Quais são os crimes de ação pública?
§1º Os crimes definidos nêste artigo são de ação pública, punidos os dos itens I e II, com a pena de reclusão, de dois a doze anos, e os demais, com a pena de detenção, de três meses a três anos.
Quais são os crimes contra a administração pública?
O que são crimes contra a administração pública? Os crimes contra a administração pública são processados na área criminal. Inclusive, estão previstos no nosso Código Penal. Dentre esses crimes, estão: a lavagem ou ocultação de bens oriundos de corrupção; a corrupção ativa ou passiva.
Quais são os exemplos de crime contra a fé pública?
A traição, que se transforma em sedição ou defesa da derrubada, e a espionagem são exemplos do crime contra a fé pública. Exemplos de ofensas que obstruem as operações governamentais incluem perjúrio, suborno e corrupção, difamação criminal e desprezo e a alteração ou falsificação de dados do Estado que tirem sua legitimidade.
Por que ameaçar alguém pode ser considerado crime?
Como o nome já diz, o crime consiste no ato de ameaçar alguém. A ameaça pode acontecer por meio de palavras, gestos ou outras formas. Segundo o Código Penal, a pena varia de uma a seis meses de prisão ou multa.
Que são crimes de ação pública?
A ação penal é pública quando promovida e movimentada pelo Ministério Público. Nesse contexto, a ação pública é incondicionada quando, para promovê-la, o Ministério Público independe de qualquer manifestação de vontade. A regra é esta: a ação penal é pública é incondicionada.
O que significa ação pública?
A ação penal pública é aquela cujo o titular do direito de ação for o próprio Ministério Público, isto é, o Estado propriamente dito, na figura dos promotores de justiça ou dos Procuradores da República que visa a tutela dos interesses sociais e a manutenção da ordem pública, exercendo esse direito por meio da denúncia …
Quando cabe ação penal pública?
100 Código Penal – A ação penal é pública, salvo quando a lei expressamente a declara privativa do ofendido.
Como saber se o crime é de ação penal pública ou privada?
Quais são os crimes de ação penal privada. Segundo o Código Penal, existem diversos exemplos de crimes que se encaixam no perfil da ação penal privada, tais como: calúnia, difamação, injúria, violação de direito autoral, introdução ou abandono de animais em propriedade alheia, dentre outros.
Qual é o objetivo da ação civil pública?
O objetivo da Ação Civil Pública é o direito de postular a tutela jurisdicional dos interesses metaindividuais. De buscar soluções para os conflitos de interesse de um número indeterminado de pessoas com diversos interesses, mas que dentro esses encontram-se um que é indivisível a todos deste grupo.
Qual o cabimento da ação civil pública?
A mencionada lei especifica que a ação civil pública é cabível para responsabilizar quem tenha causado danos morais ou materiais contra ao meio ambiente, aos consumidores, à honra e à dignidade de grupos raciais, étnicos ou religiosos, à ordem urbanística ou aos bens e direitos de valor artístico, estético, histórico, …
Quem pode propor ação penal pública?
A legitimidade da ação penal continua sendo do Ministério Pública, tanto é assim que seu nome continua sendo Ação Penal Pública. Ela é apenas condicionada à representação da vítima.
Como saber se a ação é pública condicionada ou incondicionada?
1:554:34Suggested clip · 60 secondsAção Penal Pública incondicionada e condicionada – YouTubeYouTubeStart of suggested clipEnd of suggested clip
Quando o Ministério Público aceita a denúncia?
Art. 46. O prazo para oferecimento da denúncia, estando o réu preso, será de 5 dias, contado da data em que o órgão do Ministério Público receber os autos do inquérito policial, e de 15 dias, se o réu estiver solto ou afiançado.
Quais são os crimes de ação penal privada?
E quais são os crimes que estão sujeitos à ação penal privada?crimes contra a honra (artigo 145 do Código Penal);calúnia (artigo 138 do Código Penal);difamação (artigo 139 do Código Penal;injúria (artigo 140 do Código Penal);esbulho possessório de propriedade particular (artigo 161, parágrafo 3º, do Código Penal);More items…•
O que é um crime de ação penal privada?
A ação penal privada é aquela na qual se tem como titular, em regra, o ofendido (§ 2º do art. 100 do CP) e, excepcionalmente, – na falta de capacidade da vítima – o seu representante legal (§ 3º do art.
Quais são as ações penais de iniciativa privada?
Como exemplos de crimes sujeitos à ação penal de iniciativa privada, podem ser citadas a calúnia, a injúria, a difamação, o esbulho possessório de propriedade particular (art. 161, § 3º, do Código Penal) e a fraude à execução (art. 179 do Código Penal).
