7 remédios caseiros para acabar com a caspa
- 1. Vinagre de maçã …
- 2. Gel de babosa …
- 3. Óleo de tea tree O óleo essencial de tea tree ou melaleuca, como é conhecido popularmente, é um excelente antisséptico natural que ajuda a eliminar fungos e bactérias, sendo, por isso, usado para tratar vários tipos de infecções na pele. …
- 4. Suco de limão …
- 5. Chá de sálvia e alecrim …
- 6. Chá de tomilho …
Como acabar com a caspa?
Quem quer acabar com a caspa geralmente esfrega demais a cabeça durante o banho, mas isso não é indicado pois pode gerar um efeito rebote que estimula ainda mais a oleosidade. O correto é aplicar o xampu anticaspa, deixar agir por dois minutos e, depois, massagear suavemente o couro cabeludo com a ponta dos dedos.
Como acabar com a caspa no banho?
Como eliminar caspa? Geralmente, a primeira medida adotada é usar xampus anticaspa, oferecidos por diversas linhas de cosméticos a preços muito variados. Cada um, porém, age de maneira diferente: os que contém adstringentes atuam na redução do excesso de oleosidade no couro cabeludo.
Como evitar caspa na barba?
Evite usar shampoos para cabelo ou sabonete comum na hora de limpar a barba, pois estes acabam deixando os pelos e a pele ainda mais ressecados. Existem produtos específicos para os pelos do rosto. Hidrate: A hidratação é o principal cuidado para evitar a caspa na barba.
Quais são as formas de tratamento para a caspa?
Alguns remédios caseiros podem ajudar a acabar com a caspa pois têm propriedades antissépticas, antifúngicas e anti-inflamatórias, como os óleos essenciais de melaleuca, de alecrim, de eucalipto ou de hortelã pimenta, por exemplo.
1. Vinagre de maçã
Embora não existam estudos científicos feitos com o vinagre de maçã para eliminar a caspa, a verdade é que o vinagre tem excelente propriedades que ajudam a eliminar o excesso de fungos e bactérias, que podem estar na origem do problema.
2. Gel de babosa
O gel que pode ser retirado da folha da babosa contém excelentes propriedades medicinais para a pele, sendo capaz de aliviar a irritação e hidratar. Dessa forma, passar este gel no couro cabeludo é uma ótima forma natural para diminuir a descamação e reduzir a sensação ode coceira e queimação.
3. Óleo de tea tree
O óleo essencial de tea tree ou melaleuca, como é conhecido popularmente, é um excelente antisséptico natural que ajuda a eliminar fungos e bactérias, sendo, por isso, usado para tratar vários tipos de infecções na pele.
4. Suco de limão
A vitamina C e as propriedades anti-fúngicas do limão combatem a caspa e evitam o crescimento exagerado de fungos. Além disso, devido à sua acidez, diminui a coceira, equilibra o pH do cabeludo e reduz a oleosidade do cabelo, promovendo também sua hidratação.
1. Shampoos anti-caspa
A coceira e a descamação da caspa quase sempre podem ser controladas com o uso de shampoos. Para a caspa leve, recomenda-se primeiro uma limpeza diária com um shampoo neutro para reduzir o acúmulo de óleo e de células mortas da pele no couro cabeludo.
2. Medicamentos
Outras opções úteis para acabar com a caspa, são as soluções tópicas que contêm ácido salicílico, antifúngicos ou corticoides, que podem ser indicadas pelo dermatologista em caso de caspa com inflamação e coceira.
3. Remédios caseiros
Alguns remédios caseiros podem ajudar a acabar com a caspa pois têm propriedades antissépticas, antifúngicas e anti-inflamatórias, como os óleos essenciais de melaleuca, de alecrim, de eucalipto ou de hortelã pimenta, por exemplo. Para usá-los, basta escolher um óleo essencial e adicionar 1 gota para cada 10mL do shampoo que se usa no dia a dia.
A caspa tem cura?
Infelizmente, não há cura definitiva, uma vez que trata-se de uma doença crônica. Apesar disso, é possível diminuí-la com a ajuda de dermocosméticos e receitas caseiras. Em alguns casos raros, é possível evitá-las.
Como acabar com a caspa?
Primeiramente, pare de lavar os cabelos em água quente, pois isso estimula a oleosidade. Além disso, duas dicas de suma importância é beber muita água e evitar alimentos gordurosos.
Como a caspa surge?
Também chamada de dermatite seborreica ou simplesmente de seborreia , a caspa ocorre quando as glândulas sebáceas, localizadas na base do folículo capilar, incham e passam a produzir secreção oleosa em excesso.
Como eliminar caspa?
Geralmente, a primeira medida adotada é usar xampus anticaspa, oferecidos por diversas linhas de cosméticos a preços muito variados. Cada um, porém, age de maneira diferente: os que contém adstringentes atuam na redução do excesso de oleosidade no couro cabeludo.
Como acabar com a caspa: 8 dicas
Para se livrar da caspa é preciso lavar o cabelo na frequência correta: dia sim, dia não. Isso é explicado pelo fato de que a lavagem diária muitas vezes aumenta a oleosidade no couro cabeludo.
O que causa caspa na barba?
Diz-se que a causa da caspa na barba é a falta de higiene, ou o ressecamento da pele do rosto, com a sua consequente descamação. Mas, não é bem por aí. Em verdade, a caspa é consequência de uma condição denominada “dermatite seborreica”.
Vídeo: Acabe com a caspa na barba!
Para um conteúdo extra sobre caspa na barba, confira este vídeo em nosso canal no Youtube! A propósito, por lá, publicamos 2 vídeos novos por semana! Segue lá e fique por dentro! =)
Sintomas da caspa na barba
Tratam-se de lesões de pele tipo “rash”, com placas ou crostas avermelhadas, associadas à coceira e consequente descamação da pele. É exatamente esta descamação que vem a dar origem ao que popularmente se chama de caspa.
1. Use um shampoo anticaspa no couro cabeludo descamando
Assim que a dermatite seborreica for descoberta, é essencial procurar um dermatologista para ter um acompanhamento e o melhor tratamento possível, que normalmente inclui um shampoo anticaspa. Esse cuidado é essencial no tratamento da descamação do couro cabeludo, já que combate todos os sintomas da seborreia.
2. Aplique o condicionador ou máscara capilar corretamente
Muitas vezes, quando aplicamos cremes mais densos na raiz do cabelo (seja condicionador ou máscara hidratante), o couro cabeludo vai acumulando todos resíduos desses produtos, o que proporciona o excesso de oleosidade na região.
3. Adote uma rotina de higiene de acordo com o seu tipo de cabelo
Esse ritual varia de acordo com o tipo de cabelo de cada pessoa . Quem tem os fios oleosos, por exemplo, precisa lavar todos os dias, pois o excesso de sebo no couro cabeludo pode acabar causando caspa.
4. Evite enxaguar os cabelos com água muito quente
A dermatite seborreica acontece devido à alta produção de oleosidade no couro cabeludo. Quando lavamos o nosso cabelo com a água na temperatura muito quente, isso faz com que a oleosidade aumente na região, causando mais caspa e mais incômodos. Sendo assim, prefira enxaguar as madeixas com água fria ou morna.
5. Controle o estresse e a ansiedade
Momentos de estresse e ansiedade também causam uma grande incidência de caspa. Isso porque a pele têm uma relação muito forte com todo o sistema emocional e a maioria das doenças dermatológicas, como a dermatite seborreica, tem uma forte relação com o estresse.