O que fazer para acabar com a tosse na gravidez

image

3 remédios caseiros para tosse na gravidez

  • 1. Chá de limão e gengibre O chá de limão e gengibre é uma boa opção caseira para aliviar a tosse na gravidez, pois os compostos fenólicos do gengibre, como o gingerol, chogaol e zingerona, têm propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, que facilitam a eliminação do catarro e ajudam a combater a tosse. …
  • 2. Xarope de beterraba com mel …
  • 3. Xarope de cebola

Full
Answer

O que fazer quando a tosse na gravidez é seca e persistente?

O primeiro passo para acalmar a tosse na gravidez passa por manter a garganta bem hidratada. Para tal, existem alguns truques que podem ajudar a aliviar, tais como: Beber bastante água à temperatura ambiente (nem quente, nem fria); Ingerir 1 colher de mel.

Como a tosse na gravidez prejudica o bebé?

Em alguns casos, quando a tosse na gravidez é seca e persistente a gestante pode ter dor de barriga, devido às repetidas contrações dos músculos abdominais. Nesse caso, o médico poderá receitar um xarope ou anti-histamínico para aliviar a tosse e impedir essas contrações.

Como tratar a tosse durante a gestação?

A grávida também deve beber cerca de 2 litros de água por dia e tomar chás mornos, com mel e limão, que acalmam a tosse e são seguros durante a gestação. Quando a grávida apresenta tosse de longa duração ou associada a outros sintomas, como febre, deve procurar um clínico geral para diagnosticar a causa e iniciar o tratamento adequado.

Como diminuir o efeito da tosse na região abdominal?

Deixar uma bacia ou balde com água quente por perto, adicionando 2 gotas de óleo essencial de eucalipto. Uma estratégia que pode ser útil é sempre que tossir à noite, abraçar um travesseiro ou almofada sempre que for tossir porque isso diminui os efeitos da tosse na região abdominal.

image


1. Chá de limão e gengibre

O chá de limão e gengibre é uma boa opção caseira para aliviar a tosse na gravidez, pois os compostos fenólicos do gengibre, como o gingerol, chogaol e zingerona, têm propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, que facilitam a eliminação do catarro e ajudam a combater a tosse.


2. Xarope de beterraba com mel

O xarope de beterraba com mel pode ser usado para auxiliar no tratamento de tosse, gripes ou resfriados, devido às suas propriedades anti-inflamatórias das vias respiratórias e por ajudar a melhorar o sistema imunológico.


3. Xarope de cebola

O xarope de cebola ajuda a aliviar a tosse devido às resinas que a cebola libera com propriedades expectorantes e antimicrobianas, e o mel, que hidrata a garganta e ajuda a deixar o catarro mais líquido, facilitando sua eliminação.


Quando ir ao médico

Se a tosse não melhorar ou aliviar em cerca de 3 dias ou se estiverem presentes outros sintomas como febre, suor e arrepios, deve-se informar ao obstetra, porque podem ser sinais de complicações, como uma infecção, podendo ser necessário tomar antibióticos receitados pelo médico.


Como evitar a tosse na gravidez?

Para evitar a tosse na gravidez, é aconselhável que a mulher evite locais frios ou com grandes variações de temperatura, locais poluídos, com ácaros ou pó. Recomenda-se ainda a ingestão de cerca de 2 litros de água por dia, incluindo a toma de alguns chás (que não constituem perigo para a gravidez), tais como chá de limão com mel.


Como acalmar a tosse na gravidez?

O primeiro passo para acalmar a tosse na gravidez passa por manter a garganta bem hidratada. Para tal, existem alguns truques que podem ajudar a aliviar, tais como:


Como curar a tosse?

Em alguns casos, quando a tosse na gravidez é seca e persistente a gestante pode ter dor de barriga, devido às repetidas contrações dos músculos abdominais. Nesse caso, o médico poderá receitar um xarope ou anti-histamínico para aliviar a tosse e impedir essas contrações.


Remédios caseiros para a tosse na gravidez

O gengibre possui propriedades anti-inflamatórias e expetorantes que facilitam a eliminação da expetoração, e o limão é rico em vitamina C, que ajuda a melhorar as defesas do organismo e ajuda no combate a infecções.


Causas da tosse na gravidez

Uma das principais causas de tosse é a fraqueza do sistema imune. Com isso, o organismo da mulher se torna mais susceptível a agressões externas, como resfriados ou gripes.


Como aliviar a tosse na gravidez?

Além das opções de tratamento prescrito pelo médico, existem algumas medidas que ajudam a aliviar o desconforto causado pelas crises de tosse e eliminar as secreções:


Xarope para tosse na gravidez

Como foi dito anteriormente, quando a tosse seca é persistente, a gestante pode apresentar dores na barriga devido ao estiramento dos músculos abdominais e as repetidas contrações devido a tosse. Neste caso, o médico deverá receitar xaropes ou comprimidos anti-histamínicos, para aliviar a tosse.


Dicas de xarope natural para tosse na gravidez

O tomilho possui ação expetorante além de relaxar o trato respiratório. O mel, por sua vez, ajuda a acalmar e hidratar a garganta irritada e, ainda conserva o xarope. Veja como preparar o remédio:


Quando buscar ajuda médica?

A gestante deve solicitar a orientação do seu médico sempre que sentir algo de diferente com a sua saúde. Além disso, deve-se evitar a automedicação, mesmo ao utilizar produtos e receitas naturais.

image

Leave a Comment