O que acaba com infecção de urina

image

Quais são os 5 sintomas mais comuns da infecção do trato urinário?

Saúde sobre os 5 sintomas mais comuns da infecção do trato urinário. A dor para urinar, chamada disúria, talvez seja o sintoma de infecção urinária mais comum. O termo disúria engloba diferentes queixas durante a micção, tais como dor, ardência, queimação, incômodo ou sensação de peso na bexiga.

Como se pega infecção urinária?

Como se pega infecção urinária? A maioria das infecção urinárias são provocadas pela bactéria Escherichia coli, uma bactéria que habita no intestino e adere ao trato urinário, desencadeando a condição.

Qual é a diferença entre febre e infecção urinária?

Na pielonefrite, a febre costuma ser alta, maior que 38ºC, e é frequentemente acompanhada de calafrios. A febre alta costuma diferenciar a pielonefrite das outras causas de infecção urinária. Quando o paciente tem febre,a origem da infecção urinária costuma ser os rins. Falamos especificamente sobre febre neste texto: O QUE É FEBRE?

Como evitar infecções urinárias na uretra feminina?

A relação sexual é uma das maneiras pelas quais as bactérias podem ser introduzidas na uretra feminina, indo parar, eventualmente, na bexiga. A fim de evitar uma infecção urinária, as região genital e anal devem ser limpas antes e depois da atividade sexual.

image


Como se pega infecção urinária?

A maioria das infecção urinárias são provocadas pela bactéria Escherichia coli, uma bactéria que habita no intestino e adere ao trato urinário, desencadeando a condição.


O que é bom para infecção urinária?

Além de consultar o seu médico para diagnosticar e tratar o problema, você pode complementar o tratamento com um remédio caseiro para infecção de urina. Um dos mais comuns e fáceis de obter é a água, sendo que você deve beber, no mínimo, 1,5 L por dia para eliminar toxinas.


Dor de urina: tratamento caseiro

O bicarbonato de sódio consegue neutralizar a acidez na urina e limpar os rins e, por isso, ajuda a curar a cistite. Dilua uma colher de sopa de bicarbonato de sódio em um copo de água. Beba uma vez por dia em jejum para aliviar eficazmente o desconforto da infecção.


Como prevenir infecção urinária

Além de usar remédios caseiros para infecção urinária, também é importante adotar algumas medidas que ajudam a prevenir o reaparecimento da condição, já que muitas mulheres sofrem com infecção de urina de repetição.


1. Chá de cavalinha

O chá de cavalinha possui forte ação diurética por ter na sua composição flavonóides, como quercetina e apigenina, e compostos fenólicos, como os ácidos cafeico e cinâmico, que agem aumentando a eliminação da urina, o que ajuda a eliminar as bactérias do trato urinário, combatendo a infecção urinária.


2. Chá alho e gengibre

O chá de alho e gengibre tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias devido à alicina, presente no alho, e compostos fenólicos como o gingerol, chogaol e zingerona, do gengibre, que ajudam a combater os sintomas da infecção urinária como dor ou queimação ao urinar.


3. Chá de dente de leão

O chá de dente de leão é rico em substâncias como nitrilos, ácido fenilacético e desidrovomifoliol, com ação diurética e antibacteriana, que ajudam a aumentar a eliminação da urina e diminuem a quantidade de bactérias nas vias urinárias, ajudando a combater a infecção urinária.


4. Suco de romã

O suco de romã é rico em substâncias antibacterianas como triterpenos, esteróides, glicosídeos, taninos, e vitamina C, que aumentam a acidez da urina e impedem o crescimento de bactérias que causam a infecção urinária como Escherichia coli e Klebsiella pneumoniae.


5. Infusão de salsinha

A infusão de salsinha, além de ser um forte diurético natural, também ajuda na saúde dos rins, permitindo eliminar mais rapidamente a urina, o que ajuda a eliminar as bactérias do trato urinário, combatendo a infecção urinária.


