O que fazer para acabar com a fimose

image

Fimose: o que fazer?

  • 1. Pomadas corticoides Uma forma bastante conhecida para o tratamento da fimose são as pomadas corticoides (Betnovate, Postec, entre outras). …
  • 2. Exercícios de alongamento Exercícios manuais de alongamento da abertura prepucial podem ser muito úteis para adolescentes que ainda possuem fimose fisiológica, dependendo de seu grau de intensidade e da rigidez da pele. …
  • 3. Aparelhos …
  • 4. Intervenção cirúrgica …

Full
Answer

Como lidar com a fimose?

“Um bom exame físico é suficiente para estabelecer se existe a condição ou não e determinar se ela é primária ou secundária”, informa o membro da SBU. É a partir dessa avaliação que o médico estabelece a estratégia para lidar com a fimose. Como dissemos, a evolução do tipo fisiológico ocorre de forma natural.

Quanto tempo dura o tratamento da fimose?

Dependendo do estado original do prepúcio, pode ser que demore um mês a um ano até o tratamento completo da fimose. [13] Se a pele ficar irritada, faça uma pausa. Às vezes, você pode exagerar no alongamento do prepúcio ou na força usada ao longo do processo.

Quais são os tipos de fimose?

Além da fimose ser classificada em dois tipos (fisiológica ou patológica), ela também pode ser classificada em diversos graus de intensidade, de 1 (fimose leve) a 5 (fimose severa). Antes de pesquisar sobre a cura da fimose, procure saber que tipo de fimose será tratada, e qual seu grau de severidade.

Quais são as melhores formas de se afrontar a fimose?

Eis uma lista das formas atualmente disponíveis de se afrontar a fimose: 1. Pomadas corticoides Uma forma bastante conhecida para o tratamento da fimose são as pomadas corticoides (Betnovate, Postec, entre outras). Para saber mais sobre esse tópico, consulte o artigo dedicado a pomadas para fimose.

image


Como tratar fimose naturalmente?

Se a fimose não for associada a nenhuma doença de pele ou lesão, ela pode ser tratada naturalmente com pomada corticoide, exercícios manuais ou apa…


Qual melhor pomada para fimose?

Diversos estudos demonstraram a eficácia de pomadas contendo o corticoide valerato de betametasona, como a Betnovate. ​No Brasil, também existe uma…


Como curar Parafimose naturalmente?

A parafimose fisiológica (não associada a nenhuma doença de pele ou lesão) pode ser tratada da mesma forma que a fimose, ou seja, alargando gradual…


Como se livrar da fimose com exercícios?

Insira dois dedos dentro do prepúcio e abra o anel fimótico até o limite do desconforto, mas SEM dor. Mantenha essa tensão pelo máximo tempo possív…


Como soltar o prepúcio?

Em crianças, o ideal é esperar que o prepúcio se solte naturalmente, mas em alguns casos podem ser recomendadas pomadas ou massagens específicas. A…


Quanto tempo leva para se livrar da fimose com exercícios?

Tratar a fimose sem cirurgia pode levar algumas semanas, alguns meses ou até mais. O tempo dependerá do ponto de partida (grau de intensidade da fi…


Diagnóstico!

É importante procurar um médico para um diagnóstico credenciado. Depois que o diagnóstico for recebido, aí sim você poderá refletir sobre o tratamento.


1. Pomadas corticoides

Uma forma bastante conhecida para o tratamento da fimose são as pomadas corticoides (Betnovate, Postec, entre outras). Para saber mais sobre esse tópico, consulte o artigo dedicado a pomadas para fimose.


2. Exercícios de alongamento

Exercícios manuais de alongamento da abertura prepucial podem ser muito úteis para adolescentes que ainda possuem fimose fisiológica, dependendo de seu grau de intensidade e da rigidez da pele. Em outros artigos cobrimos em detalhes por que esse tipo de tratamento funciona, como fazê-lo e os principais erros a serem evitados.


3. Aparelhos

Em outros países têm sido cada vez mais utilizados aparelhos específicos para o tratamento da fimose (mesmo daquela adquirida), com os médicos indicando a circuncisão somente quando absolutamente necessário. Essa atitude tende a se tornar cada vez mais frequente também no Brasil, à medida que eles forem sendo disponibilizados no mercado brasileiro.


4. Intervenção cirúrgica

A abordagem mais difundida para a fimose é a cirurgia de postectomia (circuncisão), ou seja, a amputação cirúrgica do prepúcio. Ela é uma operação realizada sem necessidade de internação, e o tempo de recuperação pós-operatória é de aproximadamente um mês.


O que é fimose?

Fimose é dificuldade ou impossibilidade de expor adequadamente a glande — a cabeça do pênis — devido ao excesso de pele que cobre a região. Essa pele, aliás, se chama prepúcio. Praticamente todos os meninos nascem com a condição, porém, na maioria deles, a fimose desaparece com o tempo.