Peculato (artigo 312)
O peculato ocorre quando acontece desvio ou apropriação de dinheiro público, valores ou bens públicos ou de particular, por pessoa tenha facilidade de acesso devido o cargo público que ocupa.
Inserção de Dados Falsos em Sistema de Informações (artigo 313-A)
A inserção de dados falsos em sistemas de informação ocorre quando o funcionário insira ou facilite a inserção na base de dados de sistemas da administração informações falsas, com a intenção de se beneficiar ou beneficiar terceiros. Pode ocorrer com a inserção, alteração ou exclusão de dados.
Modificação ou Alteração não Autorizada de Sistema de Informações ( artigo 313-B)
A modificação ou alteração não autorizada ocorre quando funcionário se utilizada dos sistemas de informações da administração para modificar/alterar seus dados sem que este esteja autorizado a fazê-lo.
Extravio, Sonegação ou Inutilização de Livro ou Documento (artigo 314)
O extravio, sonegação ou inutilização de livro ou documento acontece quando o funcionário público se aproveita de sua condição e do acesso que tem aos mesmos para sonegar ou inutilizar estes documentos.
Emprego Irregular de Verbas ou Rendas Públicas (artigo 315)
O emprego irregular de verbas públicas ou de rendas públicas ocorre quando o agente público se utiliza das verbas ou rendas públicas para aplicar em atividade ilegal (que não está presente em lei).
Concussão (artigo 316)
A concussão ocorre quando o funcionário público exige vantagem indevida (seja por dinheiro, favores ou outros meios) de terceiros, aproveitando-se da condição que seu cargo lhe concede.
Corrupção passiva (artigo 317)
A corrupção passiva acontece quando o crime é cometido pelo funcionário público ao solicitar vantagem para si ou para terceiro que não faça parte de seus méritos.
Ação penal: o que é?
Cotidianamente são vistas nos jornais notícias sobre processos que tratam dos mais variados tipos de crime. Esses processos, chamados de “ação penal”, são iniciados, basicamente, de duas formas: pelo Ministério Público ou pela própria vítima do crime.
Início da ação penal: denúncia x queixa-crime
Ok. Mas outra dúvida que pode surgir é: como, afinal de contas, a ação penal se inicia? A resposta é que o processo criminal se inicia com a petição inicial.
A diferença entre denúncia e notitia criminis
Diante do exposto, é comum que surja o seguinte questionamento: mas quando a pessoa sofre um crime e vai à Delegacia registrar a ocorrência (registro esse que popularmente é chamado de “B.O.” ou R.O.”) não está fazendo uma denúncia? Ou então quando alguém presencia um crime e avisa à polícia, ela não está também fazendo uma denúncia?
Ação penal pública e ação civil pública: distinções básicas
A ação civil pública, conforme abordado por esse texto publicado aqui no Politize !, é uma forma de defender direitos coletivos. Como o próprio nome sugere, não trata de processar criminalmente pessoas, porque isso é função da ação penal pública.
Andre Gomes Rabeschini
Funcionário Publico do Estado de São Paulo, Bacharel em Direito pela Universidade Nove de Julho, Especializando em Direito Penal e Processual Penal pela USCS/SP.
Informações sobre o texto
Este texto foi publicado diretamente pelo autor. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi.
O que saber sobre o crime contra a fé pública?
Sempre foi difícil delinear uma atividade política satisfatoriamente livre e conspiração extralegal contemplando força e armas ao invés de persuasão e voto.
Contrafacção, importação e emissão de instrumentos que não são devidos ao portador
Qualquer pessoa que forjar, importar ou proferir, em conivência com os falsários ou importadores, qualquer instrumento pagável à ordem ou outro documento de crédito não pagável ao portador, sofrerá as penas de prisão correcional nos seus períodos médio e máximo e uma multa. Incluem:
Falsificação de documentos legislativos como crime contra a fé pública
A pena de prisão correcional no seu prazo máximo e uma multa serão impostas a qualquer pessoa que, sem a devida autorização, altere qualquer projeto de lei, resolução ou decreto aprovado ou pendente de aprovação.
O que é Crime de Ameaça?
Como o nome já diz, o crime consiste no ato de ameaçar alguém. A ameaça pode acontecer por meio de palavras, gestos ou outras formas. Segundo o Código Penal, a pena varia de uma a seis meses de prisão ou multa.
Exemplos de crimes de ameaça
Segundo a lei, a maneira como a ameaça é praticada é livre. Isso quer dizer que qualquer meio que o agente intimidador utilizar pode configurar o delito.