O que fazer para acabar com a procrastinação

image

Full
Answer

Como vencer a procrastinação?

Fazer um pequeno primeiro movimento é uma estratégia apoiada pela ciência para vencer a procrastinação. O truque é definir uma meta baixa, “tão baixa que o hedonista em você, que prefere se sentir bem agora e lidar com coisas reais depois, não vai se negar”, resume o Quartz.

Por que é difícil parar de procrastinar?

Este costume pode estar relacionado a alguma disfunção fisiológica ou psicológica, como depressão e ansiedade. A procrastinação faz com que tenhamos cada vez mais coisas para fazer. Ela aumenta o estresse, a ansiedade e cria sensação de culpa, o que , faz com que fique ainda mais difícil parar de procrastinar.

O que é procrastinação e qual a sua importância?

Afinal, o que é procrastinação? Procrastinação é a prática de realizar tarefas menos urgentes em vez das mais urgentes, ou fazer coisas prazerosas no lugar de outras importantes,e, assim, adiar uma atividade atrás da outra. Pode vir a se tornar um vício se não for tratada.

Por que a procrastinação é uma inimiga da rotina?

A procrastinação pode ser uma inimiga da rotina para quem não consegue fugir dela. Adiar as tarefas é contraprodutivo quando se quer otimizar o tempo e tirar o máximo de um dia. Mas é um problema tão enraizado no ser humano, que pesquisadores conseguiram compilar uma coletânea de filósofos que estudaram o tema ao longo da história.

image


O que fazer para vencer a procrastinação?

Como acabar com a procrastinação?Não comece o dia já procrastinando. … Crie uma lista de tarefas. … Torne o ambiente adequado. … Crie metas e estabeleça um prazo limite. … Comece de uma vez. … Bloqueie estímulos externos. … Tenha foco e realize uma coisa de cada vez. … Resolva as tarefas mais fáceis primeiro.More items…•


O que leva uma pessoa a procrastinação?

A procrastinação pode estar ligada a distúrbios mentais, como ansiedade e problemas de autoestima. Há quem deixe de realizar uma tarefa por medo de reprovação. Assim, ela acaba ficando sempre para depois.


Como deixar de procrastinar em 4 passos?

4 passos para não procrastinar1 – CLAREZA NAS TAREFAS. O primeiro ponto, você precisa ter clareza nas tarefas. … 2 – DIVIDIR EM TAREFAS MENORES. Por quê? … 3 – ELIMINAR DISTRAÇÕES. O que eu observo é que muitas pessoas não têm resultados porque elas se distraem com qualquer coisa. … 4 – CELEBRE CADA CONQUISTA.


Como manter o foco e parar de procrastinar?

Como parar de procrastinarDescubra o que te motiva. Encontrar motivação é o primeiro passo para deixar a procrastinação de lado e dar o melhor para atingir seus objetivos de vida. … Livre-se das distrações. … Crie (e cumpra!) … Divida metas em pequenas tarefas. … Mensure seu tempo de estudos. … Dê recompensas a si mesmo.


O que a Bíblia diz sobre a procrastinação?

Segundo a Bíblia, procrastinação é pecado e está associada a preguiça e negligência. Defina objetivos realizáveis, específicos e fáceis. Dê o primeiro passo sem pensar no segundo. Pequenas decisões podem fazer grande diferença em sua vida.


O que a psicologia diz sobre a procrastinação?

Procrastinação é o ato de adiar ou prolongar uma tarefa, criando obstáculos irreais ao longo do processo para que ela seja concluída. O hábito de procrastinar costuma ser danoso para as pessoas. Ele impede o funcionamento normal da rotina profissional ou pessoal de cada um.


Como evitar a procrastinação psicologia?

Como Parar de Procrastinar: 13 dicas em Psicologia1 – Divida o seu tempo.2 – Reúna os seus prazos. Planilha. Aposte no visual: use cores.3 – Mudar de ambiente.4 – Esteja perto de quem não procrastina.5 – Evite distrações.6 – Planeje.7 – Não existe hora perfeita.8 -Sistema de recompensas.More items…•


Qual e a diferença entre preguiça e procrastinação?

O que é preguiça? Enquanto procrastinadores trocam tarefas por outras de menor importância para não fazer a atividade principal, o preguiçoso não faz nada. A preguiça é atualmente uma das grandes barreiras para o crescimento pessoal e profissional.


Quais são os tipos de procrastinação?

Para ajudá-lo a identificar o motivo pelo qual você adia as coisas facilmente, aqui estão 5 tipos de procrastinação e procrastinadores.Tipo 1: O Perfeccionista.Tipo 2: O Sonhador.Tipo 3: O Evitador.Tipo 4: O criador de crises.Tipo 5: O procrastinador ocupado.


Quem tem depressão procrastina?

“Procrastinar pode ser um sintoma de depressão, pois pessoas que têm um distúrbio de saúde mental também apresentam prejuízo cognitivo, demonstrando dificuldade de se concentrar ou de entender algo.


Quem trata procrastinação?

O profissional mais indicado para esse tipo de tratamento seria o Psicólogo e em alguns casos você também precisará procurar um psiquiatra.


Quais são os tipos de procrastinação?

Para ajudá-lo a identificar o motivo pelo qual você adia as coisas facilmente, aqui estão 5 tipos de procrastinação e procrastinadores.Tipo 1: O Perfeccionista.Tipo 2: O Sonhador.Tipo 3: O Evitador.Tipo 4: O criador de crises.Tipo 5: O procrastinador ocupado.


Quais são as consequências da procrastinação?

