O que fazer para acabar com as birras

image

O que você precisa saber para lidar com as birras?

  • 1. Não se importar com o que os outros pensam …
  • 2. Resolver o conflito sem violência …
  • 3. Saber que as birras do seu filho são um pedido por limites …
  • 4. Ser resiliente …
  • 5. Ter em mente que as birras são vividas de formas diferentes em cada família …
  • 6. Ter consciência do que proíbe, do que permite e do que solicita …

Full
Answer

O que são birras e como lidar com elas?

As birras são uma manifestação de desagrado, que geralmente surge quando uma criança se sente “frustrada” por não conseguir atingir determinado objectivo, seja porque é incapaz de o fazer ou então, mais frequentemente, porque é contrariada. Saiba o que fazer nestas situações através do nosso site Pediatria para Todos.

Como lidar com a birra?

A única solução é aprender a lidar com isso da melhor forma. Veja algumas dicas: 1. Peça para seu filho (a) colocar seu sentimento em palavras. Foto: iStock. Quando a birra acontece, é importante ajudar a criança a colocar em palavras os sentimentos ou as sensações que está tendo naquele momento.

Como lidar com A Birra do seu filho?

O momento de lidar com aas birras do seu filho pode ser uma oportunidade para esse aprendizado. Lembrando: esse é um momento de aprendizado mútuo quando você, familiar, adota uma postura que seja condizente com a sua posição nessa relação.

Por que as crianças têm birras?

E embora seja difícil de acreditar, eles também são mais fáceis de carregar do que você imagina. As crianças têm birras quando confrontadas com circunstâncias que não sabem administrar.

image


O que é uma birra?

Birra é a palavra coloquial para o comportamento exagerado que a criança faz, um berreiro ou um acesso de raiva. Como as crianças gritam e choram alto, berram, assim como os bezerros, talvez o termo tenha surgido daí.


Cinco maravilhosas técnicas para acalmar as birras

Primeiro, devemos descobrir o que acontece com o nosso filho. Se vemos que ele está bem e acaba de fazer birra totalmente gratuita e sem fundamento, é necessário dirigir-se a ele com uma atitude calma e mostrar-lhe como queremos que se comporte.


O que você precisa saber para lidar com as birras?

Para ajudar mães e pais a lidar com as birras dos filhos e filhas, a psicóloga Sarah Helena pontua que é importante:


Até quando criança fazendo birra é normal?

Nós conversamos com Sarah Helena, psicóloga e curadora na Leiturinha, que além de tudo isso, é também mãe da pequena Cecília, de 5 anos . Ela nos ajudou a entender um pouco sobre as causas e as formas de lidar com as tão temidas birras do seu filho.


As birras infantis

As birras nada mais são do que um sintoma de que a criança não sabe como lidar com uma frustração e que ainda não está preparado para externalizar isso de outro jeito. Como um diálogo, por exemplo. Com 1 ou 2 anos, ela definitivamente não sabe como se comunicar claramente de outra forma.


Por que acontecem as birras infantis?

A neurociência explica exatamente o que são as birras infantis e porque elas acontecem. Então, primeiramente, é preciso entender que durante a primeira infância o sistema neural da criança ainda não se desenvolveu completamente. Ou seja, a região cerebral ainda está incompleta.


1. Peça para seu filho (a) colocar seu sentimento em palavras

Quando a birra acontece, é importante ajudar a criança a colocar em palavras os sentimentos ou as sensações que está tendo naquele momento. Muitas vezes o nervosismo é porque está sentindo algo e não consegue expressar. Pode ser fome, por exemplo.


2. Não abandone a criança

Deixar a criança chorando quieta ou dar atenção à birra que ela faz? O ideal, segundo especialistas, é ficar ao lado do filho para que ele não se sinta abandonado, especialmente se for em um local público.


3. Confie na sua intuição para saber se deve ou não abraçar a criança

As opiniões são controversas. Há especialistas que dizem que é bom e outros que dizem que não. Dar carinho no momento da birra pode ajudar a se acalmar, mas, por outro lado, pode reforçar o comportamento negativo. É seu coração que vai dizer. Se sentir que ele precisa, abrace.


5. Evite a birra

Se você já sabe que seu filho costuma fazer birra por um determinado motivo, procure contornar isso e não deixar acontecer. Se o motivo mais comum é fome, por exemplo, dê um lanche antes de sair, leve sempre algo que a criança possa comer em uma emergência. Assim você se antecipa e consegue evitar algumas birras.


6. Cumpra com o que disse para a criança

Em lugares públicos pode ser necessário ir embora. Nesses casos, diga para a criança que se ela continuar fazendo, não vão continuar naquele programa (um shopping, um parque, entre outros). Mas, se avisou que iria embora, vá.


7. Identifique e procure resolver o motivo da birra

Se a intensidade e a frequência das birras forem muito grandes, veja se há algum motivo. Pode ser alguma dificuldade familiar, alguma alteração na rotina da criança, entre outros fatores. Tente identificar e resolver, eliminando assim a causa das birras.


8. Procure não perder a paciência

Não é fácil, mas quando seu filho (a) estiver exaltado (a), você tem que manter a calma. Ele não pode perceber que te tirou do sério, pois no momento em que você sai do sério, você perde o controle da situação. Ter paciência é o primeiro passo para conter a birra dos pequenos.

image

Leave a Comment