O que acaba com caimbra

image

A câimbra (ou cãibra) é, portanto, uma contração muscular súbita, não desejada, não intencional, bastante dolorosa e que pode durar de alguns segundos até vários minutos. Quando o seu pé sofre uma câimbra e se contrai todo, não adianta simplesmente tentar relaxá-lo com a “força da mente”, é preciso ir lá com as mãos e reverter a contração à força.

Full
Answer

Quais são as causas da câimbra?

A câimbra é um sinal de redução do fluxo sanguíneo para o músculo acometido. Em geral, ocorre por retirada excessiva de líquidos durante as sessões de hemodiálise ou por doses elevadas de anti-hipertensivos. Pacientes com câimbras que não usam anti-hipertensivos devem aumentar seu peso seco (peso após a sessão de hemodiálise).

Quanto tempo dura uma câimbra?

A câimbra (ou cãibra) é, portanto, uma contração muscular súbita, não desejada, não intencional, bastante dolorosa e que pode durar de alguns segundos até vários minutos. Quando o seu pé sofre uma câimbra e se contrai todo, não adianta simplesmente tentar relaxá-lo com a “força da mente”, é preciso ir lá com as mãos e reverter a contração à força.

Como tratar câimbras intensas?

Comprimidos de ciclobenzaprina A ciclobenzaprina é um remédio que age causando relaxamento muscular por bloquear impulsos nervosos ou sensações de dor que são enviadas ao cérebro que causam contrações, espasmos ou dor muscular.

Como evitar câimbras frequentes?

Quem tem câimbras frequentes deve evitar excesso de álcool e cafeína, pois ambas são substâncias diuréticas, que favorecem a desidratação. Existem alguns medicamentos, como vitamina E, complexo B, verapamil, diltiazem, cloroquina e gabapentina que podem ajudar em casos específicos, mas que só devem ser tomados após avaliação médica.

image


Como acabar com cãibras rápido?

– Alongamento imediato Alongar o músculo em espasmo é, geralmente, a providência mais efetiva. Quando as cãibras se manifestam nas pernas, a pessoa deve ficar em pé e colocar o peso sobre a perna acometida. Se não conseguir ficar em pé, deve sentar-se, e esticar a perna e puxar os pés para trás com as mãos.


Qual é o remédio caseiro que é bom para câimbra?

7 Remédios caseiros para câimbraVitamina de banana. … Creme de abacate. … Creme de cenoura com espargos. … Suco de morango e castanhas. … Suco de beterraba e maçã … Água com mel e vinagre de maçã … Vitamina de banana e pasta de amendoim.


O que fazer para passar a câimbra na perna?

Para aliviar a câimbra na perna, é recomendado que seja feito massagem e alongamento do músculo que está contraído. Assim, quando a câimbra acontece na panturrilha, por exemplo, é recomendado sentar no chão com a perna esticada e puxar a ponta do pé em direção ao corpo, permanecendo nessa posição por cerca de 1 minuto.


O que é bom para cãibras noturnas?

A suplementação com magnésio pode eliminar até 90% das câimbras noturnas e fazer o alongamento antes de dormir também contribui para diminuir a ocorrência das crises”, relata. Outra alternativa durante uma crise de câimbra é alongar o músculo e massagear a área com movimentos circulares.


É perigoso ter câimbra?

Na maior parte dos casos, a cãibra não é um problema grave, porém, existem casos em que pode indicar falta de minerais no organismo ou outros problemas.


O que leva a pessoa ter câimbra?

“A desidratação proveniente do desgaste físico, o encurtamento muscular que ocorre quando o corredor tem pouca amplitude de movimento, e a falta de nutrientes, como o sódio e o potássio, são os principais fatores para o aparecimento da cãibra”, alerta.


Porque a câimbra acontece à noite?

Isso acontece porque na hora do sono nosso corpo relaxa e faz um balanço de tudo o que gastou e repôs ao longo do dia e, quando há falta de algum nutriente, ele reage mesmo se estamos dormindo. Outra situação provável durante o sono é o relaxamento brusco do músculo contraído durante todo o dia.


Quanto tempo dura uma cãibra?