6. Suco de cranberry

O suco de cranberry, também conhecido como oxicoco ou arando silvestre, possui uma alta concentração de proantocianidinas, flavonoides, terpenoides, catequinas, ácidos cítrico e málico, que são substâncias que agem dificultando a aderência de bactérias no trato urinário, especialmente da Escherichia coli.


7. Chá de uva-ursi

O chá de uva-ursi tem propriedades antissépticas, diuréticas e anti-inflamatórias por conter na sua composição substâncias como arbutina, hidroquinona e hidroxiacetofenona, que aumentam a eliminação da urina, limpam e diminuem o inchaço das vias urinárias.


1. Uva ursina

As folhas desta planta são utilizadas há muitos anos para aliviar e tratar os sintomas de infecção urinária e, segundo vários estudos, seus efeitos estão relacionados com a presença de uma substância, conhecida como arbutina, que tem forte ação antimicrobiana e que, por isso, consegue eliminar as bactérias, vírus e fungos responsáveis pela maior parte dos casos de infecção urinária..


2. Hidraste

O hidraste é outra planta com comprovação científica que pode ajudar a tratar casos de infecção urinária, já que é rico em substâncias como hidrastina e berberina, que têm ação antimicrobiana e anti-inflamatória, além de existirem também alguns estudos que apontam que a berberina pode até impedir que algumas bactérias, especialmente a E.


3. Cabelo de milho

O chá de cabelo de milho é outro dos remédios caseiros mais utilizados para tratar problemas do sistema urinário, onde se inclui a infecção urinária. Após alguns estudos, foi encontrado que este chá tem boas concentrações de taninos, terpenoides e alcaloides, que lhe conferem boas propriedades antimicrobianas.


4. Dente-de-leão

O dente-de-leão é uma planta com excelente ação diurética que ajuda a aumentar a quantidade de urina, permitindo eliminar mais rapidamente as bactérias que estão causando a infecção urinária.


5. Bucho

As folhas de bucho apresentam atividade diurética e antimicrobiana que parecem ajudar a combater os micro-organismos que causam infecção do trato urinário, além de aumentar a quantidade de urina.


6. Cavalinha

A cavalinha é um dos diuréticos naturais mais conhecidos ao redor do mundo e, por esse motivo, pode ser uma boa aliada no tratamento da infecção urinária, já que facilita a eliminação dos micro-organismos responsáveis pela infecção.


Cuidados importantes ao usar os chás

O uso de chás ou qualquer outro produto natural para tratar problemas de saúde deve ser sempre orientado por um médico ou um profissional de saúde especializado no uso de plantas medicinais. Isso porque as dosagens precisam ser bem adaptadas a fatores como idade, peso e histórico de saúde da pessoa.


Como evitar infecção urinaria recorrente?

Além disso, para evitar infecções urinárias recorrentes, a pessoa também pode tomar remédios naturais por um longo período de tempo ou imunoterápicos.


Cómo saber si tengo infección urinaria?

Saiba se tem uma infecção urinária, fazendo um teste online de sintomas.


Quantos dias de Bactrim F?

Sulfametoxazol + trimetoprima (Bactrim ou Bactrim F): a dose recomendada para adultos é de 1 comprimido de Bactrim F ou 2 comprimidos de Bactrim, a cada 12 horas, por no mínimo 5 dias ou até desaparecimento dos sintomas;


1. Segurar o xixi por muito tempo

Além de permitir eliminar o excesso de líquidos e toxinas do corpo, a urina ajuda a limpar as paredes da uretra, eliminando bactérias que podem estar subindo até a bexiga. Por isso, segurar o xixi impede que esse processo de limpeza natural aconteça, facilitando o desenvolvimento de bactérias.


2. Fazer a higiene íntima incorretamente

Um dos locais que possui mais bactérias capazes de causar uma infecção urinária é o intestino, por isso, para limpar a região íntima deve-se sempre passar o papel higiênico da frente para trás, evitando trazer bactérias que estejam na região do bumbum, especialmente após utilizar o banheiro.


3. Beber pouca água durante o dia

Da mesma forma que segurar o xixi por muito tempo pode facilitar o desenvolvimento de fungos e bactérias na uretra e bexiga, beber pouca água, durante o dia, também pode ter o mesmo efeito.


