre, foram desenvolvidos modelos de representação.

See more on adenilsongiovanini.com.br

Leave a Comment