Como escolher um remédio para as aftas?
Encontrar um remédio para as aftas é relativamente simples e existe uma grande variedade de opções de tratamento disponíveis. A escolha depende sempre da gravidade da lesão, pelo que deve aconselhar-se com o seu médico e farmacêutico.
Como aliviar os sintomas de aftas?
A escolha depende sempre da gravidade da lesão, pelo que deve aconselhar-se com o seu médico e farmacêutico. Alguns dos fármacos mais eficazes e mais comumente utilizados são os anestésicos, analgésicos, anti-inflamatórios, antimicrobianos e corticoides tópicos.
Como tratar aftas caseiras?
Evitar alimentos picantes é uma das principais orientações para quem tem afta, afinal, esses alimentos podem tornar as feridas ainda mais dolorosas. Todavia, as propriedades de algumas especiarias, como a pimenta caiena, podem ajudar a aliviar os sintomas.
Como curar a afta?
Os corticoides tópicos são indicados para casos mais graves, em que a dor é intensa e persistente, e em que o tamanho da úlcera assume grandes proporções. Podem ser encontrados em forma de gel, pomadas, cremes ou loções, sendo amplamente indicados em casos de doenças na pele e reações alérgicas.
2. Óleo de coco
Reconhecido por suas múltiplas aplicações medicinais e cosméticas, o óleo de coco é outra solução eficaz para curar uma afta rapidamente. Sua propriedades antimicrobianas ajudam a inibir a ação das bactérias e evita que as lesões fiquem infectadas.
4. Camomila
Além de ajudar a curar as aftas, a camomila é usada para acelerar o alívio de feridas e alergias da pele. Seu teor de azuleno e levomenol fornece propriedades anti-inflamatórias e antissépticas que atuam positivamente contra esses problemas.
A prevenção
É difícil estabelecer uma estratégia 100% certeira para evitar a recorrência das aftas, mas medidas como zelar por uma alimentação balanceada, pela imunidade e pela higiene bucal garantem maior proteção contra as feridas.
O diagnóstico
Um simples exame físico no dentista ou no médico dá a certeza de que se trata de afta. Quando o problema demora a ir embora, aparece com frequência ou leva a complicações, como infecções por bactérias, recomenda-se procurar apoio especializado.
O tratamento
A afta tende a desaparecer sozinha depois de duas semanas em média. Mas, se houver desconforto demais, um especialista poderá prescrever pomadas analgésicas e anti-inflamatórias ou até mesmo medicamentos de uso oral. Bochechos com própolis também funcionam, mas como paliativo.
¿Como curar a afta naturalmente?
Aplicar uma pedrinha de gelo diretamente sobre a afta dolorida também é uma excelente forma de anestesiar a língua para conseguir comer, por exemplo. Outras estratégias naturais que podem ajudar a cura a afta são aplicar o óleo de melaleuca diretamente sobre a afta, manter um cravinho-da-índia na boca ou tomar diariamente 1 colher de mel com extrato de própolis, por exemplo.
¿ Como curar aftas na língua?
Para curar uma afta na língua deve-se escovar os dentes e usar um enxaguante bucal sem álcool, pelo menos, 3 vezes ao dia, e aplicar uma pedrinha de gelo diretamente sobre a afta dolorida, por exemplo.
¿ Como é a afta no perro?
A afta manifesta-se através de uma pequena lesão esbranquiçada, de forma circular ou oval, que é circundada por um “anel” avermelhado, que provoca intensa dor e dificuldade para comer, falar e engolir.
O que fazer para curar a afta rápido?
Além dos fármacos, alguns outros cuidados podem ajudar a curar a afta ainda mais rápido. Entre essas medidas estão:
O que é afta?
A afta se trata de pequenas formações de úlceras na zona bucal, podendo aparecer não só na região da mucosa, mas também no céu da boca, língua e até mesmo na garganta.
Causas
As aftas podem dever-se à presença de estomatite aftosa, a efeitos secundários de certos medicamentos (anti-inflamatórios e anti-hipertensores), à presença de outras doenças sistémicas e mais graves ou a condições, como por exemplo:
Tratamento
A intensidade da dor, o tempo de cicatrização e a resposta aos tratamentos para a estomatite aftosa variam de pessoa para pessoa mas, na maioria dos casos, a cicatrização ocorre em cerca de 15 dias. O objetivo do tratamento passa por minimizar os sintomas e prevenir a sua recorrência.
Afinal, como curar a afta?
O tratamento de como curar afta vai depender da causa principal da ferida e do grau no qual ela se encontra.
O que é afta?
Afta é o nome dado para pequenas úlceras arredondadas e esbranquiçadas ou rosadas que aparecem na mucosa bucal. As aftas podem surgir na região das gengivas, beira dos lábios, céu da boca, no interior das bochechas, língua e até mesmo na garganta.
1. Enxaguar a boca com bicarbonato de sódio
Bicarbonato de sódio é uma substância com base alcalina e poder antisséptico natural que impede a contaminação por micróbios e combate infecções. Seu pH pode neutralizar os ácidos que irritam a afta, além de matar possíveis bactérias que possam estar contribuindo com o quadro.
5. Gelo
O gelo é a opção mais rápida para aliviar desconfortos causados pelas aftas, já que ameniza rapidamente a dor no local. Por mais que esse alívio seja temporário, pode ser muito útil.
8. Vinagre de maçã
Devido à sua acidez, o vinagre de maçã pode ajudar a reduzir bactérias ruins e manter a flora oral saudável, colaborando com o equilíbrio que pode amenizar quadros de aftas.
10. Óleo de coco
O óleo de coco consegue tratar as aftas naturalmente devido a seus extensos componentes antimicrobianos – ácidos graxos – e seus composto anti-inflamatórios e analgésicos. Essas propriedades reduzem o inchaço e a dor gerados pelo problema.
1. Bicarbonato de sódio
Um remédio clássico para as aftas é o bicarbonato de sódio , que tem propriedades antissépticas que nos ajudarão a combater as feridas muito facilmente. É um remédio não apenas simples, mas também muito econômico e ao qual podemos nos acostumar facilmente.
2. Leite de coco
As aftas podem ser combatidas de muitas maneiras diferentes. Uma das formas mais agradáveis é usando o leite de coco. Ele é obtido a partir da polpa do coco e tem propriedades muito úteis para curar aftas.
3. Infusão de camomila para curar feridas
A camomila tem incríveis propriedades antissépticas e anti-inflamatórias, por isso é uma grande aliada na tentativa de curar as aftas na boca naturalmente. A melhor maneira de usá-la adequadamente é tomá-la como uma infusão.
4. Mel para as úlceras bucais
Quando se trata de curar as úlceras bucais, o mel funciona bem devido às suas propriedades anti-inflamatórias. Ele também tem propriedades antibacterianas que ajudam na eliminação de feridas na boca.
6. Suco de coentro para curar aftas na boca
O coentro é uma das melhores especiarias que você pode usar para curar aftas, uma vez que tem propriedades antissépticas, anti-inflamatórias e antifúngicas que reduzem a dor e combatem a infecção.
7. Mamão amassado
O mamão pode ser um bom remédio para curar aftas e outros problemas orais, como a gengivite e a candidíase . Isto acontece devido aos seus compostos desintoxicantes, principalmente a papaína.