Outros problemas que a procrastinação pode gerar incluem: Perder oportunidades por conta da falta de organização com o tempo. Sentir-se cansado ao final do dia, mesmo sem ter realizado as atividades que gostaria. Precisar concluir tarefas em pouco tempo e, com isso, obter resultados ruins ou medianos.


Procrastinação pode fazer mal à saúde?

Sim!!! A procrastinação afeta nossa saúde pois atrapalha nosso bem-estar. Quando adiamos uma meta importante, costumamos nos sentir angustiados por nossa própria falta de ação, a ansiedade aumenta e nos sentimos mais pesados.


1. Entenda seus gatilhos para mudar a rotina

Existem diversos gatilhos que podem ser o motivo para você começar a procrastinar. Pode ser porque a tarefa parece muito desafiadora. Porque a casa está suja, porque você tem um compromisso daqui há duas horas, porque lembrou de um vídeo que queria assistir ou porque seu celular está próximo demais.


2. Tenha um caderno de anotações

Parece besteira, mas levar um caderno de anotações para onde for te ajuda a limpar a mente, deixando suas ideias e tarefas em outro lugar que não a sua memória contínua. Use um caderno para anotar tudo o que precisa ser feito sempre que lembrar de uma atividade.


3. Conheça sua hora mais produtiva e pare de procrastinar

Manhã, tarde ou noite? Quando sua mente funciona melhor? Você já conseguiu identificar isso em si? A maioria das pessoas tem um momento do dia em que a cabeça está mais limpa e livre para funcionar conforme as atividades, determinada para realizar as coisas com qualidade e de forma produtiva.


4. Faça uma lista com as tarefas de alto impacto

Sabe o caderno de anotações? Pegue todas as tarefas que você precisa realizar amanhã e deixe em primeiro lugar apenas aquelas de alto impacto. Essa técnica chamada de 80/20 funciona da seguinte forma: crie uma lista com 20% das atividades que são responsáveis pelos 80% dos seus resultados.


5. Comece o dia com as tarefas mais importantes

A maioria das pessoas tem o costume de começar o dia olhando para notificações no celular, e-mails, respondendo telefonemas ou qualquer outra tarefa de pequeno impacto. Lembre-se de suas atividades de alto impacto lá no começo da lista e concretize até 3 delas logo no começo do seu dia.


6. Crie um senso de urgência e evite a procrastinação

Existe algum prazo que te faz concluir sua tarefa agora? Existe alguém que te cobra por produtividade diariamente? Sua família e amigos sabem quais são seus desejos para o futuro? Criar urgência para tarefas que aparentemente podem ser feitas mais tarde é essencial para que sua mente realize com maior velocidade e reste tempo para concluir ações com qualidade, sem deixar para os últimos minutos ou nunca fazer..


4. Não espere inspiração

Se você se engana dizendo que não pode começar uma tarefa porque não está com o humor correto ou não está inspirado, pare imediatamente. Você terá a cabeça perfeita para fazer o que tem que fazer pouquíssimo tempo por dia, e não pode depender disso. É preciso criar o humor correto.


5. Planeje seu dia

Crie um plano de ação, ou ao menos uma lista, no dia anterior, com as tarefas que devem ser feitas. Dessa maneira, de manhã você não precisará pensar no que fazer primeiro, já terá definido. Coloque no topo da lista:


6. Remova distrações

Por que se tentar? Talvez seja uma boa ideia tomar uma atitude drástica, como deletar um aplicativo que te distrai durante o dia e baixá-lo novamente só depois de terminado o trabalho. Algumas pessoas que trabalham remotamente preferem trabalhar de uma biblioteca ou de um café do que de casa, justamente por ter menos distrações.


7. Cuide da sua saúde

Há estudos científicos provando que existe ligação entre estresse e saúde física e procrastinação. Faça exercícios, coma direito e cuide da sua higiene. Isto te ajudará a procrastinar menos.


9. Faça uma lista de tarefas e cumpra uma meta por vez

Muitas vezes, ao pensar na quantidade de coisas que temos que fazer em um dia sentimos uma sensação esmagadora que faz começar a produzir uma tarefa ainda mais difícil.


10. Crie metas pequenas

Ao invés de criar uma meta grande, como “escrever tese do mestrado”, crie tarefas pequenas que você pode ir cumprindo e riscando, como “pesquisar bibliografia” e “escrever a introdução da tese”.


11. Se autorrecompense

Você pode criar recompensas para si mesmo para quando atingir as metas que determinou. Por exemplo, comer algo que você gosta só depois de finalizar uma tarefa específica.


Crie um Plano de Ação para vencer a procrastinação

Como eu disse, a procrastinação tem origem em vários fatores. Se você está procrastinando porque não sabe por onde começar ou, até começa, mas trava no meio do caminho, essa técnica será sua grande aliada.


Realizador bom é um preguiçoso

Ao longo deste breve artigo vimos como vencer a procrastinação causada por não saber por onde começar. Ainda, vimos o passo a passo de como criar um Plano de Ação para você atingir seu objetivo.


Então, como vencer a procrastinação?

Dentro de uma agência de comunicação, na qual o ritmo de trabalho é muito acelerado e surgem inúmeras demandas para “ontem”, é fundamental vencer a procrastinação antes que ela se torne um caminho sem volta.


Afinal, o que é procrastinação?

Procrastinação é a prática de realizar tarefas menos urgentes em vez das mais urgentes, ou fazer coisas prazerosas no lugar de outras importantes,e, assim, adiar uma atividade atrás da outra. Pode vir a se tornar um vício se não for tratada.

image

Leave a Comment