O que fazer para acabar com a umidade no quarto

image

Como fazer?

  • Aplique um pouco de bicarbonato de sódio sobre as áreas afetadas, deixe agir por duras horas e retire com uma escova.
  • Além disso, você pode colocar um pouco do ingrediente em vários recipientes e distribuí-los pelos armários que apresentem umidade.

Full
Answer


Como tirar a umidade do quarto sem janela?

Quarto sem janela: o que fazer?Ventilação.Coloque um ventilador no teto ou no fundo do quarto para regenerar o ar. … Evite objetos que possam causar umidade, como madeira, papel e couro, pois esses objetos, dependendo da temperatura, criam bolores que provocam fungos e mofo.More items…•


Como tirar a umidade da cama?

Como tirar mofo do colchãoLeve o colchão para um local com sol e deixe-o exposto o máximo de tempo possível. … Feito isso, limpe o colchão com o aspirador e a solução de bicarbonato de sódio e coloque-o no sol novamente. … Além disso, vale checar se não há umidade excessiva no seu quarto e outros locais como mofo e bolor.


Como tirar umidade do ambiente de forma natural?

Abrir portas, janelas e armários é importante para arejar os ambientes. Nos dias de sol, deixe os cômodos abertos durante o máximo de tempo possível. Nos dias úmidos, abra somente pelo tempo suficiente para fazer o ar circular e depois feche para evitar que mais umidade entre em casa.


O que é bom para tirar umidade do quarto?

Soluções para tirar umidade de ambientes fechados!1 – Janelas abertas. Quando as temperaturas baixam, temos a tendência de fechar tudo para evitar a entrada do ar gelado em casa. … 2 – Giz. … 3 – Carvão. … 4 – Tinta impermeabilizante. … 5 – Desumidificador de ar.


Faz mal dormir em quarto úmido?

Um quarto húmido é perfeito para a proliferação de ácaros e bolores. Estes produzem fungos que causam alergias e doenças respiratórias que podem tornar-se crónicas. Os ácaros, pelos seus excrementos que contêm alergénios, também são prejudiciais para a saúde.


Quais plantas absorvem umidade?

5 plantas que reduzem a umidade dentro de casa1 – Lírio da Paz. … 2 – Samambaia de Boston. … 3 – Clorofito. … 4 – Hedera Helix. … 5 – Palmeiras.


Como usar sal grosso para tirar umidade?

O primeiro passo que deverá seguir para poder eliminar a umidade de um quarto ou outro cômodo é conseguir um recipiente plano e enchê-lo com um quilo de sal grosso. Depois coloque o recipiente no quarto em que deseja eliminar a umidade. Ao fim de 2 dias verá que o sal terá absorvido grande parte da umidade no ambiente.


Como fazer um antimofo com sal grosso?

Antimofo caseiro com sal grosso e amaciante Faça vários furos com o alfinete no fundo do pote de iogurte pequeno, coloque um pouco de sal grosso dentro dele e coloque-o dentro do pote de iogurte grande. Tampe o pote com uma folha de filtro de papel e prenda com um elástico. Pronto!


O que a umidade pode causar à saúde?

Coriza, tosse intensa, nariz entupido, secreção, dores de cabeça e até mesmo febre são sintomas que podem estar relacionados a problemas respiratórios decorrentes da umidade em excesso.


Porque as cobertas ficam Umidas?

Por que as paredes ficam úmidas no inverno? A condensação é um fenômeno que acontece quando o vapor (ar quente e úmido) se choca contra uma superfície fria, fazendo com que a água contida no ar volte para o estado líquido. É isso que faz com que escorram gotas d’água pelas paredes no frio.


Porque as cobertas ficam Umidas?

Por que as paredes ficam úmidas no inverno? A condensação é um fenômeno que acontece quando o vapor (ar quente e úmido) se choca contra uma superfície fria, fazendo com que a água contida no ar volte para o estado líquido. É isso que faz com que escorram gotas d’água pelas paredes no frio.


Como usar sal grosso para tirar umidade?

