Quais são os remédios para alergia?
Os corticoides atuam reduzindo a inflamação associada às alergias, mas geralmente são usados em casos mais graves.
Como tratar reação alérgica?
No tratamento da reação alérgica podem ser usados medicamentos anti-histamínicos e corticoides. Quando ocorre choque anafilático (reação alérgica grave), usa-se adrenalina para estabilizar a respiração e a pressão arterial.
Como aliviar alergias respiratórias?
A tanchagem é uma planta que oferece efeito expectorante que ajuda a aliviar os efeitos de alergias respiratórias. Água: 500 mililitros. Leve a água para ferver. Assim que levantar fervura, adicione a tanchagem, tampe e deixe descansar por dez minutos. Quando a infusão estiver morna, pode beber; Se preferir aplicar na pele, não faça o chá.
Como aliviar alergias e resfriados?
Em toda América, assim como em outras regiões do mundo, é comum que as pessoas fervam e inalem suas folhas para aliviar suas alergias e resfriados. Também se fabrica um óleo concentrado, que pode ser aplicado no peito para massagear. Isso ajuda a desobstruir as vias respiratórias, como indicam diferentes estudos.
1. Anti-histamínicos
Os anti-histamínicos são os medicamentos mais usados para tratar sintomas alérgicos, como alergia nasal, na pele ou nos olhos, rinite alérgica ou urticária, podendo ser usados através de várias formulações, como comprimidos e xaropes, como é o caso da loratadina, desloratadina, cetirizina, hidroxizina ou fexofenadina, por exemplo, que atuam a nível sistêmico.
2. Descongestionantes
Os descongestionantes são muito usados como complemento dos anti-histamínicos para sintomas de congestão e secreção nasal, porque desincham os tecidos inflamados aliviando a congestão nasal, vermelhidão e o muco. Os remédios mais usados são a pseudoefedrina, fenilefrina ou oximetazolina, por exemplo.
3. Corticosteroides
Os corticoides atuam reduzindo a inflamação associada às alergias, mas geralmente são usados em casos mais graves.
4. Broncodilatadores
Em alguns casos pode ser necessário recorrer ao uso de broncodilatadores, como o salbutamol, budesonida ou brometo de ipratrópio, por exemplo, que facilitam a entrada do ar nos pulmões, sendo indicados para o tratamento de alergia respiratória como é o caso da asma.
Remédio para alergia alimentar
O remédio para alergia alimentar tem como objetivo melhorar os sintomas como enjoos, diarreia, irritação e inchaço da boca, olhos ou língua. A escolha do remédio depende se a reação alérgica é leve, moderada ou grave, pois existe o risco de se entrar em choque anafilático, uma situação grave que pode, em alguns casos, levar à morte.
1. Pasta de bicarbonato de sódio e óleo de côco
A pasta de bicarbonato de sódio e óleo de côco ajuda a equilibrar o pH da pele e tem ação anti-inflamatória e hidratante, ajudando a aliviar os sintomas de alergia como irritação, coceira, vermelhidão ou inchaço na pele.
2. Compressa de amor-perfeito
O amor perfeito, conhecido cientificamente como Viola tricolor, possui propriedades anti-inflamatórias, analgésicas e antialérgicas, sendo uma ótima opção de remédio caseiro quando usado na forma de compressa para uso tópico preparada a partir da infusão desta planta medicinal para ajudar a diminuir os sintomas de alergia na pele como vermelhidão, coceira ou inchaço..
3. Compressa de camomila
A camomila é uma planta medicinal que possui substâncias na sua composição, como azuleno, bisabolol e farneseno, com ação anti-inflamatória e antialérgica, sendo uma boa opção de remédio caseiro para alergia na pele, que pode ser usada na forma de compressa, ajudando a aliviar os sintomas de vermelhidão, inchaço ou coceira.
4. Óleo essencial de hortelã-pimenta
O óleo essencial de hortelã-pimenta é rico em mentol e mentona, com propriedades antibacterianas, anti-inflamatórias e antissépticas que ajudam a combater a coceira ou vermelhidão causadas pela alergia na pele.
