O que fazer depois que acabar o ensino médio

image

Se você está se perguntando o que fazer após concluir o Ensino Médio, saiba que existem várias opções e uma delas certamente vai ser adequada para a sua nova fase de vida! É preciso analisar cuidadosamente os caminhos que você tem pela frente: ir à faculdade, estudar mais um ano para o Enem, conseguir um emprego são apenas alguns deles.

Full
Answer

Por que começar a trabalhar após o ensino médio?

Com o curso técnico você exerce uma profissão de nível intermediário, bem-vista pelo mercado e com salários melhores do que aqueles oferecidos a quem tem somente o Ensino Médio. Porém, é preciso levar em conta seus objetivos. O curso técnico tem suas limitações quando projetado no futuro.

Quais são as melhores opções para quem acaba de concluir o ensino médio?

Após a conclusão do ensino médio, essa opção se torna muito tentadora para quem busca uma oportunidade de trabalho. Sem dúvidas, a estabilidade no emprego, a ​boa remuneração e muitos direitos trabalhistas fazem essa opção ser muito interessante para os concluintes de terceiro ano, mas existem algumas desvantagens associadas a concursos públicos.

Quais são as vagas para quem tem só o ensino médio?

Além disso, as vagas para quem tem só o Ensino Médio são restritas e, geralmente, são de ocupações que exigem menos qualificação, como auxiliar de escritório. Dessa maneira, você pode ficar preso a um emprego sem perspectiva alguma de futuro e com um salário não muito atrativo. 5.

O que fazer após a conclusão do ensino médio?

No entanto, só é possível tornar-se técnico tendo o diploma de ensino médio em mãos. De maneira geral, os cursos técnicos são muito bem-vistos no mercado de trabalho e possibilitam que o estudante decida se quer se aprofundar no ramo e, mais tarde, investir em uma graduação para se especializar em uma área do conhecimento humano.

image


O que fazer depois que terminou o ensino médio?

Caminhos para seguir depois do ensino médioPrestar vestibular. Um dos caminhos clássicos de quem sai do ensino médio é prestar o vestibular para entrar em uma faculdade. … Fazer um curso técnico. … Fazer um curso tecnólogo. … Procurar um emprego. … Fazer um concurso público. … Fazer um intercâmbio.


Qual melhor curso para fazer depois do ensino médio?

Quais são as opções após concluir o ensino médio?Investir no empreendedorismo. … Fazer um curso tecnólogo. … Entrar em um curso técnico. … Duração. … Requisitos. … Abordagem. … Diploma. … Mercado de trabalho. Por fim, cursos técnicos e tecnólogos oferecem bons índices de empregabilidade para os formandos.More items…•


O que fazer depois de se formar?

Afinal, mesmo após finalizar a graduação, você ainda tem a possibilidade de fazer uma nova em outra área ou em uma correlata.Graduação.Pós-graduação.Aproveite a faculdade para além da sala de aula.Desenvolva um bom currículo.Crie uma rede de contatos profissionais.Busque oportunidades.


Qual faculdade devo fazer?

Lista com as principais opções de faculdadesAdministração, Economia e Negócios. A área de Administração, Economia e Negócios pertence às Ciências Humanas. … Ciências Sociais. … Comunicação e Mídia. … Design e Arte. … Direito. … Educação. … Engenharia e Arquitetura. … Informação e Tecnologia.More items…


Qual a profissão que não precisa de faculdade?

Lista de profissões que não precisam de faculdade1 – Vendedor. Esta é uma profissão muito comum que não exige formação superior. … 2 – Motorista ou Caminhoneiro. … 3 – Fotógrafo. … 4 – Bombeiro Civil. … 5 – Atleta. … 6 – Cabeleireiro, Barbeiro ou Manicure. … 7 – DJ. … 8 – Pintor e Eletricista.More items…


Qual curso fazer com 18 anos?

Comissário de VooComo já dissemos na introdução, é necessário ter 18 anos completos, ter o diploma do Ensino Médio e começar um Curso de Comissário de Voo. Este curso dura cerca de 7 meses e depois disso você já estará habilitado para trabalhar em uma Companhia Aérea.


O que é preciso para entrar no mercado de trabalho?

Como entrar no mercado de trabalho. Veja esses 7 passos simples!Pesquise o mercado da sua área. … Invista na sua formação. … Construa um bom currículo. … Presença digital. … Desenvolva seus pontos fortes. … Entenda como acontece o processo seletivo. … Esteja preparado(a) para os desafios.


Como saber quando me formei?

A forma mais segura é entrar no site do e-MEC e realizar uma consulta pública gratuita. Além de simples e rápida, a consulta ao e-MEC é a forma mais segura de obter informações verdadeiras.


Quanto tempo dura uma pós?

Pós-Graduações e MBA Além da modalidade presencial, os cursos de especialização também acontecem na modalidade online. Com duração de 12 meses (exceto o FIB, com duração de 24 meses), todas as especializações possuem avaliação por meio de testes e TCC.


