O que fazer para acabar com a desconfiança no relacionamento

image

Full
Answer

Como Combater a desconfiança no relacionamento?

A sinceridade é o antídoto para combater a desconfiança no relacionamento. 3 – Ajuda profissional: em casos mais graves e profundos de desconfiança “patológica”, a ajuda profissional pode ser a solução. Profissionais especializados em inteligência emocional podem ajudar na identificação de gatilhos emocionais que geram tal comportamento.

Como viver o amor com desconfiança?

A desconfiança, quando é subjetiva e nasce de um medo interno, não é fundamentada por uma sequência de fatos reais e inerentes a esta história de amor. Como superar a desconfiança no relacionamento? Neste artigo de Psicologia-Online respondemos a esta pergunta, valorizando a comunicação como meio de entendimento para obter sucesso no amor.

Por que a desconfiança se torna um problema?

Este cenário se torna um problema quando a desconfiança passa a ser excessiva e acabamos vivendo, principalmente em nossos pensamentos, as frustrações como se elas já estivessem realmente acontecendo, sentido, inclusive, dores emocionais e experimentando sentimentos de insegurança, que fazem com que fiquemos altamente fragilizados.

Quais são as consequências da desconfiança no casamento?

A desconfiança no casamento quase sempre leva a brigas constantes, à dificuldade em lidar com situações onde a pessoa precisa confiar na outra, ao desgaste do relacionamento e à insegurança com a relação. Esse é um problema muito sério que pode comprometer o relacionamento e também a saúde emocional da pessoa que desconfia.

image


O que fazer quando há desconfiança no relacionamento?

Confira algumas das principais.Traumas. … Falta de autoestima e autoconfiança. … Dificuldade de colocar limites. … Pratique a empatia. … Converse com a pessoa sobre sua desconfiança. … Aprenda com as experiências, mas deixe o que aconteceu no passado. … Entenda e supere seus medos. … Desenvolva uma amizade com o parceiro ou parceira.More items…


E normal ter desconfiança no relacionamento?

A desconfiança nas relações amorosas tem muitas causas. As mais comuns envolvem o surgimento da mesma depois de algum episódio de infidelidade. Mas essa não é a única razão para que a confiança se quebre. Toda ação que engana o outro pode plantar a semente dessa tão problemática situação na vida do casal.


Quem desconfia e porque faz?

A pessoa que muito desconfia, é porque está fazendo coisas erradas e a desconfiança é que você faça o mesmo que ela.


O que fazer com a insegurança no relacionamento?

Confira agora como lidar com a insegurança nos relacionamentos1) Como vencer a insegurança nos relacionamentos. É preciso paciência e bastante amor para lidar com medos e insegurança nos relacionamentos. … 2) Desenvolva a autoestima e autoconfiança. … 3) Evite comparações. … 4) Conheça-se a si mesmo. … 5) Busque ajuda profissional.


Porque eu sou muito desconfiado?

Por trás das pessoas desconfiadas estão a insegurança e os mecanismos das emoções que não deixam ser, que atrapalham e diminuem potenciais. É possível que o comportamento delas nos cause surpresa, e que a ideia de que “quem não confia não é confiável” surja em nossa mente.


Quem trai fica desconfiado?

Uma pesquisa realizada pelo site Victoria Milan- voltado a pessoas comprometidas que procuram um caso – mostrou que a maioria dos brasileiros que ‘pulam a cerca’ também desconfiam que estão sendo traídos. O levantamento ouviu seis 6 mil usuários do site.


Como age uma pessoa desconfiada?

De acordo com os psicólogos entendidos nesta matéria, as pessoas desconfiadas vivem com a obsessão de se protegerem, de erguerem muros e de impor distâncias, uma vez que acreditam que essa é a única forma de não voltarem a sofrer, no entanto, essa dor persiste como um peso enorme sem que as mesmas se apercebam.


Quem ama desconfia?

Desconfiar de quem se ama é não confiar na própria capacidade de amar. Se desconfia da minha fidelidade, não merece minha lealdade e nem estar do meu lado. Eu te amo e sinto que me ama também, mas você precisa superar essas suas desconfianças. Desconfiança: o maior sabotador das relações.


O que causa desconfiança no relacionamento?

Por que a desconfiança no relacionamento surge? A desconfiança é resultado da insegurança, que pode ter sido causada por algum acontecimento, como um caso de infidelidade, por exemplo, ou mesmo por uma carência daquele que a sente.


Quais os sinais de um homem desinteressado?

Seu parceiro afastou você do dia a dia dele. … O interesse dele em fazer sexo diminuiu. … Seu parceiro parece não te valorizar mais. … Ele parou de fazer “aquelas pequenas coisas” … As discussões diminuíram. … Vocês brigam por qualquer coisa. … O parceiro evita passar muito tempo com você … Ele não parece muito feliz quando está com vocêMore items…•


Como saber se o relacionamento chegou ao fim teste?

6 sinais de que o relacionamento acabouFalta de expectativas no casal. … Você não tem paciência com seu(sua) companheiro(a) … Muitos momentos de silêncio incômodo em seus encontros. … Vocês discutem muito. … Existe uma falta de interesse. … Falta de apetite sexual. … Você pensa que ficaria melhor sozinho(a)


Quando o homem não tem coragem de terminar?

