O que é uma açao revisional

image

Uma ação revisional não é um procedimento simples e curto. Na verdade, é um processo jurídico que corre sob análise de provas e contraprovas. Por esta razão, você não deve ajuizar uma ação revisional por brincadeira ou simplesmente pelo fato de querer provocar.

Full
Answer


O que significa ação revisional?

Ação Revisional é a demanda judicial que busca a verificação e possível correção de um contrato de financiamento. O principal objetivo de tal ação é a redução ou extinção do saldo devedor.


O que é uma revisional?

1. Relativo a revisão. 2. [ Direito ] Que faz a alteração a ou revisão de um contrato (ex.: acção revisional).


Como funciona uma ação revisional de contrato?

Ação revisional de contrato é a ação judicial através da qual se objetiva revisar contratos de financiamento ou empréstimos de instituições financeiras autorizadas, tanto para uso pessoal quanto para compra de móveis, veículos, equipamentos (industriais, agrícolas), com ou sem alienação fiduciária.


Quando entrar com uma ação revisional de contrato?

POSSIBILIDADES DE AÇÃO REVISIONAL DE CONTRATO Buscar receber valores pagos indevidamente; Impedir que o bem seja objeto de busca e apreensão por impossibilidade no pagamento das parcelas; Evitar o registro ou retirar a negativação do nome e CPF do consumidor em órgãos de proteção ao crédito como: SERASA, SCPC etc.


O que é uma revisional de veículos?

A ação revisional de financiamento de veículo é uma ação judicial que visa reduzir a prestação de um financiamento automotivo para o consumidor. O objetivo da ação é combater a cobrança de juros abusivos ou anatocismo por parte das financeiras e bancos.


Quem entra com revisional não consegue mais financiamento?

Comumente, se o consumidor esta em débito com algum credor, terá dificuldade em obter novos empréstimos ou financiamentos com esse credor específico. Contudo, ao fazer a quitação da dívida seja por meio de uma revisional ou não, não haverá mais motivo para instituição negar-lhe crédito.


Quanto tempo demora um processo de revisão de contrato?

45 diasEntretanto, em média o tempo de processo de revisão de contrato costuma demorar cerca de 45 dias. Mas a entrega dele irá depender da ordem que a solicitação tiver. Pode acontecer do juiz que for analisar o contrato, ter um demanda excessiva de pedidos para a análise, da mesma forma que pode acontecer ao contrário.


Quanto cobra um advogado numa ação revisional?

Em geral, 10% a 20% sobre o valor econômico da questão, mínimo R$ 2.666,74.


O que é uma revisão de contrato?

Resumidamente, a revisão de contratos é um meio pelo qual um sujeito ajuíza uma ação buscando reduzir a sua contraprestação em um contrato. O fundamento desta redução é a impossibilidade de cumprimento da obrigação por fatores alheios (onerosidade excessiva).


Como entrar com uma ação revisional?

O direito a entrar com a ação revisional é adquirido no momento que você assina o contrato de financiamento. Não existe qualquer condicionante para o ingresso do processo, basta que haja um contrato bancário e que este contrato contenha irregularidades.


Quando cabe ação revisional de aluguel?

Trata-se do artigo 19 da referida legislação. O artigo 19 da Lei de Locações Urbanos dispõe o seguinte: “Não havendo acordo, o locador ou locatário, após três anos de vigência do contrato ou do acordo anteriormente realizado, poderão pedir revisão judicial do aluguel, a fim de ajustá-lo ao preço de mercado.”


Quais são as medidas do processo revisional?

A ação revisional é um processo de revisão de contrato a fim de verificar se existem taxas abusivas e iniciar um processo de redução de juros. Essa medida ocorre quando o consumidor percebe que o seu contrato possui taxas indevidas e solicita a ação revisional.


O que é Ação Revisional de Juros?

Ação Revisional de Juros é o nome de um processo que tem como objetivo revisar os juros estabelecidos em um contrato. Esse processo é uma solução jurídica para reverter situações em que uma pessoa fica contratualmente sujeita a juros que podem ser considerados abusivos.


