O que é uma açao contusa

Segundo Delton Groce: “Contusão é a denominação genérica do derramamento de sangue nos interstícios tissulares, sem qualquer efração dos tegumentos, conseqüente a uma ação traumática sobre o organismo.”

Full
Answer

O que é uma contusão e como ela pode ser tratada?

Última modificação: 7 de novembro de 2017 às 14:51 por Pedro Muxfeldt . Uma contusão é definida como uma lesão de uma parte do corpo, causando dor sem que nenhum sinal clínico seja visível. Ela aparece geralmente após um choque mais ou menos violento e a área afetada fica dolorida, apesar de não haver sinal aparente do traumatismo.

Quais são as sequelas de uma contusão?

Assim, dependendo da gravidade da lesão e tendo em conta os locais do cérebro onde é mais frequente surgir uma contusão, é possível desenvolver sequelas, como problemas de memória, dificuldades de atenção ou alterações das emoções, especialmente durante o tratamento, quando o cérebro ainda não está completamente recuperado.

Quanto tempo dura uma contusão?

Este tipo de contusão requer apenas gelo para reduzir o inchaço, elevação, compressão e um pouco de descanso. A lesão normalmente cura em alguns dias e geralmente só dói quando é tocada.

Quais são os diferentes tipos de tratamento de contusão?

O tratamento de contusão mais comum inclui elevar a parte afetada do corpo, aplicar gelo, envolvê-lo em um envoltório elástico e descansar bastante. Dependendo da gravidade do problema, o tratamento por contusão pode exigir medicação para dor.


O que é ação contusa?

Ferida Contusa São lesões abertas cuja ação contundente foi capaz de vencer a resistência e a elasticidade dos planos moles….


São características das feridas contusas?

Bordas irregulares, escoriadas ou equimosadas, fundo irregular, presença de pontes de tecidos íntegros entre uma borda e outra da ferida e vertentes irregulares são, entre outras, características das feridas contusas.


O que é uma lesão perfuro contusa?

AÇÕES PÉRFURO-CONTUNDENTES (lesões pérfuro-contusas) São produzidas por mecanismos que perfuram e contundem ao mesmo tempo. Maioria das vezes são mais perfurantes que contundentes. Predomínio da profundidade, caráter penetrante, bordas regulares/ irregulares. Exemplo: projétil expelido por cano de arma de fogo (PAF).


O que é um instrumento contuso?

Instrumento contundente é todo agente mecânico que atuando por violentamente por pressão, explosão, flexão, torção, sucção, percussão, distensão, compressão, descompressão, arrastamento, deslizamento, contragolpe, ou de forma mista, traumatiza o organismo.


O que pode causar uma ferida contusa?

Contusa: Feridas produzidas por objetos que causam choque ou trauma nos tecidos resultando em lesões como equimoses, fraturas e luxações. E ainda as produzidas por agentes externos: Sendo queimaduras, úlceras por pressão, por agentes químicos e físicos como o frio, calor ou radiação, entre outras.


Quais são os 4 estágios da úlcera?

Perceção sensorial (capacidade de reação significativa ao desconforto relacionado com a pressão) Humidade (nível de exposição da pele à humidade) Atividade (nível de atividade física) Mobilidade (capacidade de alterar e controlar a posição do corpo)


O que é ferimento Corto-contuso?

Resumo: Entre as feridas perfuro-contundentes estão aquelas produzidas por projéteis de armas de fogo. Com efeito, os projéteis de armas de fogo, ao atuarem sobre o alvo, concomitantemente, perfurando-o e contundindo-o, caracterizam-se como instrumentos traumáticos perfuro-contundentes.


O que são lesões Perfuro-cortante?

Lesões pérfuro-cortantes São causadas por um mecanismo de ação que perfura e contunde por instrumentos pontiagudos com gume, esses instrumentos agem por pressão e secção geralmente os instrumentos possuem 1 gume (faca, peixeira, canivete etc.), 2 gumes (punhal e alguns tipos de facas etc.) ou 3 gumes (lima).


O que é Rubefação Medicina Legal?

O que é uma RUBEFAÇÃO? É uma lesão de natureza leve, provocada por uma AÇÃO CONTUNDENTE, em decorrência da vasodilatação dos vasos sanguíneos locais. No local da lesão, ocorre uma vermelhidão.


Quais são os instrumentos contundentes?

São instrumentos contundentes: as armas naturais (mãos, pés cabeça, joelhos), as armas ocasionais (bengala, barra de ferro, tijolo, balaústre, mão de pilão), as saliências obtusas e as superfícies duras (solo, pavimentos), os desabamentos, as explosões, os acidentes de veículos, os atropelamentos.


São exemplos de instrumentos perfurantes?

São exemplos de instrumentos perfurantes: picador de gelo, agulha, compasso e alfinete….Em relação aos instrumentos causadores de traumas, eles podem ser classificados como:Cortantes;Perfurantes;Perfurocortantes;Contundentes;Corto contundentes e.Perfuro contundentes.


