Common Causes
Remédio caseiro para cólicas no bebê Um ótimo remédio caseiro para cuidar das cólicas do bebê que já não mama no peito é dar pequenas doses de chá de camomila e erva-doce, pois estas plantas medicinais possuem efeito antiespasmódico, que alivia as cólicas e diminui a produção de gases.
Related Conditions
“Meu bebê sofre com cólicas. Já tentei massagens, bolsa de água quente, deitá-lo com a barriga perto da minha. O que mais eu faço?” A única coisa que acalmava minha filha na hora da cólica era quando eu a deitava de barriga para baixo no meu colo. Dizem que o corpo do homem é mais quente que o da mulher… Para ela, funcionava.
Como cuidar da cólica do bebê que já não mama no peito?
Saiba como escolher o melhor leite para o bebê. Um ótimo remédio caseiro para cuidar das cólicas do bebê que já não mama no peito é dar pequenas doses de chá de camomila e erva-doce, pois estas plantas medicinais possuem efeito antiespasmódico, que alivia as cólicas e diminui a produção de gases.
Como ajudar o bebê na hora da cólica?
Não há uma definição exata que nos permita dizer que tal bebê tem cólicas e tal bebê não tem. Em geral, podemos dizer que um bebê sofre de cólicas quando ele chora mais de 3 horas por dia, mais de 3 vezes por semana, por mais de 3 semanas.
Quais são os melhores remédios caseiros para cólicas no bebê?
Por que alguns bebês têm cólicas?
Qual a causa das cólicas no bebé?
As cólicas no bebé derivam de uma situação transitória de etiologia multifatorial – deglutição excessiva de ar, imaturidade gastrointestinal e tensão emocional -, que habitualmente se resolve por volta dos três meses de vida do bebé.
Como fazer massagens para aliviar as cólicas no bebé?
A massagem abdominal realiza-se através de movimentos lentos e ritmados (no sentido do trânsito intestinal). Permite tonificar os músculos, facilita o trânsito / eliminação intestinal e diminui a distensão abdominal atenuando o desconforto e a dor associadas aos episódios de cólicas.
O que é cólica?
A cólica pode ser definida por episódios de choro intenso e alto, sem nenhuma razão aparente, por três ou mais horas ao dia, durante três ou mais dias por semana, por cerca de três semanas seguidas ou mais.
Sintomas da cólica
É natural sentir-se ansiosa a respeito desenvolvimento de seu recém-nascido e preocupar-se a respeito da diferença entre o choro da cólica e o choro normal. Se você suspeita que seu bebê está com cólica, preste atenção se ele:
Ideias que podem ajudar a evitar o choro da cólica
Muitos pais sentem-se desamparados e confusos ao tentar ajudar seu bebê com cólica. As ideias abaixo poderão limitar ou evitar o choro antes de começar:
Lidando com as cólicas do ponto de vista dos pais
Quando o bebê tiver cólicas, é importante prestar atenção ao seu estado emocional. Cuidar de um bebê com cólica pode ser difícil e faz com que muitos pais se sintam ansiosos e despreparados, sem falar no estresse. Mas, bastante cuidado: não importa o seu nível de frustração, nunca chacoalhe um bebê.
Quando procurar um médico
Após experimentar algumas das técnicas para acalmar o bebê, você provavelmente descobrirá qual é a mais eficaz para vocês dois. Porém, se o choro persistir e nada parecer ajudar, talvez seja a hora de procurar um médico. Seu médico poderá confirmar a cólica ou o que quer que esteja causando o choro excessivo no bebê.
Causas primeiros meses de vida
As cólicas dos bebês não parecem ser um problema de causa única. Na verdade, é possível que vários problemas diferentes se manifestem de forma semelhante, o que justifica a dificuldade dos médicos em determinar uma causa comum para a cólica de tantas crianças.
Como aliviar as cólicas no recém-nascido?
As cólicas costumam surgir a partir da segunda semana de vida e desaparecem espontaneamente até o 4º mês. Elas não têm nenhum significado clínico mais grave além do estresse que provocam nos pais.
Como aliviar cólica do bebê
Massagem: deve ser feita em sentido horário ao redor do umbigo, com movimentos suaves e um pouco de pressão. Métodos como a shantala também funcionam.
O que não é aconselhado
Oferecer chás: como eles costumam ser colocados na mamadeira, estão associados a um risco elevado de desmame precoce. Daí por que são contraindicados.
E o que é controverso
Bicicletinha: o movimento das pernas é eficaz, mas suspeita-se que a pressão pode lesar articulações — ainda mais se os membros estiverem esticados. Tenha cautela.