5. Banho de imersão com sais de Epsom
Os sais de Epsom são ricos em sulfato de magnésio que é facilmente absorvido pela pele, melhorando a barreira de proteção da pele, aumentando a umidade e reduzindo o inchaço e a inflamação causados pela alergia na pele.
6. Tônico de rosas e babosa
O tônico de rosas e babosa ajuda a acalmar a pele porque tem propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e cicatrizantes, que ajudam a aliviar os sintomas de alergia na pele como coceira ou irritação, além de cicatrizar feridas e hidratar a pele.
7. Cataplasma de infusão calêndula
A calêndula, conhecida cientificamente como Calendula officinalis, possui propriedades anti-inflamatórias sendo uma ótima opção remédio caseiro quando usada na forma de cataplasma para uso tópico, preparado a partir da infusão desta planta, e ajuda a diminuir a inflamação e a reduzir coceira causados pela alergia na pele.
1. Suco de melão, pepino e agrião
Apesar de ser um suco, essa receita não é para beber, e sim para aplicar na pele. Os ingredientes são ricos em nutrientes como bioflavonides, ferro, zinco e betacaroteno que melhoram os sintomas de alergia na pele.
2. Chá de camomila
A camomila tem o efeito de acalmar o corpo, inclusive as reações alérgicas da pele. O chá pode ser feito tanto para uso tópico (passar na região afetada) quando para beber.
6. Babosa
Excelente para o tratamento e hidratação da pele e cabelo, a babosa tem um grande poder curativo, sendo utilizada para tratar diversas doenças, inclusive como um dos remédios caseiros para alergia.
10. Lavagem nasal
Além de liquefazer o muco, a lavagem nasal ajuda a dilatar os canais, fazendo com que este seja eliminado mais facilmente. Isso vai aliviar a dor na face, dor de cabeça e outros desconfortos relacionados à alergia.
O que é alergia na pele?
A alergia de pele é uma reação inflamatória causada por substâncias estranhas que atacam nosso organismo causando coceiras, vermelhidão, descamação da pele e bolhas vermelhas ou brancas. As reações alérgicas podem ser localizadas em uma determinada região do corpo ou dependendo da gravidade do quadro pode espalhar-se pelo corpo inteiro.
Sintomas de alergias na pele
A alergia pode apresentar um ou mais sintomas, como por exemplo, coceira, vermelhidão, descamação da pele, apresentar bolhas vermelhas ou brancas, etc.
Tratamento das alergias
O tratamento deve ser indicado pelo dermatologista, pois em alguns casos deve ser feito com anti-histamínico corticoide com dosagens de acordo com o quadro clínico do paciente. Os tratamentos podem ser feitos a base de comprimidos, xaropes, utilizando um creme ou pomada na região afetada.
Cuidados com a pele com alergia
Procure sempre usar roupas de 100% algodão, pois os fios sintéticos agravam mais a situação. Só não utilize roupas de algodão na hora de praticar atividades físicas, pois o tecido pode tornar-se pesado devido o suor. Utilize roupas apropriadas para atividade física, onde os tecidos são especiais para a ocasião.
Alergia na pele durante uma gravidez
Na gravidez, a mulher passa por muitas alterações hormonais e também ao nível do sistema imunitário, tudo isso pode facilitar o aparecimento de alergias na pele pois a grávida tem o seu corpo mais sensível.
Sabonetes de glicerina caseiros
Sabonetes neutro ou de glicerina são os mais indicados para lavar a pele sensível sem remover a camada protetora. Alguns Dermatologistas indicam sabonete líquido infantil.
Como fazer sabonetes de glicerina caseiros – passo a passo
Os sabonetes de glicerina são produtos de ótima qualidade que beneficiam e muito a nossa pele, pois para além de a hidratarem também a protegem e tornam-na mais macia. Como facilmente se encontra glicerina acaba por ser fácil fazer sabonete caseirinho.