O que é mecanismo de açao dos virus

image

Full
Answer

Qual é a função dos vírus?

Vírus são seres microscópicos constituídos de DNA ou RNA e protegidos por uma capa formada de proteínas. São considerados parasitas intracelulares e, por isso, suas funções só podem ser desempenhadas quando entram em uma célula hospedeira para utilizar todos os seus recursos.

Como são formados os vírus?

Uma partícula viral, conhecida como um vírion, consiste de genes feitos de DNA ou RNA os quais são recobertos por uma película protetiva de proteína chamada de um capsídeo. O capsídeo é feito de muitas moléculas de proteína menores, idênticas que são chamadas de capsômeros.

Quais são as principais partes dos vírus?

Observe atentamente as principais partes dos vírus. Material genético: Nos vírus, encontramos DNA, RNA ou os dois combinados. Os vírus que apresentam DNA são chamados de vírus de DNA e aqueles que possuem RNA são chamados de vírus de RNA. Capsídio: O capsídio é uma cápsula formada por proteínas que envolvem o material genético.

Qual é a origem dos vírus?

Mais de 2 000 espécies de vírus foram descobertas. Vírus são encontrados onde quer que haja vida, e têm provavelmente existido desde que células vivas evoluíram primeiramente. A origem dos vírus é obscura porque eles não formam fósseis, então técnicas moleculares têm sido os meios mais úteis de hipotetizar como eles surgiram.

image


Definições

Os vírus não possuem metabolismo próprio, estes só conseguem se reproduzir no interior das células vivas e, por este motivo, não são considerados seres vivos.
Esses microorganismos são classificados também conforme seus ácidos nucleicos (DNA ou RNA). Eles reúnem características morfológicas, genéticas e enzimáticas semelhantes.


Doenças causadas por vírus

Gripe: é causada por vírus diferentes, mas possuem sintomas semelhantes,como coriza, obstrução nasal, tosse e espirro. Podem ser transmitidos por gotículas eliminadas pelas vias respiratórias.


Tipos de Vírus

Os vírus são classificados de acordo com o tipo de ácido nucleico, de acordo com a forma do capsídeo e também pelos organismos que eles são capazes de infectar. Veja os exemplos a seguir.


Estrutura do Vírus

Os vírus são formados por ácidos nucleicos, RNA (ácido ribonucleico) ou DNA (ácido desoxirribonucleico), envolvidos por uma capa proteica chamada de capsídeo. Além desses componentes, alguns vírus ainda podem ser revestidos por uma película de gordura e proteína.


Como os vírus foram descobertos?

Louis Pasteur (1822 – 1895) foi o primeiro a utilizar o termo vírus para explicar o que seria o agente causador da doença raiva. A técnica de filtração foi sua aliada nessa descoberta, pois o filtro utilizado retia bactérias e deixava passar seres ainda menores.


O vírus se multiplica

Depois que entra no organismo humano, infelizmente o vírus começa a se multiplicar. Ele entra em nossas células e se multiplica até mesmo por questões de sobrevivência. Ele se aloja, se encaixa na parede da célula forçando a espécie de “fechadura”.


Células que destroem o vírus

Se eles entram no corpo e se multiplicam, eles também podem fazer muito mal. E aí, como reagir a esse ser tão perigoso? Inicialmente, procurar manter a calma. O corpo humano também tem formas de se defender depois que os vírus já estão dentro do organismo.


Soldados em ação

O sistema imunológico nada mais é que um forte batalhão de corajosos soldados. São milhões de células que ficam em pé de guerra com o objetivo de defender o organismo a qualquer custo. Nessa “briga”, algumas morrem durante o combate. Outras, agem como espiãs e ficam na espreita, bem escondidas só aguardando a chegada do invasor.

image


Descoberta

Image
Em 1884, o microbiólogo francês Charles Chamberland inventou um filtro, (conhecido hoje como o filtro Chamberland ou filtro Chamberland-Pasteur), que tem poros menores que bactérias. Assim, ele pôde passar uma solução contendo bactérias através do filtro e as remover completamente da solução.[1] O biólogo r…

See more on pt.wikipedia.org


Origens

  • Vírus são encontrados onde quer que haja vida, e têm provavelmente existido desde que células vivas evoluíram primeiramente. A origem dos vírus é obscura porque eles não formam fósseis, então técnicas moleculares têm sido os meios mais úteis de hipotetizar como eles surgiram. No entanto, estas técnicas fiam-se na disponibilidade de DNA ou RNA viral antigo mas a maior part…

See more on pt.wikipedia.org


Estrutura

  • Uma partícula viral, conhecida como um vírion, consiste de genes feitos de DNA ou RNA os quais são recobertos por uma película protetiva de proteína chamada de um capsídeo.[18] O capsídeo é feito de muitas moléculas de proteína menores, idênticas que são chamadas de capsômeros. O arranjo dos capsômeros pode ser icosaédrico (com 20 lados), helicoidal ou mais complexo. Há …

