3 remédios caseiros para tosse na gravidez
- 1. Chá de limão e gengibre O chá de limão e gengibre é uma boa opção caseira para aliviar a tosse na gravidez, pois os compostos fenólicos do gengibre, como o gingerol, chogaol e zingerona, têm propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, que facilitam a eliminação do catarro e ajudam a combater a tosse. …
- 2. Xarope de beterraba com mel …
- 3. Xarope de cebola
O que fazer quando a tosse na gravidez é seca e persistente?
O primeiro passo para acalmar a tosse na gravidez passa por manter a garganta bem hidratada. Para tal, existem alguns truques que podem ajudar a aliviar, tais como: Beber bastante água à temperatura ambiente (nem quente, nem fria); Ingerir 1 colher de mel.
Como a tosse na gravidez prejudica o bebé?
Em alguns casos, quando a tosse na gravidez é seca e persistente a gestante pode ter dor de barriga, devido às repetidas contrações dos músculos abdominais. Nesse caso, o médico poderá receitar um xarope ou anti-histamínico para aliviar a tosse e impedir essas contrações.
Como tratar a tosse durante a gestação?
A grávida também deve beber cerca de 2 litros de água por dia e tomar chás mornos, com mel e limão, que acalmam a tosse e são seguros durante a gestação. Quando a grávida apresenta tosse de longa duração ou associada a outros sintomas, como febre, deve procurar um clínico geral para diagnosticar a causa e iniciar o tratamento adequado.
Como diminuir o efeito da tosse na região abdominal?
Deixar uma bacia ou balde com água quente por perto, adicionando 2 gotas de óleo essencial de eucalipto. Uma estratégia que pode ser útil é sempre que tossir à noite, abraçar um travesseiro ou almofada sempre que for tossir porque isso diminui os efeitos da tosse na região abdominal.
1. Chá de limão e gengibre
O chá de limão e gengibre é uma boa opção caseira para aliviar a tosse na gravidez, pois os compostos fenólicos do gengibre, como o gingerol, chogaol e zingerona, têm propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, que facilitam a eliminação do catarro e ajudam a combater a tosse.
2. Xarope de beterraba com mel
O xarope de beterraba com mel pode ser usado para auxiliar no tratamento de tosse, gripes ou resfriados, devido às suas propriedades anti-inflamatórias das vias respiratórias e por ajudar a melhorar o sistema imunológico.
3. Xarope de cebola
O xarope de cebola ajuda a aliviar a tosse devido às resinas que a cebola libera com propriedades expectorantes e antimicrobianas, e o mel, que hidrata a garganta e ajuda a deixar o catarro mais líquido, facilitando sua eliminação.
Quando ir ao médico
Se a tosse não melhorar ou aliviar em cerca de 3 dias ou se estiverem presentes outros sintomas como febre, suor e arrepios, deve-se informar ao obstetra, porque podem ser sinais de complicações, como uma infecção, podendo ser necessário tomar antibióticos receitados pelo médico.
Como evitar a tosse na gravidez?
Para evitar a tosse na gravidez, é aconselhável que a mulher evite locais frios ou com grandes variações de temperatura, locais poluídos, com ácaros ou pó. Recomenda-se ainda a ingestão de cerca de 2 litros de água por dia, incluindo a toma de alguns chás (que não constituem perigo para a gravidez), tais como chá de limão com mel.
Como acalmar a tosse na gravidez?
O primeiro passo para acalmar a tosse na gravidez passa por manter a garganta bem hidratada. Para tal, existem alguns truques que podem ajudar a aliviar, tais como:
Como curar a tosse?
Em alguns casos, quando a tosse na gravidez é seca e persistente a gestante pode ter dor de barriga, devido às repetidas contrações dos músculos abdominais. Nesse caso, o médico poderá receitar um xarope ou anti-histamínico para aliviar a tosse e impedir essas contrações.
Remédios caseiros para a tosse na gravidez
O gengibre possui propriedades anti-inflamatórias e expetorantes que facilitam a eliminação da expetoração, e o limão é rico em vitamina C, que ajuda a melhorar as defesas do organismo e ajuda no combate a infecções.
Causas da tosse na gravidez
Uma das principais causas de tosse é a fraqueza do sistema imune. Com isso, o organismo da mulher se torna mais susceptível a agressões externas, como resfriados ou gripes.
Como aliviar a tosse na gravidez?
Além das opções de tratamento prescrito pelo médico, existem algumas medidas que ajudam a aliviar o desconforto causado pelas crises de tosse e eliminar as secreções:
Xarope para tosse na gravidez
Como foi dito anteriormente, quando a tosse seca é persistente, a gestante pode apresentar dores na barriga devido ao estiramento dos músculos abdominais e as repetidas contrações devido a tosse. Neste caso, o médico deverá receitar xaropes ou comprimidos anti-histamínicos, para aliviar a tosse.
Dicas de xarope natural para tosse na gravidez
O tomilho possui ação expetorante além de relaxar o trato respiratório. O mel, por sua vez, ajuda a acalmar e hidratar a garganta irritada e, ainda conserva o xarope. Veja como preparar o remédio:
Quando buscar ajuda médica?
A gestante deve solicitar a orientação do seu médico sempre que sentir algo de diferente com a sua saúde. Além disso, deve-se evitar a automedicação, mesmo ao utilizar produtos e receitas naturais.