O que fazer para acabar com a diarreia do bebe

image

Para tratar o bebê com diarreia, é importante manter a refeição habitual da criança. No caso do bebê ser menor de 6 meses e com amamentação exclusiva, é importante manter somente o leite materno sob livre demanda, que é quando o bebê quiser mamar. Assim, como é importante manter somente a fórmula infantil e a água para os bebês que não amamentam.

Full
Answer

O que causa a diarreia no bebê?

O grande risco da diarreia é a desidratação, que pode ser grave e até fatal. O que causa a diarreia no bebê? A causa mais comum de diarreia são as gastroenterites causadas por vírus.

Como tratar a diarreia da criança?

Durante episódios de diarreia aguda, pode haver deficiência de zinco e, por isso, em alguns casos, o médico pode recomendar a suplementação com este mineral. Exemplos de remédios de uso pediátrico são o Biozinc kids, com zinco na composição, e o Zincopro sachês que além do zinco tem também probióticos na composição.

Como saber se meu bebê está com diarreia?

Quando o assunto é saúde e principalmente quando o assunto é a saúde do seu bebê, o melhor é pecar pelo excesso de zelo do que pela falta dele. E tenha muita paciência pois seu bebê provavelmente vai ficar bem irritado enquanto a diarreia durar. Se é desconfortável para adultos, imagine como é chato para um bebê com diarreia.

Qual o perigo da diarreia para a saúde do meu filho?

Se for uma diarreia bacteriana, por exemplo, ao prender o intestino, o risco de propagação de infecção aumenta”, explica Denise. O tratamento fundamental para recuperação da diarreia é hidratação, alimentação saudável, repouso e minimizar sintomas, como dor, febre e enjoo. Sempre, claro, com a prescrição do médico da criança.

image


1. Soluções de reidratação oral

A terapia de reidratação oral (TRO), consiste na administração de soluções apropriadas, com o objetivo de corrigir e evitar a desidratação causada pela diarreia. Alguns exemplos de soluções que podem ser indicadas para reidratação oral são o Floralyte, Hidrafix, Rehidrat ou Pedialyte. Saiba mais sobre os sais e soluções de reidratação oral.


2. Probióticos

Os probióticos contribuem para a normalização da composição da microflora intestinal, inativam as toxinas bacterianas, inibem a ligação das toxinas com os receptores intestinais, estimulam o sistema imune e inibem a resposta inflamatória induzida pelas toxinas, criando condições desfavoráveis à multiplicação dos agentes patogênicos, levando a uma menor duração da diarreia..


3. Zinco

O zinco é um mineral que está relacionado com a manutenção da barreira epitelial do intestino, reparação dos tecidos e função imune. Durante episódios de diarreia aguda, pode haver deficiência de zinco e, por isso, em alguns casos, o médico pode recomendar a suplementação com este mineral.


4. Racecadotrila

A racecadotrila é um remédio que exerce o seu efeito antidiarreico através da inibição da encefalinase intestinal, reduzindo a secreção de água e electrólitos no intestino, sendo eficaz na redução da diarreia.


5. Antipiréticos

Em alguns casos, especialmente se a diarreia for resultante de uma infecção, a criança pode também ter febre, que pode ser aliviada com um antipirético, como o paracetamol (Tylenol) ou a Dipirona (Novalgina), por via oral. Durante os episódios de diarreia, deve-se evitar ao máximo o uso destes medicamentos em supositório.


Mantenha seu bebê hidratado

A chave é dar a seu bebê abundância de líquidos, mesmo se ele não tiver muito apetite ou parecer ter muita sede. Continue a alimentá-lo se a sua diarreia for leve. Dê-lhe pequenas porções de alimentos leves que contenham fibra pectina ao longo do dia. Tente compota de maçã, arroz, bananas e purê de batatas.


Procure um médico se a diarreia não passar

Se a diarreia não estiver melhorando, consulte o seu profissional de saúde. Dar ao seu bebê qualquer medicamento para diarreia sem instruções muito explícitas de um profissional de saúde experiente pode ser perigoso. Esses tratamentos podem causar sérias paralisações do intestino e sedação.


Quando buscar ajuda médica

É difícil saber quando entrar em contato com o profissional de saúde, mas se o seu filho estiver exibindo qualquer dos seguintes sintomas, ligue para seu profissional de saúde imediatamente:

image


Soluções de Reidratação Oral

Image
A terapia de reidratação oral (TRO), consiste na administração de soluções apropriadas, com o objetivo de corrigir e evitar a desidratação causada pela diarreia. Alguns exemplos de soluções que podem ser indicadas para reidratação oral são o Floralyte, Hidrafix, Rehidrat ou Pedialyte. Saiba mais sobre os sais e sol…

See more on tuasaude.com


Probióticos

  • Os probióticos contribuem para a normalização da composição da microflora intestinal, inativam as toxinas bacterianas, inibem a ligação das toxinas com os receptores intestinais, estimulam o sistema imune e inibem a resposta inflamatória induzida pelas toxinas, criando condições desfavoráveis à multiplicação dos agentes patogênicos, levando a uma menor duração da diarr…

See more on tuasaude.com


Zinco

  • O zinco é um mineral que está relacionado com a manutenção da barreira epitelial do intestino, reparação dos tecidos e função imune. Durante episódios de diarreia aguda, pode haver deficiência de zinco e, por isso, em alguns casos, o médico pode recomendar a suplementação com este mineral. Exemplos de remédios de uso pediátrico são o Biozinc kids, com zinco na co…

See more on tuasaude.com


Racecadotrila

  • A racecadotrila é um remédio que exerce o seu efeito antidiarreico através da inibição da encefalinase intestinal, reduzindo a secreção de água e eletrólitos no intestino, sendo eficaz na redução da diarreia. Um exemplo de um medicamento com racecadotrila na composição, para uso pediátrico é o Tiorfan em sachês. Como usar: A Posologia recomendada é de 1,5 mg/kg de …

See more on tuasaude.com


antipiréticos

  • Em alguns casos, especialmente se a diarreia for resultante de uma infecção, a criança pode também ter febre, que pode ser aliviada com um antipirético, como o paracetamol (Tylenol) ou a Dipirona (Novalgina), por via oral. Durante os episódios de diarreia, deve-se evitar ao máximo o uso destes medicamentos em supositório. Como usar: A dose a administrar depende do peso d…

See more on tuasaude.com

Leave a Comment