See more on pt.wikipedia.org


Ciclo de Vida

  • Quando um vírus infecta uma célula, ele a força a fazer milhares de outros vírus. Ele faz isso forçando a célula a copiar o DNA ou RNA do vírus, sintetizando proteínas virais, as quais se agrupam compondo novas partículas virais.[27] Há seis estágios básicos no ciclo de vida dos vírus em células viventes:[28] 1. Ligação é o processo de ligação do vírus a moléculas específic…

See more on pt.wikipedia.org


Efeitos Na Célula Hospedeira

  • A variedade de efeitos estruturais e bioquímicos que os vírus produzem na célula hospedeira é extensa.[29] Eles são chamados de efeitos citopáticos.[30] As infecções por vírus eventualmente resultam na morte da célula hospedeira. As causas da morte incluem lise celular, alterações à membrana superficial da célula e apoptose (“suicídio” celular).[31] Geralmente a morte da célul…

See more on pt.wikipedia.org


Papel Na Ecologia

  • Vírus são a mais abundante entidade biológica em ambientes aquáticos[38]—há cerca de um milhão deles em uma colher de chá de água do mar [39]—e eles são essenciais para a regulação dos ecossistemas de água salgada e de água doce.[40] A maioria destes vírus são bacteriófagos, que são inofensivos para plantas e animais. Eles infectam e destroem as bactérias em comunid…

See more on pt.wikipedia.org


Tipos de Vírus

Image
Os vírus são classificados de acordo com o tipo de ácido nucleico, de acordo com a forma do capsídeo e também pelos organismos que eles são capazes de infectar. Veja os exemplos a seguir. 1. Adenovírus: formados por DNA, por exemplo o vírus da pneumonia. 2. Retrovírus: formados por RNA, por exemplo o v…

See more on todamateria.com.br


Características Dos Vírus

  • As principais características dos vírus são: 1. São seres acelulares, ou seja, não possuem células; 2. Suas dimensões variam de 17 nm até 300 nm; 3. São seres diversificados e, portanto, não possuem um padrão; 4. São capazes de sofrer mutações; 5. Fora de um organismo hospedeiro cristalizam-se como os minerais; 6. Não possuem metabolismo próprio e, por isso, a reproduçã…

See more on todamateria.com.br


Estrutura Do Vírus

  • Os vírus são formados por ácidos nucleicos, RNA (ácido ribonucleico) ou DNA (ácido desoxirribonucleico), envolvidos por uma capa proteica chamada de capsídeo. Além desses componentes, alguns vírus ainda podem ser revestidos por uma película de gordura e proteína. 1. Ácidos nucleicos (RNA e DNA): são as informações contidas no vírus que deverão ser utilizada…

See more on todamateria.com.br


Como OS Vírus Se Reproduzem?

  • Os vírus são capazes de invadir diferentes tipos de células, principalmente bactérias, plantas e animais. No ciclo de reprodução, geralmente os vírus rompem a parede celular, entram, replicam-se e partem para infectar novas células. Há também os vírus que não precisam entrar em uma célula para se reproduzirem, eles apenas injetam seu genoma na célula hospedeira. O material …

See more on todamateria.com.br


Viroses: Doenças causadas por Vírus

  • As doenças causadas por vírus são chamadas de viroses. Confira alguns exemplos a seguir. 1. Gripe 2. Gripe espanhola 3. Sarampo 4. Varíola 5. Rubéola 6. Meningite 7. Pneumonia 8. Poliomielite 9. AIDS Note que, os vírus podem infectar tanto as células dos animais, fungos, vegetais (eucarióticas), quanto das bactérias (procarióticas) e, nesse caso, são chamados de b…

See more on todamateria.com.br


Como OS Vírus Foram Descobertos?

  • Louis Pasteur (1822 – 1895) foi o primeiro a utilizar o termo vírus para explicar o que seria o agente causador da doença raiva. A técnica de filtração foi sua aliada nessa descoberta, pois o filtro utilizado retia bactérias e deixava passar seres ainda menores. Em 1892, o vírus causador de doenças nas folhas de tabaco foi caracterizado pelo botânico Dmitry Ivanovski (1864 – 1920…

See more on todamateria.com.br


Curiosidades

  1. A palavra “vírus”, do latim, significa toxina, fluido venenoso.
  2. O “vírion” corresponde a partícula viral quando ela se encontra fora da célula hospedeira.
  3. O termo “vírus de computador” surgiu por analogia ao vírus biológico marcado por sua característica parasitária.

See more on todamateria.com.br

Leave a Comment