A cãibra é, felizmente, um mal passageiro: dura de alguns segundos a minutos. Na hora do aperto, não alongue o músculo com força, como fazem os jogadores de futebol, pois há risco de provocar lesões mais graves.


O que causa câimbra nas pernas à noite?

Inatividade durante o dia Uma pessoa pode ser mais propensa a cãibras nas pernas à noite se ficar inativa por longos períodos durante o dia. Outra teoria importante é que ficar sentado por um período prolongado, como enquanto trabalhava em uma mesa, pode fazer com que os músculos encurtem com o tempo.


Qual o melhor chá para câimbras?

Chás. A camomila, a erva-cidreira e a tília são ervas que ajudam a acalmar as tensões musculares, evitando cãibras. Para tanto tome duas xícaras por dia, e adoce, preferencialmente, com mel. Já a manjerona, alfazema, hortelã e taiuiá são úteis para tratar cãibras digestivas.


1. Excesso de exercício físico

Quando se faz exercício muito intenso ou por muito tempo, é comum o surgimento de cãibras. Isso acontece devido à fadiga muscular e à falta de minerais no músculo, que foram consumidos durante o exercício.


2. Desidratação

As cãibras podem muitas vezes ser também um sinal de desidratação leve ou moderada, que é quando existe menos água que o normal no organismo. Este tipo de causa é mais frequente quando se está num ambiente muito quente, quando se transpira por muito tempo ou quando se está tomando remédios diuréticos, devido à grande perda de água.


3. Falta de cálcio ou potássio

Alguns minerais, como o cálcio e o potássio, são muito importantes para a contração e o relaxamento dos músculos. Assim, quando o nível desses minerais está muito baixo podem surgir cãibras frequentes, que podem acontecer durante o dia, sem uma causa aparente.


4. Tétano

Embora seja mais raro, o tétano é outra das possíveis causas para o surgimento de cãibras frequentes, já que a infecção causa uma ativação constante das terminações nervosas em todo o corpo, causando cãibras e contrações musculares em qualquer local do corpo.


5. Má circulação

Pessoas que têm má circulação também podem apresentar cãibras mais frequentemente. Isso acontece porque como existe menos sangue chegando nos músculos, também há menos oxigênio disponível. Este tipo de cãibra é mais comum nas pernas, principalmente na região das panturrilhas.


6. Uso de medicamentos

Além dos diuréticos, como a Furosemida, que podem causar desidratação e levar ao surgimento de cãibras, outros medicamentos também podem ter como efeito secundário o aparecimento de contrações involuntários dos músculos.


Causas

Quando as cãibras se manifestam, significa que as fibras musculares se contraíram, produzindo uma tensão e uma sensação de opressão e de irritabilidade.


Sintomas

O principal sintoma das cãibras musculares é a dor que pode ser severa, intensa e aguda e que pode surgir nos gémeos da perna, nas coxas ou na planta dos pés. Além disso, pode haver lugar a inflamação, o que pode limitar o uso do músculo atingido.


Diagnóstico

Apesar de, normalmente, as cãibras serem passageiras e tratáveis em casa, há situações em que pode ser aconselhável consultar um médico. Deve fazê-lo se as cãibras:


Tratamento

Para aliviar os sintomas associados às cãibras, deve massajar e alongar o músculo ou os músculos afetados, podendo ainda aplicar calor com uma almofada de aquecimento ou tomar um banho quente.


1. Suplemento de magnésio

O magnésio é um mineral importante para a contração muscular pois é responsável por transportar cálcio, sódio, potássio e cloreto para dentro das células, o que permite que o músculo funcione corretamente. Quando esse mineral não está presente em quantidade adequada, é comum o aparecimento de câimbras.


2. Suplemento de biotina

Alguns estudos [1, 2] mostram que a biotina pode ajudar a reduzir as cãibras durante ou após a hemodiálise, em pessoas que fazem tratamento da insuficiência renal.


3. Vitaminas do complexo B

As vitaminas do complexo B fornecem mais energia para uma boa contração muscular, melhoram a circulação sanguínea, e mantêm o bom funcionamento do sistema nervoso e, desta forma, ajudam a prevenir câimbras.


