O que fazer para acabar com a queimação no estomago

image

Como aliviar a queimação no estômago?

O iogurte contém probióticos, ou seja, componentes eficazes no tratamento da esofagite de refluxo e da queimação e da dor associadas a ela. Basta tomar o iogurte, de preferência gelado, sempre que sentir a sensação de queimação no estômago e no peito.

Como aliviar a queimação?

Plantas medicinais como alcaçuz, menta, cálamo e erva-cidreira ajudam a combater os sintomas e aliviar a queimação. Algumas dicas importantes incluem a mudança nos hábitos alimentares, pratica de esportes, redução do sedentarismo e do consumo de álcool e cigarros.

Quais são as causas da queimação?

Por que a queimação acontece? A queimação acontece devido a um aumento da produção do ácido gástrico e pelo retorno dele no tubo esofágico. Nesse quadro, podem ser distinguidos quatro grupos de pacientes: aqueles com dispepsia (dificuldade para digerir alimentos), com gastrite aguda ou crônica e pacientes com doença do refluxo gastroesofágico.

Como aliviar a azia e a queimação no estômago?

Algumas soluções naturais podem ser interessantes para aliviar a azia e a queimação no estômago, como tomar água fria, comer uma maçã e tentar relaxar um pouco, por exemplo, sendo essas soluções interessantes depois de refeições mais gordurosas ou de excesso de consumo de álcool.

image


Sintomas da queimação no estômago

Frequentemente, a queimação no estômago não é associada apenas ao aumento do ácido estomacal, mas ela também pode ser causada quando os ácidos diminuem. Dessa forma, os sintomas mais recorrentes da azia, são:


O que causa queimação no estômago?

Nosso estômago contém ácidos que ajudam a digerir tudo o que consumimos. Desse modo, a entrada do alimento no estômago é controlada por uma espécie de válvula, que impede a entrada de ácidos no tubo digestivo. Contudo, quando essa válvula não fecha adequadamente, acontece o refluxo ácido, causando sensação de queimação.


Como aliviar a queimação no estômago ou azia?

A azia pode ser causada por diversos fatores. Como resultado, existem muitas maneiras de aliviar a queimação no estômago sem necessariamente recorrer a medicamentos. Em outras palavras, alguns remédios caseiros podem aliviar a sensação de queimação de forma natural e rápida, confira:


Definição

A queimação no estômago, como o próprio nome sugere, é uma sensação de ardência na região estomacal. Essa dor pode se irradiar dando a impressão de ser uma dor no peito, mais especificamente atrás do osso esterno.


Epidemiologia

A queimação no estômago é uma afecção relativamente comum e sua prevalência tem aumentado nos últimos anos. Parte disso desse aumento é devido aos hábitos de vida, mais especificamente os hábitos alimentares que as pessoas têm adotado que contribuem diretamente para a doença.


Grupos de risco

A queimação no estômago atinge muitos tipos de paciente. Dentre eles, os mais propensos são aqueles com uma má alimentação ou com consumo excessivo de determinados alimentos. Alguns desses alimentos são:


Diagnóstico

O diagnóstico da queimação no estômago é feito normalmente verificando-se os sintomas do paciente e os seus hábitos de vida, sobretudo os alimentares. Se os casos de queimação do estômago forem constantes, o médico pode solicitar exames mais específicos para saber se há alguma outra doença envolvida.


Complicações

A queimação no estômago é uma doença crônica benigna. Entretanto, ela pode estar mascarando outras doenças mais graves, como a doença do refluxo gastresofágico e até mesmo gastrites.


Tratamentos

Distinguimos diferentes tipos de medicamentos para tratar a queimação do estômago, como os antiácidos que podem ser adquiridos sem prescrição médica. Destacamos principalmente três tipos de antiácidos: os antiácidos aniônicos, os catiônicos e os complexos. Existem também outros medicamentos à venda sob prescrição médica. (B):


Prevenção

As dicas de prevenção para a queimação estomacal versam sobre mudanças nos hábitos alimentares para que a pessoa possa ter uma dieta balanceada e melhor distribuída.


Remédios de farmácia

Se a dor de estômago persistir ou for acompanhada de vômitos, desmaios ou tonturas, é importante consultar um gastroenterologista, que poderá prescrever um ou mais dos medicamentos a seguir, orientando a dosagem e o tempo de tratamento de acordo os sintomas e o problema a ser tratado:


Como curar a dor de estômago

A dor de estômago pode ter diversas causas, que podem estar relacionadas com a alimentação ou alguma doença, mas também pode ser por causas emocionais, como ansiedade ou estresse, por exemplo.


1. Aloe vera para combater a acidez estomacal

O gel de aloe vera é capaz de reduzir a inflamação, aliviando os sintomas que sentimos quando o estômago e o esôfago apresentam algum tipo de irritação. Para aproveitar os seus benefícios, basta beber uma xícara de suco de aloe vera, fresco ou à temperatura ambiente, antes das refeições.


2. Amêndoas

As amêndoas são um excelente alimento com diversas propriedades nutricionais importantes para o nosso organismo, sendo uma ótima fonte de cálcio. Além disso, elas são consideradas um alimento alcalino, capaz de equilibrar o pH do corpo, ajudando a combater a acidez estomacal e seus sintomas.


3. Vinagre de maçã

Pode até parecer contraintuitivo, já que o vinagre é um alimento ácido, mas ele é capaz de ajudar a combater a acidez estomacal. Para utilizá-lo como remédio natural, basta ingerir uma ou duas colheres diariamente. Se não quiser consumi-lo puro, você pode misturá-lo a algum chá de sua preferência.


4. Camomila

O chá de camomila é conhecido por suas propriedades calmantes, e pode ajudar a tratar os sintomas desta condição e do refluxo gástrico. Você pode ingeri-lo após as refeições, sempre que sentir azia.


5. Maçã

A maçã pode acalmar a produção de ácidos no estômago e reduzir a sensação de queimação de forma muito rápida, já que pode neutralizar os ácidos estomacais em pouco tempo. Vale a pena experimentar este remédio tão simples e saudável.


6. Água morna com limão

Muito tem sido falado sobre este remédio natural que pode ser consumido todos os dias pela manhã, em jejum, logo após nos levantarmos, e certamente há motivos por trás destas recomendações.


7. Gengibre

Já conhecemos muitas das propriedades medicinais do gengibre, e seu uso para combater a acidez estomacal é outro dos benefícios desta especiaria deliciosa. A melhor forma de consumi-lo para este fim é fazendo um chá de gengibre, mas você também pode incluí-lo no preparo das refeições para potencializar seus efeitos curativos.

image

Leave a Comment