Ele quer terminar com você e está sem coragem: 3 sinais de desgaste na relação. A falta de interesse no outro e no casal, a ausência de projetos em comum, a falta de comunicação e sexo ruim são sinais inequívocos de que algo está errado na relação.


O que e uma pessoa que desconfia de tudo?

A pessoa com transtorno de personalidade paranoide desconfia dos outros e supõe que os outros pretendem prejudicá-la ou enganá-la, mesmo quando ela tem nenhuma ou pouca justificativa para ter esses sentimentos.


E normal desconfiar de tudo?

“Um pouco de desconfiança todos nós temos, é inerente à natureza humana. Mas, caso seja algo exagerado e sem controle, é provável que beire a paranoia”, adverte Zylberstajn. Nesse caso, até a saúde pode ser abalada.


A desconfiança destrói o amor

Um homem que não confia em si mesmo e no seu relacionamento está sempre com a mente receosa. E fica captando significados ocultos que mais ninguém considera existir.


Preocupar-se é importante, mas a paranoia adoece

Se você está constantemente preocupado com o rumo que seu relacionamento está tomando, é bem possível que você esteja influenciando diretamente na sua saúde e harmonia.


Preocupação excessiva afeta o comportamento

Não é nada surpreendente o fato de que, se você vive estressado ou preocupado com a relação, essas mudanças afetarão diretamente seu humor e comportamento. Muitas vezes, você pode começar a descontar na sua parceira, brigar ou atacar por qualquer motivo.


Identifique as causas da desconfiança no relacionamento

Bom, para que seja possível descobrir exatamente todas as causas das desconfianças no relacionamento, é preciso fazer uma lista real daquilo que está causando todo esse estresse e ansiedade em você. Anote!


Inicie a mudança de atitude

Ao revisar sua lista, é muito importante perceber que algumas causas da sua desconfiança no relacionamento podem ser anuladas logo de cara. Por exemplo, sua parceira faz uma viagem de negócios e você fica preocupado se isso será algo constante, principalmente por ela estar distante de você.


Nem todos os aspectos da desconfiança no relacionamento estão nas nossas mãos

Sim, não adianta achar que você conseguirá resolver tudo e viver num relacionamento perfeito, pois isso não existe, meu amigo! Talvez você esteja ansioso com relação à gravidade atual do seu relacionamento, ou talvez você já tenha chegado ao limite…


Quais são as bases de um relacionamento saudável?

Certamente você já deve ter ouvido falar que o relacionamento saudável precisa ser enraizado na verdade e no companheirismo. Isso é dito com frequência pois aqueles que são construídos na fantasia costumam ter uma base instável. O que geralmente só significa desastre atrás de desastre.


Como Lidar Com a Desconfiança no Relacionamento?

A confiança é à base de um relacionamento saudável e positivo. Contudo, muitas pessoas, por diversos motivos, se sentem inseguras em relação aos seus pares, o que pode acabar gerando brigas e desentendimentos que afastam o casal.


Por que a desconfiança no relacionamento surge?

A desconfiança é resultado da insegurança, que pode ter sido causada por algum acontecimento, como um caso de infidelidade, por exemplo, ou mesmo por uma carência daquele que a sente.


7 dicas para vencer a desconfiança e tornar-se uma pessoa mais segura

É perfeitamente possível se livrar do fantasma da desconfiança e viver de forma harmônica com a pessoa que ama. Lembre-se de que o amor é um sentimento leve e você tem todo o direito de desfrutar dele em plenitude. Então, abra o seu coração e coloque em prática as dicas a seguir:


Como ter um relacionamento sem desconfiança?

Por fim, para ter um relacionamento sem desconfiança também é preciso cuidar da parte espiritual do casal. Muitas pessoas se esquecem que a Espiritualidade está em tudo e que existem diversos fatores espirituais que podem interferir na vida do casal.


O que acontece quando há muita desconfiança no relacionamento?

Às vezes a desconfiança é inofensiva, ela gera apenas um desconforto para quem a sente, mas em muitos casos ela pode desencadear muitos problemas no relacionamento. Isso porque toda relação precisa ser baseada na confiança. Se o casal não consegue confiar um no outro, isso significa que a relação não vai bem.


O que pode gerar desconfiança no relacionamento?

Sabemos que a desconfiança no relacionamento surge a partir de uma imaturidade emocional. Ou seja, quando a pessoa tem medo de confiar na outra porque não sabe lidar com as frustrações da vida. Mas há algumas situações que podem corroborar para que esse sentimento surja com maior intensidade, sendo eles:


Como fortalecer a confiança entre casal?

Além das dicas que já trouxemos para que você possa lidar com a desconfiança, coloque em prática essas dicas para fortalecer a confiança entre o casal a partir de agora!


Qual é a diferença entre ciúmes e desconfiança?

Também é importante dizer que ciúmes não é a mesma coisa que desconfiança. O ciúmes é um sentimento que surge por causa do medo de perder alguém que amamos para outra pessoa. Já a desconfiança ocorre pelo medo de lidar com frustrações de diferentes aspectos.