O primeiro passo que deverá seguir para poder eliminar a umidade de um quarto ou outro cômodo é conseguir um recipiente plano e enchê-lo com um quilo de sal grosso. Depois coloque o recipiente no quarto em que deseja eliminar a umidade. Ao fim de 2 dias verá que o sal terá absorvido grande parte da umidade no ambiente.


O que fazer em dias úmidos?

Abra as janelas da casa e deixe sol entrar e o ar circular pelas peças pelo menos duas vezes por semana. Assim, há menos chances da umidade se acumular e de aparecerem bolhas, mofos e manchas em sua casa. Não deixe tudo fechado por estar frio. Para auxiliar no processo, a dica é usar um ventilador nas peças úmidas.


O que a umidade pode causar à saúde?

Coriza, tosse intensa, nariz entupido, secreção, dores de cabeça e até mesmo febre são sintomas que podem estar relacionados a problemas respiratórios decorrentes da umidade em excesso.


O que ocasiona a umidade?

É importante sabermos o que ocasiona a umidade para assim podermos tratá-la mais eficazmente. De nada adianta secar uma parede úmida se houver um cano que esteja rompido ou então alguma calha que estejam causando esta umidade e nós não a tratarmos.


Como tirar a umidade do quarto

No quarto os locais mais comuns a ficarem úmidos são armários, atrás e embaixo da cama, perto da janela e até mesmo sua própria cama.


Evitando que a umidade volte

Uma vez que você já sabe como tirar a umidade do quarto, você agora precisa evitar que ela retorne, e para fazer isso é fácil.


O que fazer quando o quarto é muito úmido?

Uma dica de como tirar a umidade do quarto é abrir também as portas dos armários, gavetas e outros móveis para renovar o ar. Já para o banheiro, é importante deixar a porta e janela abertas após o banho para deixar sair o vapor e não acumular umidade no ambiente.


Como tirar a umidade do quarto com Ar-condicionado?

Como funciona a desumidificação Depois de selecionar a função desumidificar do ar – condicionado, o aparelho fará o resto sozinho, sem que você precise interferir. O aparelho vai identificar qual é a umidade indicada para o ambiente e vai retirar o excesso, deixando o ambiente mais agradável.


Como saber se o quarto e úmido?

Existem algumas dicas que podem ajudar você com isso. A começar: a umidade ideal para um ambiente interno é 45%. Se bater os 30%, já é considerado muito seco, e chegar nos 50%, é úmido demais.


Como diminuir a umidade em sua casa?

Assim, há menos chances da umidade se acumular e de aparecerem bolhas, mofos e manchas em sua casa. Não deixe tudo fechado por estar frio. Para diminuir a umidade da casa, deixe portas e janelas abertas por algum tempo para ventilar os cômodos, depois feche e não abra mais para evitar a entrada de mais umidade.


Como diminuir a umidade em ambientes fechados?

Uma das principais dicas realmente eficientes de como diminuir a umidade em ambientes fechados é usar argamassa impermeabilizante. Esse material é indicado para solucionar umidade provocada por infiltrações e capilaridade. A argamassa impermeabilizante deve entrar na parede.


Como remover a umidade da sua casa?

Se quiser remover a umidade da sua casa, pode por em prática um truque muito simples que consiste em pendurar a roupa em lugares abertos ou exterior. Isto porque, depois da lavagem, deixar as roupas penduradas dentro de casa, fará com que aumente muito a umidade.


Qual a consequência do excesso de umidade na casa?

Além da sensação de abafado, o excesso de umidade é responsável por tornar cada canto da casa propício para proliferação de ácaros e fungos.


1. Vinagre branco contra a umidade em casa

O vinagre branco é um dos produtos naturais por excelência para a limpeza do mofo e da umidade em casa.


2. Abra as janelas

Abrir as janelas é uma ação muito simples para evitar o acúmulo de mofo, ácaros e outras impurezas.


3. Evite cobrir a umidade em casa

Na ânsia para disfarçar as manchas de umidade que se formam nas paredes, algumas pessoas posicionam móveis e outros elementos sobre a área afetada.


4. Não estenda a roupa dentro de casa

Um dos erros que facilitam o crescimento do mofo e os maus odores dentro do lar é estender as roupas lavadas nos espaços internos.