4. Utilizar absorventes por muito tempo

Os absorventes internos, assim como os protetores de calcinha, são uma ótima forma de manter a higiene durante o período menstrual. No entanto, quando ficam sujos facilitam o desenvolvimento de bactérias que podem chegar até ao sistema urinário, provocando a infecção urinária.


5. Ter pedras nos rins

Pessoas com pedras nos rins, normalmente, apresentam crises de infecção urinária frequentes, pois a presença das pedras pode fazer com que as vias urinárias fiquem mais entupidas e, por isso, a urina não pode ser completamente eliminada.


Infecção urinária é contagiosa?

A infecção urinária não é contagiosa e por isso não tem como uma pessoa passar para outra, seja pelo uso de banheiros públicos ou durante a relação sexual.


Porque a infecção urinaria é febril?

Quando se pensa em infecção, a febre é sempre um dos sinais que vêm à mente. Na infecção urinária, entretanto, a febre só costuma surgir nos casos de pielonefrite. Cistite não costuma causar quadro febril; quando o faz, geralmente é abaixo dos 38ºC. A febre também não é comum na uretrite, exceto nos casos mais graves, em que há disseminação da bactéria para a corrente sanguínea.


Como saber se é hematuria?

A hematúria pode ser macroscópica, quando é facilmente notada na urina, ou microscópica, quado somente é detectável através de exames laboratoriais.

image


O Que é?

Image
Corresponde à presença de bactérias em qualquer parte do sistema urinário (rins, ureteres e bexiga). Consoante a localização, a infeção recebe nomes diferentes. No caso do rim designa-se de pielonefrite, da bexiga cistite e da uretra denomina-se de uretrite. São uma das infeções mais comuns. De um modo geral, os microrganis…

See more on cuf.pt


Sintomas

  • Os principais sintomas que a infeção urinária provoca são: 1. Ardor ou dor ao urinar 2. Ocorrência de micções frequentes e em pequena quantidade 3. Vontade urgente e frequente de urinar 4. Urina com cheiro fétido 5. Alterações na sua cor 6. Dificuldade em iniciar a micção 7. Eliminação de sangue na urina 8. Dor na parte inferior do abdómen 9. Febre 10. Calafrios 11. Dor lombar 12…

See more on cuf.pt


Causas

  • As causas mais comuns de infeção urinária são: 1. Gravidez 2. Diabetes 3. Obstrução urinária 4. Hábitos de higiene inadequados 5. Inserção de objetos estranhos 6. Período menstrual 7. Doenças neurológicas 8. Doenças sexualmente transmissíveis A presença de anomalias no aparelho urinário também tende a aumentar o seu risco. O mesmo se passa com os d…

See more on cuf.pt


Diagnóstico

  • Muitas vezes, perante um primeiro episódio de infeção urinária numa mulher, o tratamento é logo instituído sem recurso a um diagnóstico laboratorial. Em casos de infeções de repetição, nas crianças ou em doentes hospitalizados, é importante avaliar qual o microrganismo responsável e procurar identificar quais as situações que podem estar na base da infeção. Assim, para além d…

See more on cuf.pt


Tratamento

  • Para além do tratamento com o antibiótico mais adequado, é importante ter alguns cuidados extra: 1. Aumentar a ingestão de líquidos 2. Ter cuidados gerais de higiene íntima 3. Corrigir eventuais alterações anatómicas que possam ser responsáveis pelas infeções 4. Não retardar o ato de urinar (essa resistência aumenta o risco de infeção porque permite que a urina permaneç…

See more on cuf.pt


Prevenção

  • Existem várias medidas que podem reduzir o risco das infeções urinárias: 1. Beber muita água e urinar com frequência 2. Evitar líquidos como álcool e cafeína que podem irritar a bexiga 3. Urinar logo após as relações sexuais 4. Limpar-se da frente para trás após urinar e evacuar para evitar a contaminação a partir do reto 5. Manter a área genital limpa 6. Preferir duches a banhos 7. Evita…

See more on cuf.pt

Leave a Comment