O que fazer para acabar com a tosse de gripe

image

A água com sal é uma boa pedida, principalmente em casos de tosses relacionadas a gripes ou resfriados. É possível fazer um gargarejo com água e sal ou usar um spray nasal com uma solução salina para eliminar os vírus ou as bactérias que fazem o muco escorrer pela garganta e provocam a tosse.

Full
Answer

Como tratar a tosse?

Antitussígenos, que são medicações prescritas para combater a tosse. Eles são geralmente a última opção a ser recomendada e só são prescritos, quando outras terapias falharam. Oficialmente, os efeitos dos antitussígenos de venda livre não são cientificamente comprovados.

Como tratar gripe caseiro?

Os remédios caseiros para gripe não substituem o tratamento recomendado pelo médico e, por isso, devem ser usados somente para complementar o tratamento indicado e ajudar na recuperação. Algumas opções de remédios caseiros para ajudar no tratamento da gripe são: 1. Chá de gengibre com limão

Quanto Tempo Demora para passar a tosse?

Há estudos que indicam que a tosse demora, em média, 18 dias a passar. Alguns medicamentos para a tosse, vendidos sem receita médica, podem ajudar a diminuir os sintomas ao secar o muco na garganta, suprimindo o reflexo da tosse. No entanto, não fazem a tosse desaparecer completamente.

Como combater o vírus da gripe?

Fazer lavagem nasal com soro ajuda na eliminação de secreção do nariz, que fica aumentada na gripe e resfriado, e reduz o desconforto na região, evitando dor de cabeça, a sensação de nariz entupido e o desenvolvimento de sinusite. Confira no vídeo a seguir como preparar um ótimo remédio caseiro para combater o vírus da gripe:

image


1. Ficar de repouso

Ficar em repouso é essencial para diminuir os sintomas da gripe e do resfriado, pois permite que o corpo use toda a sua energia para combater a doença. Fazer qualquer atividade física quando se está doente diminui as defesas do corpo, aumenta o risco de exposição a outros agentes infecciosos e retarda a cura.


2. Beber muitos líquidos

Os líquidos, especialmente a água, são ainda mais importantes se a gripe causar febre, uma vez que poderá ocorrer desidratação. Além do mais, os líquidos, como sucos de fruta, chás, vitaminas e sopas, podem proporcionar os nutrientes necessários quando a pessoa não consegue comer.


3. Usar remédios apenas com orientação

Caso existam muitos sintomas, o médico pode recomendar o uso de alguns medicamentos, como Aspirina ou Ibuprofeno, para aliviar os sintomas e acelerar a recuperação. Mas idealmente, estes medicamentos só devem ser usados com orientação de um médico.


4. Fazer gargarejos com água e sal

Os gargarejos com água e sal ajudam a diminuir o desconforto e inflamação da garganta que podem acontecer na gripe, além de serem eficazes na remoção de secreções ali presentes.


5. Aumentar a umidade

Aumentar a umidade do local em que se está, como no quarto ou em uma sala de estudo, por exemplo, ajuda a diminuir o desconforto da tosse e do ressecamento do nariz. Para isso, basta deixar um balde com água no cômodo.


6. Usar bolsa de água quente

Em alguns casos, pode haver também dor muscular, por isso, utilizar uma bolsa de água quente sobre os músculos ajuda a diminuir o desconforto muscular, pois ajuda a relaxar os músculos devido à vasodilatação que provoca.


7. Lavagem nasal com soro

Fazer lavagem nasal com soro ajuda na eliminação de secreção do nariz, que fica aumentada na gripe e resfriado, e reduz o desconforto na região, evitando dor de cabeça, a sensação de nariz entupido e o desenvolvimento de sinusite.


1. Chá de gengibre com limão

O chá de gengibre com limão contém gingerol, vitamina C e zingerona, compostos com ação anti-inflamatória, antimicrobiana e antioxidante, que ajudam a aliviar sintomas da gripe, como irritação na garganta e tosse. Veja como o gengibre pode ajudar no tratamento da gripe.


2. Suco de laranja com limão e própolis

Por ser rico em compostos com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, como a vitamina C e flavonoides, o suco de laranja com limão e própolis fortalece a imunidade, ajudando a combater o vírus da gripe.


3. Chá verde com mel

Por conter flavonoides e catequinas, que são compostos com ação antioxidante e anti-inflamatória, o chá verde ajuda a fortalecer o sistema imunológico. Já o mel possui propriedades antimicrobianas, ajudando a aliviar os sintomas da gripe, especialmente a tosse.


4. Chá de alho com limão

O alho contém alicina, aliina e alhoeno, compostos com propriedades antimicrobianas, anti-inflamatórias e antioxidantes, que fortalecem o sistema imunológico, ajudando a aliviar alguns sintomas da gripe, como a dor de cabeça e o nariz entupido.


5. Chá de guaco com mel

O chá de guaco contém propriedades expectorantes, anti-inflamatórias e broncodilatadoras, sendo uma ótima opção para ajudar no tratamento de problemas respiratórios, aliviando sintomas como tosse e catarro.


6. Leite quente com gengibre e anis estrelado

O leite quente hidrata a garganta e alivia alguns sintomas da gripe, como coriza, dor de garganta e tosse. Já o gengibre e o anis-estrelado contêm compostos com propriedades anti-inflamatória e antiviral, fortalecendo o sistema imunológico e ajudando no combate à gripe.


7. Chá de anis-estrelado

O chá de anis-estrelado é uma ótima opção para aliviar os sintomas e combater o vírus responsável pela gripe, porque contém ácido xiquímico, um composto que apresenta ação antiviral.


Evite os medicamentos antigripais

Os medicamentos antigripais têm várias substâncias ativas, incluindo anti-histamínicos, descongestionantes, paracetamol ou ácido acetilsalicílico, vitamina C e cafeína. Em geral, podem ser comprados sem receita médica. Mas devem ser evitados por várias razões.


Febre e dores no corpo: o que fazer

Pode tomar analgésicos comuns, como paracetamol, ibuprofeno ou ácido acetilsalicílico. No caso das crianças, é importante verificar as doses adequadas no folheto informativo ou na nossa calculadora. Grávidas e crianças não devem tomar ácido acetilsalicílico.


Líquidos para a dor de garganta

É um sintoma típico de faringite ou de amigdalite, a par da dor ao engolir. As dores de garganta podem dever-se a outras causas, como mudanças de temperatura, ar seco, febre-dos-fenos ou irritação devido à inalação de fumo de tabaco . Se não tiver pus, gânglios inchados ou dor ao engolir, o incómodo passa sem tratamento.


E se a tosse não passar em 15 dias?

É normal, após uma constipação, a tosse demorar umas semanas a passar, mesmo que a dor de garganta já tenha desaparecido e o nariz já esteja desentupido. Há estudos que indicam que a tosse demora, em média, 18 dias a passar.

image

Leave a Comment