Tipos de fimose e quais são as causas

O urologista Francisco Tibor, chefe do Departamento de Uropediatria da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), explica que existem basicamente dois tipos de fimose: a primária (ou fisiológica) e a secundária (ou patológica).


Fimose é diferente de aderência

Quando a criança não consegue descobrir a cabeça do pênis porque o prepúcio está “grudado” nela, estamos diante de uma aderência. Lembre-se: a fimose é provocada pelo excesso de pele.


Tratamento para a fimose

Como dissemos, a evolução do tipo fisiológico ocorre de forma natural. “Eventualmente, o laceamento da pele demora um pouco mais. Aí, os pais devem fazer exercícios prepuciais e tentar expor a glande”, orienta Tibor.


Como funciona a cirurgia de fimose e os cuidados pós-cirúrgicos

Ela é chamada de postectomia, mas é conhecida como circuncisão. Tibor explica que, quando realizada por motivos religiosos ou em rituais, costuma acontecer bem cedo na vida. “Mas, do ponto de vista formal, ela é indicada nos casos de fimose secundária e inflamação repetida”, aponta.


Existe fimose feminina?

Apesar de ser extremamente rara, essa condição também pode atingir as mulheres. Ela acontece quando existe uma aderência entre os pequenos lábios da vagina. Se a fimose feminina não desaparece sozinha, o especialista receita cremes tópicos que auxiliam na separação.


Tipos de Fimose Masculina

Fimose Fisiológica – Condição normal em meninos nos primeiros meses de vida. O prepúcio tende a afrouxar e as aderências com a glande se descolam ainda nos primeiros anos de vida. Em geral é identificado ainda no bebê recém-nascido, em consultas periódicas com o pediatra ou com um médico urologista.


Como Identificar a Fimose

Para confirmar a presença da fimose, basta tentar retrair a pele que recobre a glande do pênis manualmente. Caso não seja possível ver completamente a glande, isso é um provável sinal de fimose no qual há 3 formas para tratar a fimose que apresentaremos abaixo.


3 Formas Para Tratar a Fimose

1.Pomadas – Pomadas à base de corticóides com propriedades anti-inflamatórias, analgésicas e antibióticas facilitam o deslizamento e o deslocamento da pele sobre a glande. A pomada indicada pelo médico urologista é aplicada 2 vezes ao dia, durante 30 dias, período geralmente necessário para a resolução do problema.

image


Recapitulando…

Image
Fimose é a impossibilidade ou dificuldade de se expor a glande(“cabeça” do pênis). Todos os meninos nascem com algum grau de fimose, que tende a se resolver espontaneamente ao longo da infância. Em alguns casos, entretanto, a região mais fibrosa da abertura prepucial continua não permitindo a passagem d…

See more on fimose.org


Diagnóstico!

  • É importante procurar um médico para um diagnóstico credenciado. Depois que o diagnóstico for recebido, aí sim você poderá refletir sobre o tratamento. Muitas vezes acontece que os homens negligenciam sua fimose, o que, especialmente no caso da fimose patológica, pode se revelar uma péssima decisão. Por isso, é importantíssimo procurar auxílio médico para obter um diagn…

See more on fimose.org


Pomadas Corticoides

  • Uma forma bastante conhecida para o tratamento da fimose são as pomadas corticoides (Betnovate, Postec, entre outras).Para saber mais sobre esse tópico, consulte o artigo dedicado a pomadas para fimose. Em resumo, podemos dizer que, embora para a fimose congênita em crianças haja estudos que comprovem a utilidade e o valor dessa forma de tratamento…

See more on fimose.org


Exercícios de Alongamento

  • Exercícios manuais de alongamento da abertura prepucial podem ser muito úteis para adolescentes que ainda possuem fimose fisiológica, dependendo de seu grau de intensidade e da rigidez da pele. Em outros artigos cobrimos em detalhes por que esse tipo de tratamento funciona, como fazê-lo e os principais errosa serem evitados. O mais perigoso deles é o de usa…

See more on fimose.org


Aparelhos

  • Em outros países têm sido cada vez mais utilizados aparelhos específicos para o tratamento da fimose (mesmo daquela adquirida), com os médicos indicando a circuncisão somente quando absolutamente necessário. Essa atitude tende a se tornar cada vez mais frequente também no Brasil, à medida que eles forem sendo disponibilizados no mercado brasileiro. A ação desses di…

See more on fimose.org


Intervenção Cirúrgica

  • A abordagem mais difundida para a fimose é a cirurgia de postectomia (circuncisão), ou seja, a amputação cirúrgica do prepúcio. Ela é uma operação realizada sem necessidade de internação, e o tempo de recuperação pós-operatóriaé de aproximadamente um mês. Uma postectomia total resolve definitivamente o problema da fimose. No entanto, existem controvérsias quanto à sua …

See more on fimose.org

Leave a Comment