Entendendo a Ação Revisional de Juros

Embora o contrato seja resultado de um acordo entre duas ou mais partes, isso não significa que essas partes ficarão presas ao contrato sob quaisquer circunstâncias. Pelo contrário, existem situações em que o contrato pode ser declarado nulo, anulado ou, ainda, ter algumas de suas cláusulas revisadas por determinação judicial.


O que são juros abusivos?

Como já foi dito, a ação revisional de juros é uma solução para situações de cobrança de juros abusivos. Isso levanta outra questão: como identificar juros abusivos?


Em quais casos utiliza-se uma Ação Revisional de Juros?

No exemplo que vimos anteriormente, há uma relação entre duas pessoas. Mesmo que exista a possibilidade de entrar com uma ação revisional de juros nesse tipo de caso, não é tão comum, pois essa é uma relação em que as partes têm mais liberdade para negociar entre si.


Quais São As Suas Etapas?

A ação revisional é dividida em três etapas, porém após o último passo pode ocorrer alterações de acordo com a decisão do juiz. Abaixo iremos explicar cada uma uma para você compreender melhor.


Como a Mais Credit Pode Me Ajudar?

A Mais Credit Consultoria é uma empresa especializada em revisão de contrato de financiamento de veículo. O seu objetivo é reduzir o juros abusivos que podem estar no seu contrato de financiamento, uma vez que, o Brasil ainda é considerado campeão em juros abusivos.


Ação revisional de veículos x cláusulas abusivas

Em algum dia da sua vida você ouviu falar sobre ação revisional de veículos? Será que também que já ouviu falar sobre as cláusulas abusivas muito comuns em contratos firmados entre as pessoas físicas e jurídicas?


E como se defender diante de uma cláusula abusiva?

É exatamente nesse momento em que você já se fez todas aquelas perguntas e outras mais, já encontrou as respostas e já está ciente de que está pagando dinheiro demais para o banco ou financiadora, então precisa agora tomar uma atitude.


Perguntas e respostas sobre o que é e como funciona a ação revisional de veículos

A ação revisional de veículos, também conhecida como ação revisional de contrato, é uma ação judicial que se propõe a identificar, revisionar e validar cláusulas de um contrato de financiamento de veículos.


O que são revisionais?

As revisionais consistem em uma ação realizada na justiça para revisar os juros de um contrato. Elas podem se referir a empréstimos, financiamentos e operações de locação de imóveis.


Como entrar com uma ação revisional?

Todo cidadão tem direito de solicitar essa revisão das taxas de juros de um contrato. Esse processo é feito com a contratação de um advogado especializado. Ele analisará a situação para identificar uma possível cobrança indevida.


Como as revisionais funcionam nos contratos de locação?

Os contratos com revisionais estão bastante presentes no mercado de aluguel de imóveis. Eles preveem que o valor cobrado mensalmente pode sofrer alta ou queda de acordo com a inflação.


Qual a relação entre revisionais e fundos imobiliários?

Os fundos de investimento imobiliário (FIIs) alocam capital em diferentes ativos. Eles são direcionados à venda ou locação. De toda forma, a renda gerada é distribuída entre os investidores.


O que é a ação revisional de juros?

Ação Revisional de juros é a requisição judicial que visa verificar e corrigir um contrato de financiamento. Entre os seus objetivos, o principal é reduzir ou extinguir o saldo devedor.


Como funciona uma ação revisional de juros?

Ao decidir entrar com uma ação, o requerente deve ter em mente que, assim como qualquer processo judicial, os pedidos de ação revisional de juros podem demorar a chegar em uma conclusão.


Como se proteger desse tipo de situação?

É importante salientar que o conhecimento é a melhor arma contra armadilhas contratuais. Isso torna fundamental a leitura de todos os detalhes antes da assinatura de um contrato.

image

Leave a Comment