4. Suplemento de zinco

Alguns estudos [3, 4] mostram que pessoas com cirrose hepática apresentaram melhora e redução dos episódios de câimbra após 12 semanas de tratamento com suplemento de zinco.


1. Comprimidos de orfenadrina

A orfenadrina é um relaxante muscular indicado para dor causada por contrações musculares, ajudando a aliviar o desconforto após um episódio de câimbra muito intensa.


2. Comprimidos de ciclobenzaprina

A ciclobenzaprina é um remédio que age causando relaxamento muscular por bloquear impulsos nervosos ou sensações de dor que são enviadas ao cérebro que causam contrações, espasmos ou dor muscular. Embora esse remédio não previna o surgimento das câimbras, pode ajudar a aliviar a dor e o desconforto muscular causado por câimbras intensas.


O que é a câimbra?

A maioria dos nossos grandes grupamentos musculares funciona de forma voluntária, ou seja, contraem e relaxam de acordo com a nossa vontade. Quando um ou mais músculos se contraem subitamente de forma involuntária, chamamos de espasmo muscular. Se o espasmo for intenso e persistente, damos o nome de câimbra.


Causas

Acredita-se que a causa básica da câimbra seja uma hiperexcitação dos nervos que estimulam os músculos. Esta alteração nos nervos é mais comum nas seguintes situações:


Câimbras noturnas nas pernas

Câimbras noturnas são um evento extremamente comum, mas que, curiosamente, são raramente reportadas aos médicos. Por motivos diversos, muitos pacientes acabam não procurando ajuda médica, preferindo usar tratamentos caseiros para câimbras, que muitas vezes não são efetivos.


Como evitar

Para se evitar a câimbra deve ser realizada uma boa sessão de alongamento antes e após exercícios, principalmente para indivíduos sedentários. Também são importantes uma boa hidratação antes, durante e depois do esforço. Se possível, evite exercícios físicos em dias muito quentes.


Banana evita câimbras?

Essa história da banana é um pouco confusa. A fruta é rica em potássio, carboidratos (glicose) e água. Durante o esforço físico existe uma grande demanda dos músculos por energia (glicose). Depois de algum tempo de exercício, o músculo gasta suas reservas de glicose e passa a utilizar outros meios para gerar energia.


Câimbras na hemodiálise

Pacientes com insuficiência renal em hemodiálise são um caso à parte. A câimbra é um sinal de redução do fluxo sanguíneo para o músculo acometido. Em geral, ocorre por retirada excessiva de líquidos durante as sessões de hemodiálise ou por doses elevadas de anti-hipertensivos.


Tratamento

Quando as câimbras atacam, a primeira atitude é tentar reverter imediatamente as contrações alongando o membro acometido. Mobilize com as mãos (ou com a ajuda do chão ou da parede) os músculos na direção contrária a que eles estão contraindo, até que a dor e o espasmo desapareçam.


Como evitar as câimbras?

A alimentação também ajuda a tratar e a evitar as câimbras e por isso deve-se investir nos alimentos ricos em magnésio e vitamina B, como a castanha do pará. Além disso, também é preciso beber mais água porque a desidratação também é um dos causadores das câimbras. Saiba mais detalhes nesse vídeo com a nutricionista Tatiana Zanin:


O que pode ser câimbra na barriga?

Cãibras são contrações involuntárias dos músculos que costumam surgir após exercício físico intenso, refeições e até mesmo durante o sono. Apesar de a panturrilha ser um alvo preferencial do incômodo, as repuxadas podem atingir também abdômen, coxa, pés, mãos e pescoço.


Como aliviar a cãibra na hora?

Comer alimentos ricos em potássio, magnésio e cálcio, como banana ou água de coco.


Como se manifesta a cãibra?

A cãibra geralmente se manifesta na prática de uma atividade física, sobretudo se o esportista estiver, digamos, pouco condicionado – ou mal alimentado.


É normal sentir cãibra na barriga quando está grávida?

Sim, é normal ter câimbra durante a gravidez, principalmente na panturrilha (“batata da perna”), parte posterior da coxa e planta dos pés. Eventualmente a câimbra também pode ocorrer na barriga devido ao espasmo da musculatura abdominal.

image

Leave a Comment