Qual e a profissão que dá mais dinheiro?

O cargo de Diretor de Recursos Humanos está no topo da categoria, com salário de até R$ 43 mil.


Qual e a faculdade mais fácil de fazer?

7 faculdades rápidas que você precisa conhecerGestão Financeira. … Design de Moda. … Análise e Desenvolvimento de Sistemas. … Gestão de Segurança Privada. … Gestão da Qualidade. … Logística. … Marketing.


O que dá pra fazer com 500 pontos no Enem?

Administração: A nota mínima é de 491 pontos. Pedagogia: A nota mínima é 474,84. Ciências biológicas: com a nota mínima de 417,07, é possível ser aprovado. Matemática: A nota de corte mínima é de 387,80.


Qual curso fazer durante o Ensino Médio?

A principal é que o Curso Técnico equivale ao nível médio de ensino, por isso é que ele pode ser cursado ao mesmo tempo que o Ensino Médio. Já o Tecnólogo é uma Graduação Tecnológica, então, para cursá-la, é necessário ter o diploma do Ensino Médio ou algum documento equivalente.


Quais cursos posso fazer com Ensino Médio completo?

São eles:Curso Técnico Integrado.Curso Técnico Concomitante ou Externo.Curso Técnico Subsequente ou Profissionalizante.


Qual é o curso técnico que ganha mais dinheiro?

O técnico em Segurança do Trabalho já é um velho conhecido na lista dos mais bem pagos do país. O profissional tem a importante função de identificar fatores de risco no ambiente de trabalho, propor medidas de redução de danos, elaborar políticas de segurança e divulgar normas e procedimentos técnicos.


Qual é a profissão que dá mais dinheiro?

O cargo de Diretor de Recursos Humanos está no topo da categoria, com salário de até R$ 43 mil.


Prestar vestibular

Um dos caminhos clássicos de quem sai do Ensino Médio é prestar o vestibular para entrar em uma faculdade. Porém, isso precisa de planejamento: decidir seu curso com consciência, descobrir como são as provas, estudar da forma devida, etc. Para esse mesmo fim, você também pode prestar o Enem e tentar uma bolsa em uma universidade particular.


Fazer um curso técnico

Um curso técnico é um caminho mais curto – mas não mais fácil – para o mercado de trabalho, quando comparado à faculdade. Nele, os alunos aprendem sobre suas áreas de escolha mais objetivamente, com aulas práticas e teóricas. A duração é menor do que uma graduação, durando no máximo dois anos.


Fazer um concurso público

Concursos públicos são uma alternativa que pode garantir um emprego bom e duradouro. Você precisa estudar muito para passar, porque a concorrência é grande. Porém, se for aprovado, seu cargo é garantido. É uma boa ideia para pessoas que querem começar a trabalhar logo. Se for seu caso, comece já a estudar a constituição!


Fazer um intercâmbio

Se você tiver a oportunidade, pode fazer um intercâmbio depois do Ensino Médio. Seria como tirar férias, mas aprender mesmo assim: estando imerso em uma nova cultura, você pode aprender outra língua, conhecer outra cultura e ficar mais consciente do mundo.


1. Optar por um curso de tecnólogo

Os cursos com habilitação em tecnólogo duram menos que os de uma graduação tradicional — em média dois anos. Eles possibilitam que você encare o mercado de trabalho mais rapidamente.


2. Ir direto buscar emprego e pensar depois

Ponto principal: essa era a opção que só o pai da Manu queria. Como ele nunca fez faculdade, para ele era possível, sim, se virar sem estudar. Mas a tia Andréa foi bem clara: o momento era outro. Com tanta gente desempregada, o mercado de trabalho quer pessoas preparadas. Sem estudo, Manu receberia salários bem baixos.


3. Optar por um intercâmbio e uma vida de aventura

Fazer um intercâmbio, conhecer um país diferente, novas culturas e hábitos fez o coração da garota acelerar. Se dependesse só dela, ela entraria em um avião agorinha mesmo. Mas aí foi a vez da tia Andréa chamar Manu para a Terra…


4. Fazer uma (ótima!) faculdade

Até aqui, Manu estava meio desiludida, achando que teria que trabalhar com algo de que não gostasse. Como a grana estava curta, pagar a faculdade era uma opção impossível na cabeça dela.


Ainda não tem certeza do que fazer?

Faça isso se matriculando em um curso de idioma online ou de forma presencial.


Quer entrar logo no mercado de trabalho?

Uma ótima dica para quem quer entrar logo no mercado de trabalho é fazer cursos técnicos. Eles duram em média dois anos e, além de ajudarem a preparar mais a fundo sobre uma profissão específica, são voltados para o lado mais prático da atuação. O melhor de tudo isso é que ao concluir o curso você poderá incluí-lo no seu currículo, o que será ótimo para começar a procurar vagas de emprego.

image

Leave a Comment