O que é equimoses pelo corpo?

A equimose é o extravasamento de sangue dos vasos sanguíneos da pele que se rompem formando uma área de cor roxa e, normalmente, está relacionada a traumas, contusões ou efeito colateral de alguns medicamentos, por exemplo.


O que é uma lesão?

A lesão não se caracteriza como um problema em particular. Na verdade, essa é a denominação dada para qualquer ferimento ou traumatismo que afete tecidos do interior ou exterior do organismo, acarretando a perda da função dessa parte traumatizada.


O que é entorse?

A entorse, popularmente conhecida como torção, é um tipo de lesão que afeta os tecidos fibrosos que fazem a conexão de dois ossos na articulação. É comumente provocada por um movimento atípico, em geral, rotacional. Por isso, costumamos dizer que torcemos o tornozelo ou o pulso, por exemplo.


O que é contusão?

A contusão é um tipo de lesão menos grave do que a entorse porque ela não provoca grandes danos, uma vez que não afeta os ossos nem os ligamentos. É um problema que acontece de forma superficial, afetando somente tecidos moles, como a pele, a camada de gordura, a musculatura e vasos sanguíneos ou linfáticos.


O que é luxação?

A luxação ocorre somente nas articulações. Essa lesão faz com que os ossos que se encontram desloquem, ficando posicionados do modo errado. É muito comum que a luxação aconteça nos tornozelos, ombros, cotovelos, joelhos, quadris, dedos e mandíbula.


O que fazer quando ocorrer um desses problemas?

Se você sofrer uma lesão que apresente sintomas característicos de entorse ou luxação é muito importante manter o local imobilizado e procurar ajuda médica, pois esses dois problemas podem trazer danos mais significativos que exigem atendimento especializado.


Fratura: quando um osso está quebrado ou partido

Quer seja chamado de quebra ou fratura, ocorre quando há uma perda da continuidade óssea. No entanto, não é assim tão simples. Ao mesmo tempo que os ossos permitem alguma flexibilidade, eles ainda são rígidos. Quando dobrado ou afetado além da sua capacidade elástica, o osso vai quebrar.


O tipo e gravidade do trauma que sofreu (energia e altura)

Se você tem uma condição pré-existente que enfraquece os ossos, como osteoporose ou uso excessivo, muitas vezes levando a fraturas por sobrecarga. Quando você quebra um osso por qualquer motivo, pode experimentar sintomas como inchaço, hematomas ou deformidades. Para uma fratura ser diagnosticada é necessário fazer raio-X.


Luxação: perda da congruência articular

Enquanto as quebras podem acontecer no começo, final de um osso, em uma articulação ou em algum outro lugar, as luxações podem ocorrer apenas nas articulações. Uma luxação é uma lesão que faz com que as extremidades dos seus ossos não se posicionem dentro de uma articulação.


O que é entorse e estiramento?

Uma fratura é um osso quebrado. Uma luxação é quando um osso se move para fora de sua articulação, e um entorse/estiramento é o alongamento de ligamentos ou tendões. Enquanto eles podem ser parecidos, são duas lesões diferentes.


Contusão

É quando você sofre um trauma direto e não lesiona nenhuma estrutura motora, apenas partes moles que podem simular qualquer lesão acima com calor, rubor, edema e dor, mas sem gravidade. Ou seja, assim que estiver cicatrizada e a dor passar é possível retornar rapidamente às atividades.


Como saber se tem uma contusão cerebral

A contusão cerebral normalmente não pode ser observada a olho nu e, por isso, deve ser diagnosticada através de exames como tomografia computadorizada ou ressonância magnética, por exemplo.


Como tratar a contusão cerebral

O tratamento para contusão cerebral deve ser iniciado o mais depressa possível no hospital com uma avaliação médica feita por um neurologista, pois, dependendo dos resultados dos exames e do tipo de acidente que esteve na origem da contusão cerebral, o tratamento pode variar.


Incisas ou cortantes

São provocadas por agentes cortantes, como faca, bisturi, lâminas, etc.; suas características são o predomínio do comprimento sobre a profundidade, bordas regulares e nítidas, geralmente retilíneas.


Perfurante

São ocasionadas por agentes longos e pontiagudos como prego, alfinete. Pode ser transfixante quando atravessa um órgão, estando sua gravidade na importância deste órgão.


Lácero-contusas

Os mecanismos mais frequentes são a compressão: a pele é esmagada de encontro ao plano subjacente, ou por tração: por rasgo ou arrancamento tecidual. As bordas são irregulares, com mais de um ângulo; constituem exemplo clássico as mordidas de cão.


Perfuro-incisas

Provocadas por instrumentos pérfuro-cortantes que possuem gume e ponta, por exemplo, um punhal. Deve-se sempre lembrar, que externamente, poderemos ter uma pequena marca na pele, porém profundamente podemos ter comprometimento de órgãos importantes como na figura abaixo na qual pode ser vista lesão no músculo cardíaco.

Leave a Comment