O que fazer para acabar com a halitose

image

Common Causes

O ideal para o hálito, e para a saúde, é comer a cada três horas. Se o problema persistir por semanas, é extremamente necessário que um profissional especializado seja procurado. Fonte: Agência Beta Este conteúdo é de propriedade intelectual do Terra e fica proibido o uso sem prévia autorização.

Related Conditions

O remédio alcalino de água morna com limão ainda é válido como uma solução natural para níveis de ácido descontrolados no estômago. Dilua o suco de meio limão em um copo de água morna.

Como tratar o hálito?

Ficar muitas horas sem comer, pois também leva à fermentação das bactérias da boca, além de haver maior degradação de corpos cetônicos como forma de gerar energia, resultando no mau hálito; Alterações no estômago, principalmente quando a pessoa possui refluxo ou eructação, que são os arrotos;

Como tratar halitose estomacal?

Mastigue pastilhas sem açúcar – Apesar de não substituírem a escovagem dos dentes, as pastilhas podem ajudar a retirar restos de alimentos dos seus dentes e, simultaneamente, favorecer o processo de salivação; Evite jejuns prolongados – Uma das causas do mau hálito é precisamente esta.

Quais as causas da halitose?

Como evitar o mau hálito?

image


Notícias

Com o uso generalizado de máscaras de proteção, cada vez mais pessoas se queixam de problemas de mau hálito. Um problema que vem muitas vezes acompanhado por um sabor muito desagradável, e que nos deixa enjoados ao inspirarmos com a máscara colocada. Mas há soluções para este problema.


1. Hidratação, hidratação, hidratação!

O mau hálito pode ter muitas causas. E para cada uma existe uma solução diferente. No que toca a manter as bactérias existentes na nossa boca sob controlo, beber água é sem dúvida uma das práticas mais eficazes. Isto porque a saliva tem um papel fundamental na proteção dos nossos dentes.


2. Tem mau hálito? Deixe de fumar

Não há mesmo como contornar esta questão. Além de todos os outros problemas de Saúde que podem provocar, os hábitos tabágicos são uma das principais causas do mau hálito. E a única forma de se livrar do problema é mesmo libertando-se deste vício.


3. Quando lavar os dentes, lave também a língua

A língua é uma parte da nossa boca que nem sempre recebe os cuidados de que precisa. E é precisamente uma das zonas que mais bactérias acumula diariamente. Evite o mau hálito lavando a língua durante a sua rotina de higiene oral.


4. Faça um chá de hortelã

O cheirinho refrescante da hortelã é algo que gostamos de sentir no nosso hálito. Tanto que muitas pastas de dentes contêm este ingrediente natural. Mas sabia que não é apenas o cheiro da hortelã que ajuda no combate da halitose? Esta planta contém propriedades antibacterianas, antifúngicas e anti-inflamatórias.


5. Coma mais frutas e vegetais

Mais maçãs, mais pepino e mais cenoura crua. Lave, descasque e prepare snacks com estes alimentos para reduzir a acumulação de bactérias nos seus dentes e gengivas.


1. Cravo da Índia

Além de ser cheiroso, o cravo possui propriedades antissépticas, que combatem as bactérias causadoras do mau hálito. Você pode mastigar direto ou preparar um chá, fervendo um copo d’água com 10 cravinhos. Em seguida, coe e use como enxaguante bucal, para fazer bochechos depois de escovar os dentes.


2. Hortelã

O chá de hortelã, ao natural ou desidratada, naqueles saquinhos que compramos no supermercado, é uma ótima opção para deixar o hálito cheiroso. É só tomar com regularidade ao longo do dia. Outra opção é fazer um enxaguante bucal com 3 gotas de óleo essencial de hortelã misturadas a meio copo d’água, para fazer bochechos.


3. Limão

O limão combate as bactérias da boca e tem um cheiro forte, que mascara o mau hálito. Sempre que sentir necessidade, faça bochechos com uma colher de sopa de suco de limão misturada a meio copo d’água.


4. Vinagre

Se o seu mau hálito tiver origem em excesso de acidez no estômago, o vinagre de maçã pode ser um bom aliado, ajudando a equilibrar o PH. Antes das refeições, tome uma colher de sopa de vinagre, diluída em um pouco de água.


5. Erva-doce

Além de muito cheirosa, a erva-doce combate as bactérias causadoras do mau hálito. Você pode mastigar a erva direto ou fazer um chazinho gostoso com as sementes, e consumir sempre que tiver vontade.


6. Salsinha

Para manter o hálito refrescante ao longo do dia, mastigue algumas folhas de salsinha. Só tome cuidado para não deixar resíduos verdes nos dentes, porque o visual não fica dos melhores.


7. Própolis

O própolis é um poderoso antimicrobiano, e de quebra fortalece a imunidade contra doenças. Para fazer um enxaguante bucal com o ingrediente, misture um copo de água morna com vinte gotas de própolis. Use para fazer bochechos depois de escovar os dentes.


Doenças bucais

O cheiro ruim da boca pode ser proveniente da proliferação de bactérias. Isso pode ocorrer tanto nos dentes, com a formação do tártaro ou placa bacteriana, quanto na gengiva, se houver algum tipo de inflamação — o que é conhecido como gengivite.