1. Infidelidades

Quando um dos membros comete um deslize com uma terceira pessoa, embora a situação pareça ter se resolvido, podem ficar feridas abertas que deixam sua marca no casal.


2. Insegurança pessoal

Uma pessoa insegura muitas vezes pensa que não merece amor. Esse sentimento pode se manifestar na forma de ciúme e desconfiança em relação ao parceiro.


3. Monotonia

O amor passa por diferentes fases. A fase da paixão e sua intensidade vão passando com o tempo. Assim, o relacionamento pode cair na rotina e na falta de interesse por uma das partes.


5. Falta de compromisso

O fato de um dos membros do casal ser uma pessoa imatura e mostrar pouco compromisso no fortalecimento da relação também pode causar graves problemas de confiança.


O que fazer?

A confiança no parceiro é um aspecto que deve ser trabalhado todos os dias se você deseja ter um relacionamento estável e duradouro. Portanto, a primeira coisa que você deve fazer é promover uma comunicação saudável, na qual expressar sentimentos e motivos de desconfiança são questões fundamentais.


Inscreva-se para receber nossa newsletter

O ciúme é uma reação complexa a uma ameaça perceptível à qualidade ou à estabilidade de uma relação. É um conjunto de emoções, pensamentos, comportamentos e reações físicas, e, portanto, é um sentimento tão natural quanto o medo, a tristeza, a raiva ou a felicidade.


Questione sua insegurança

É válido que você busque conhecer seus sentimentos e a origem deles. Faça uma reflexão sobre o que te leva a se sentir inseguro e desconfiado, racionalize seus medos e pondere os pontos. A segurança em um relacionamento é conquistada quando se assume total controle sobre seus sentimentos.


Invista no diálogo

É sempre importante estimular o diálogo quando algo de incômodo acontecer. Além de ser uma forma de tentar conseguir corrigir os empecilhos e chegar a uma solução, é uma boa maneira de organizar as ideias e sentimentos de forma positiva.


Dedique-se a você mesmo

Antes de qualquer coisa, é necessário amar a si próprio acima de tudo. Portanto, cuide da sua autoestima! Procure ser mais gentil consigo mesmo e olhar para as suas qualidades, além de identificar seus pontos positivos e aqueles que pode você aperfeiçoar.


Mantenha a individualidade

Mesmo que vocês sejam um casal, é extremamente importante que ambos mantenham sua individualidade e preservem seu espaço individual. Muita gente acredita que respeitar a individualidade do outro, permitindo que a pessoa tome suas próprias escolhas e decisões é um sinal de falta de consideração, amor e importância.


Confie no seu parceiros

A confiança é um dos pilares base para a construção de um relacionamento saudável. Quando duas pessoas adultas, por livre e espontânea vontade, resolvem ficar juntas, é uma vontade delas. Assim, não há motivos para desconfiar de seu parceiro.


Desenvolva sua Inteligência Emocional

Um dos principais motivos para a insegurança e a desconfiança, é a falta de autoconhecimento. Isso porque, o autoconhecimento é o principal combustível para você se libertar dos gatilhos emocionais que geram ciúmes.


Use a lógica a seu favor

Uma das primeiras dicas que compartilho, para que você lide da melhor maneira com este problema é utilizar a lógica a seu favor. O que quero dizer é que muitas vezes a desconfiança surge como um truque de nosso cérebro, nos fazendo ter reações altamente emocionais e querendo nos mostrar perigo onde realmente não existe.


Evite fazer suposições

Se você não sabe ou não tem certeza se algo realmente está acontecendo, não há motivos para ficar alimentando estes sentimentos, emoções e esta desconfiança dentro de si.


Torne a comunicação a sua aliada

Geralmente, as pessoas desconfiadas sentem-se assim, principalmente quando estão em um diálogo com alguém, por pura e simples insegurança. Elas acreditam que sempre há algo por trás do que o seu interlocutor está lhe dizendo e, com isso, ficam criando situações mirabolantes em sua mente, o que alimenta ainda mais esta desconfiança.


Trabalhe a sua autoconfiança

Como eu disse no tópico anterior, a desconfiança decorre, em grande parte, da insegurança que a pessoa sente, que acarreta em uma série de paranoias criadas em sua cabeça, ansiedade, estresse e muitos outros problemas, que lhe impedem de ver as coisas com clareza e pensar de forma racional.


Procure ajuda de um especialista

Caso você perceba que verdadeiramente não consegue controlar o seu ímpeto de desconfiar das pessoas ao seu redor, bem como das situações que ocorrem em sua vida, a minha dica é que você procure ajuda especializada, pois você pode estar desenvolvendo alguma espécie de transtorno, que necessite de tratamento clínico.


Conte com a ajuda do Coaching

Para ajudá-lo neste processo de recuperação de sua autoconfiança, você pode contar com um grande aliado nesta jornada, que é o Coaching. Trata-se de uma metodologia de desenvolvimento humano, que visa auxiliar pessoas a alcançarem seus objetivos em um curto espaço de tempo.

image

Leave a Comment