5. Bicarbonato de sódio

Outra das alternativas econômicas para eliminar o odor e as manchas de umidade em casa é o bicarbonato de sódio.


6. Sal marinho

O sal marinho é um ingrediente natural que pode nos ajudar a acabar com a umidade dos espaços fechados.


7. Bórax

O bórax é uma substância com propriedades fungicidas que, diferentemente de outros produtos como o alvejante, é menos agressivo com o meio ambiente.


Manter a humidade ideal no interior de casa

As casas de banho e a cozinha são as zonas mais críticas numa casa. O vapor produzido pelos banhos e pelos tachos ao lume é o principal culpado nestas divisões, mas não é o único.


Consequências do excesso de humidade

O bolor e o mofo são uma das principais consequências do excesso de humidade no interior de uma casa e desenvolvem-se em ambientes húmidos e com elevada humidade relativa, levando ao aparecimento de danos nos edifícios e nos materiais orgânicos (papel, tecidos, quadros, madeiras, couros, etc.).


Quando arejar a casa

Abrir as portas e janelas e deixar o ar entrar é um passo importante para uma ventilação adequada em casa. Esta ventilação pode ser natural (através de portas e janelas) ou forçada (ventiladores, extratores e exaustores).


Exclusivo Simpatizantes

Para ler, basta ter conta no site (disponível para subscritores e não-subscritores).


Humidade infiltrada (chuva)

Este tipo de humidade surge através do aparecimento de manchas amarelas na parede e deve-se à infiltração de água da chuva. Se o problema não for tratado, a mancha acaba por escurecer e ganha bolor.


Humidade de condensação

O caso da humidade de condensação é diferente. Caracteriza-se por apresentar manchas de humidade com aspeto irregular nas paredes ou no teto, e aloja-se sobretudo nos cantos. Por vezes surgem bolores e cheiro a bafio e é mais frequente no inverno.


Fugas na canalização

Quando a humidade surge por causa de fugas na canalização, começam a aparecer manchas húmidas permanentes e possivelmente bolor junto às canalizações e a aparelhos sanitários.


Humidade ascendente

Finalmente, a humidade ascendente tem como principal manifestação o aparecimento de manchas que sobem a partir do chão. No exterior da habitação, pode ocorrer a formação de salitre ou musgo e no interior podem aparecer bolores ou fissuras.


Aplique um bom isolamento

Um forma que ajuda a responder à questão de como reduzir a humidade em casa é mesmo apostar num bom isolamento. O isolamento é essencial para evitar que a humidade do exterior entre em casa, além de evitar a perda de ar seco e quente do ar condicionado ou do aquecimento.


Deixe o ar entrar!

Uma ventilação adequada é outro dos passos absolutamente essenciais para controlar o excesso de humidade em sua casa. A ventilação pode ser natural (através de portas e janelas) ou forçada (ventiladores, extratores e exaustores).


Atenção às plantas que escolhe para casa

Sabia que há plantas que podem aumentar o nível de humidade de sua casa? Algumas espécies libertam vapor de água na sua respiração o que pode ser contraproducente numa casa onde a humidade em excesso já é um problema.


Quarto limpo e arejado

O tempo seco ajuda muito para a proliferação de ácaros e fungos. Sendo assim, uma das mais importantes dicas é manter seu quarto sempre limpo e bastante arejado.


Toalha úmida

Coloque uma toalha úmida em uma cadeira perto da sua cama ou na cabeceira. Como ela tem uma boa capacidade de absorção, a água irá evaporar aos poucos durante a noite, assim ajudando com a umidade no ar.


Bacia com água

É uma dica bem conhecida, mas bastante eficiente. Pouco antes de se deitar, encha uma bacia ou um balde com água e coloque ao lado da sua cama. Ela terá o efeito parecido com a da toalha, da dica anterior: irá evaporar, ajudando a melhorar sua respiração e a umidificação do ar.


Plantas

Além de dar um visual muito elegante ao cômodo, as plantas podem ajudar muito na umidade do seu quarto. Elas auxiliam no processo de filtragem do ar, ajudando assim na qualidade da sua respiração.

image

Leave a Comment