Problemas no aparelho digestivo

Se estiver tudo bem com a sua saúde bucal como um todo, pode ser recomendado investigar outras possíveis causas para o mau hálito persistente. Entre elas, podemos citar o refluxo e a gastrite, que são causas comuns. Isso ocorre porque o estômago demora mais tempo para fazer a digestão, acumulando bactérias que provocam o mau cheiro.


Doenças respiratórias

Já deu para perceber que as bactérias são as grandes vilãs do seu hálito, não é mesmo? Nesse caso, estamos falando daquelas que podem estar interferindo na sua saúde respiratória e que, consequentemente, também são capazes de causar odores ruins que saem pela boca.


Diabetes

As pessoas com diabetes também têm maior propensão a apresentar mau hálito. O motivo é que as alterações no índice glicêmico acabam facilitando a presença de bactérias — que, já sabemos, podem acarretar o mau cheiro. A falta de insulina é mais uma das condições que tendem a causar esse problema.


Doenças do fígado

Como uma das suas funções é sintetizar substâncias no organismo, se o fígado tiver alguma falha nesse processo, poderá causar a halitose. A cirrose, por exemplo, pode ser uma das causas, pois impede a excreção dessas substâncias.


Problemas nos rins

Até mesmo os rins podem ser os causadores do mau hálito nas pessoas, caso haja o acúmulo de ureia no organismo. Por ser uma causa menos conhecida, somente um profissional capacitado (no caso, um médico) pode fazer o diagnóstico correto para atuar junto do dentista nos cuidados com a saúde bucal.


Alimentos acumulados

Às vezes, o fator crítico realmente está na boca e não é uma doença bucal. O simples acúmulo de resíduos de alimentos que foram ingeridos é suficiente para causar um péssimo hálito, especialmente se eles tiverem um cheiro forte (como alho, cebola, pimenta e bebidas alcoólicas).


1. Preste atenção à sua higiene bucal

O primeiro dos truques para combater o mau hálito é prestar atenção na higiene oral, mais especificamente na quantidade de vezes que você escova seus dentes e nos produtos que utiliza.


2. Cuide de sua alimentação

Existem certos alimentos que podem causar mau hálito: carnes vermelhas, laticínios, temperos e produtos ricos em gordura e açúcar. Isso porque durante a digestão são liberadas moléculas aromáticas que podem ser exaladas pelo trato digestivo e pela pele.


3. Evite certas substâncias

Outro truque para combater o mau hálito consiste em evitar o consumo de certas substâncias, como café, álcool e cigarro, assim como de alimentos com sabor ou cheiro intenso, como cebola e alho, pois potencializam em grande medida a halitose. Além disso, esse cheiro também é exalado pelo suor.


4. Cuide de seu sistema digestivo

A má digestão e doenças como gastrite, prisão de ventre ou colite podem causar mau cheiro na boca. Se você aumentar a ingestão de fibras e beber bastante água, estará promovendo uma boa digestão.


5. Aproveite algumas ervas

Uma infinidade de plantas possuem propriedades bactericidas, anti-inflamatórias e antissépticas. Portanto, são excelentes para eliminar os agentes causadores desse transtorno. Use-as nas refeições, em chás e enxaguatórios bucais.


Úlceras

Quando as úlceras são causadas pelo crescimento bacteriano, elas podem se tornar uma razão para o mau hálito. Muitas vezes, são provocadas pela proliferação de Helicobacter Pylori, que normalmente habita o sistema digestivo.


Pular uma refeição

Não fazer as refeições principais pode desencadear episódios de halitose estomacal . Isso ocorre porque o estômago envia seus ácidos à garganta e à boca, de modo que afeta seu pH natural.


5. Cardamomo

Este remédio digestivo bem conhecido possui propriedades carminativas e anti-inflamatórias que promovem uma boa saúde digestiva. Serve para controlar a produção excessiva de gases, inflamação e mau hálito.


Produto Relacionado

Saber como tirar mau hálito é uma das dúvidas mais frequentes entre os pacientes. Mas, o que poucos sabem é que, a receita para eliminar o quadro é descobrir as principais causas do mau hálito.


Mau hálito: causas podem estar relacionadas à má higiene bucal e outros fatores

Você tem notado um cheiro desagradável vindo da boca nos últimos dias? Então é importante ligar o sinal de alerta, isso pode ser mau hálito. “O odor pode ser leve, moderado ou severo.


Como tirar o mau hálito: veja as principais formas de combater a halitose

Descobrir como tirar o mau hálito é uma tarefa mais fácil do que se imagina. Por se tratar de uma doença que costuma ser causada por condições resultantes da má higiene bucal, a mudança nos hábitos de limpeza dos dentes podem ser suficientes para amenizar o incômodo. Veja, a seguir, o que fazer para tirar mau hálito de acordo com a dentista:


TODAS AS MATÉRIAS: saúde bucal

Quando criança, quem nunca tentou fugir do pai e da mãe na hora de escovar os dentes? Talvez, hoje, seja seu filho quem esteja fazendo o mesmo. A diferença é que agora você entende a importância da escovação. Então, que tal transmitir esse…

image

Leave a Comment