O que aconteceria se a água do planeta acabasse

image

A previsão é de que se a água acabasse, acabaria se tornando um motivo de disputa entre as nações e de exclusão social. Com o fim dela, as projeções afirmam que a vida no mundo não duraria muito tempo. Ciência e Tecnologia

Full
Answer


O que aconteceria no mundo se a água acabasse?

Sem água, obviamente não tem ciclo da água nem chuva. Florestas secariam em alguns meses e toda essa vegetação morta e seca levaria inevitavelmente a incêndios. Nem precisa mencionar os impactos no aquecimento global, né?! Sem água para controlar a temperatura, a terra seria pior que um forno.


Será que a água do mundo pode acabar?

Ao contrário do que parece, a água é um recurso natural esgotável. Estudos sobre o sistema hídrico mundial são unânimes em indicar que, se a média de consumo global não diminuir no curto prazo, teremos problemas de escassez. O Brasil, que tem uma parcela significativa de água doce, também está ameaçado.


Por que a água do planeta não vai acabar?

A água possui um ciclo natural, que faz com que esse bem não se esgote, mas as interferências humanas neste ciclo, para a economia, por exemplo, pode torná-la escassa. É o que explica o professor do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade de Brasília, Sérgio Kóide.


O que seria de nós seres humanos se não houvesse água?

Sem o líquido, substâncias como as enzimas (responsáveis por grande parte de reações químicas do organismo) não funcionariam corretamente. A reprodução também não seria possível. É que o bebê se forma no interior do útero da mãe a partir da multiplicação de células e esse processo só acontece quando existe água.


Quanto tempo vai durar a água?

Trata-se de uma molécula virtualmente indestrutível. Por mais que todo mundo já tenha ouvido que a água “é o petróleo do futuro”, “que as guerras do próximo século serão por água doce”, a frase não faz sentido. A água potável não está acabando, porque não é um recurso finito. Ela é eterna.


Pode faltar água doce?

Resultado: a água pronta para beber e fácil de captar está nos rios e lagos, num total de 90 mil quilômetros cúbicos, ou 0,26% do estoque mundial. Mas nem essa porção está inteiramente disponível. Para não esgotar o precioso líquido, só podemos utilizar a água renovável pelas chuvas.


Porque um dia a água pode acabar?

Há vários motivos para que isso ocorra, entre eles o desperdício em casa. Perde-se muita água com vazamentos, torneira ligada sem necessidade e banhos demorados. Outro problema grave é o aumento da poluição de mananciais, rios, lagos e lençóis freáticos (água que fica embaixo da terra).


Como seria o futuro sem água?

Segundo relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), a previsão é de que a falta de água afetará cerca de 5 bilhões de pessoas no mundo até o ano de 2050. Esse número representa metade da população mundial estimada para o período.


Como e viver sem água?

– Sol: coloque a água em um recipiente transparente, como uma garrafa PET. Cada litro precisa ficar exposto por 6 horas, ou seja, uma garrafa com três litros deve ficar por 18 horas ao sol. Os raios UV são ótimos para matar bactérias e fazem com que metais pesados, comuns em água não potável, afundem.


Que horas a água vai voltar?

A diminuição da vazão de água, que antes começava às 23 horas, agora é feita a partir das 21 horas. Às 5 horas, o fornecimento é normalizado. Em casas sem caixa d’água, especialmente em locais mais altos e distantes, a redução acaba se transformando em interrupção do abastecimento de água.


Como pode acabar a água do mundo?

Muitas vezes o uso irracional das águas, a apropriação indevida do recurso natural por poucas pessoas, a falta de gerenciamento adequado de bacias hidrográficas, causam a escassez para muitas populações, especialmente as menos favorecidas.


Qual o motivo da falta de água?

A escassez de água no mundo é agravada em virtude da desigualdade social e da falta de manejo e usos sustentáveis dos recursos naturais. De acordo com os números apresentados pela ONU – Organização das Nações Unidas – fica claro que controlar o uso da água significa deter poder.


Aumento do calor

Os oceanos são os maiores coletores de carbono do mundo. Embora consideremos a atmosfera e sua camada de ozônio como as maiores armazenadoras de gases do efeito estufa, a verdade é que eles estão, maiormente, presos nos oceanos.


Efeitos além da superfície

Para que não esqueçamos, grande parte da água da Terra não reside apenas na superfície. Muita coisa se esconde no subsolo, dentro da crosta terrestre e placas tectônicas que flutuam, se juntam e quebram.

image


Desertificação

Image
A primeira coisa em que pensamos quando se trata de falta de água é na sede. Mas a água não serve apenas para nos hidratar, ela hidrata os solos, consequentemente os deixa nutridos o suficiente para que seja passível de plantações. Sem água, os solos seriam desertificados, num mundo assim, não ha…

See more on fatosdesconhecidos.com.br


Guerras hídricas

  • Imaginem só, viver em um planeta que o acesso à água é regulado pelo governo, você só pode beber determinada quantidade de água por dia, passar dias sem poder tomar banho, escovar os dentes e afins. Bateu desespero? Ou você ainda acredita que esse tipo de coisa nunca vai acontecer? Se a resposta é a segunda opção, muito se engana. A probabilidade de a água potáv…

See more on fatosdesconhecidos.com.br


Crises

  • Atualmente algumas cidades no mundo já tem ficado completamente sem água, necessitando de “pedir emprestado” às cidades vizinhas. Um exemplo é a cidade de Orme, no Tennessee (EUA), que teve suas fontes esgotadas em 2007, sendo socorrida por New Hope, cidade ao lado. Que proporcionou aos habitantes de Orme a instalação de um cano de 3 quilômetro ligando as duas …

See more on fatosdesconhecidos.com.br


Mortes

  • Com a falta de água não só nós (humanos) morreríamos como grande parte das espécies, praticamente tudo, da fauna e flora mundial também. Como dissemos anteriormente, para se ter vida é preciso que haja água. Basta pensar o seguinte, se até os cactos e camelos que são capazes de passar dias, meses, sem se hidratarem imaginem o resto dos seres vivos.

See more on fatosdesconhecidos.com.br


dessalinização

  • Uma das formas de utilizar as águas dos oceanos é a retirada do sal e mineração da água para que possa ser consumida. Um processo que ainda é caro, mas que pode ser uma das soluções futuras. Cientistas e pesquisadores da área trabalham arduamente para que a realização desses processos sejam cada vez mais rápidos, baratos e mais eficazes.

See more on fatosdesconhecidos.com.br


Degelo

  • Para aqueles que não sabem, uma grande porcentagem da água potável do planeta está congelada, nas calotas polares. Por conta do aquecimento global, uma parte dessas calotas já tem sido derretidas, como pudemos acompanhar ao longo desses últimos dez anos. Essa é uma das soluções para a falta de água no mundo, mas devemos lembrar que elas são finitas e qualq…

See more on fatosdesconhecidos.com.br

Leave a Comment