O que fazer para acabar com as varizes nas pernas

image

Procedures

Self-care

Specialist To Consult

image


O surgimento das varizes

Talvez você tenha notado que tem algumas varizes e veias nas pernas, e não tenha dado muita atenção a elas. No entanto, é importante analisar a evolução para que elas não se transformem em um problema mais sério.


Remédios naturais para tratar as varizes

Esta fruta tem muitas propriedades para melhorar a qualidade e a circulação sanguínea, já que possui propriedades vasodilatadoras, anti-hemorrágicas e, além disso, fortalecem as paredes das veias.


Quais os principais tratamentos para varizes nas pernas?

Para isso, é necessário o diagnóstico por um angiologista. Normalmente, é realizado um ultrassom vascular, em que se observa com maior precisão a estrutura e a saúde das veias.


O que são varizes nas pernas?

As varizes, de modo geral, são veias não saudáveis — por estarem dilatadas, defeituosas, tortuosas e por apresentarem uma coloração azulada na pele. Podem surgir em diversas áreas do corpo, sendo mais frequente surgirem nas pernas.


Qual o sinal de que é preciso fazer um tratamento para varizes?

O tratamento é necessário sempre que observado algum quadro de varizes, independentemente do grau. Por isso, o acompanhamento com o angiologista é indispensável, já que o diagnóstico da doença depende da consulta médica. Para saber se é necessário buscar um especialista, fique alerta aos sinais que indicam a presença de complicações nas veias, como:


Relacionadas

A pessoa com varizes não deve hesitar em procurar ajuda médica, pois o problema deve ser tratado corretamente e, em muitos casos, é indicada a cirurgia. “Nos casos em que o cirurgião vascular diagnosticar varizes, salvo problemas de saúde que impeçam a cirurgia, a retirada é indicada para melhora do retorno venoso”, comenta Carolina.


1. Vinagre de maçã

Basta aplicar o vinagre de maçã na pele sobre as veias varicosas, massageando suavemente. Isso deve ser feito duas vezes ao dia, preferencialmente de manhã e antes de dormir.


2. Azeite

A dica é misturar azeite com vitamina E, aquecendo um pouco a mistura. Depois, quando não estiver tão quente, aplicar a mistura na área varicosa, massageando suavemente. Isso deve ser feito duas vezes ao dia.


4. Exercícios e hábitos

Como o aumento de peso, o tabagismo e o sedentarismo são fatores de risco para as varizes, Carolina destaca que esses são os vilões que podem ser evitados com novos hábitos de vida.


5. Hamamélis

É um tipo de tratamento fitoterápico indicado para as varizes. Basta mergulhar um pano ou um pedaço de algodão em uma loção de Hamamélis, e colocá-lo sobre a área afetada, massageando suavemente por alguns minutos.


6. Consumo de pimenta caiena

Por ser fonte de vitamina C e bioflavonóides, esse tipo de pimenta pode ajuda a aumentar a circulação sanguínea, aliviando as varizes. Indica-se o consumo de uma colher (chá) da pimenta em pó em uma xícara de água quente, três vezes ao dia.


7. Folha de videira

Fonte de flavonoides (substâncias anti-inflamatórias), as folhas de videira agem na parede interna das veias, podendo ser aliadas no tratamento das varizes.


Como elas aparecem

O sangue é transportado ao longo do corpo através de artérias e veias. A artéria conduz o sangue rico em oxigénio para longe do coração, em direção ao resto do corpo, abastecendo os órgãos e os tecidos. A veia é o vaso que leva o sangue de volta ao coração e pulmões para que ele possa receber oxigénio novamente.


Fatores de risco

As varizes nas pernas são muito comuns, afetando uma grande parte da população. Há, no entanto, fatores de risco importantes a ter em conta. Estes são os mais importantes:


Sintomas e complicações

Habitualmente, as queixas de quem sofre de varizes são a dor, o inchaço e a sensação de peso e cansaço nos membros inferiores. Estes sintomas costumam agravar-se ao longo do dia e aliviam com a elevação das pernas.


Tratamento

O diagnóstico da doença venosa crónica é, habitualmente, feito por um médico especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular, após um exame físico cuidadoso e a execução de um exame de ecografia chamado ecodoppler venoso, que permite estudar a morfologia e a circulação das veias dos membros inferiores.


Prevenção

Embora os tratamentos atualmente disponíveis sejam eficientes, o doente deve estar consciente de que se trata de um problema crónico, pelo que existe sempre o risco de voltarem a aparecer varizes no futuro.


Sintomas de varizes nas pernas

Apesar de ser comum que muitas pessoas sintam dor nas pernas, isso não é regra. Na verdade, na maioria dos casos, de fato não há dor. Graças a isso, muitos acabam não procurando ajuda, o que certamente é um erro, pois as varizes representam um sério risco de complicações.


Complicações das varizes nas pernas

Qualquer condição que atrapalhe o fluxo sanguíneo natural pode levar às complicações, não é diferente com as varizes. Apesar disso, na maioria dos casos os indivíduos não desenvolvem complicações.


O que causa varizes nas pernas

As veias têm válvulas unilaterais que fazem com que o sangue flua em apenas uma direção. Quando as paredes das veias se esticam, elas se tornam menos flexíveis, deixando as válvulas mais fracas.


Varizes durante a gravidez

A gravidez é o período da vida em que as mulheres estão mais propensas a desenvolver as varizes. Isso ocorre graças a uma sobrecarga que afeta o sistema circulatório, afinal, a mulher tem quantidades maiores de sangue no corpo durante a gestação.


Tratamentos para varizes nas pernas

Para evitar que as varizes desenvolvam complicações, o ideal é consultar um médico e iniciar o tratamento recomendado. No entanto, é verdade que na maioria dos casos as pessoas com varizes não desenvolvem complicações.


Cuidados pós tratamento

Independentemente do tipo de tratamento realizado, os cuidados para garantir uma recuperação eficaz são importantes. É necessário seguir as recomendações médicas à risca, sem desvios e sem fazer nada antes de perguntar ao profissional.


Como prevenir as varizes nas pernas

Certamente, você vai querer evitar o surgimento de novas varizes. Em pessoas que já tiveram o problema ou naquelas que fazem parte dos grupos mais propensos a desenvolvê-las, alguns dos cuidados são indicados 3:


Varizes Pélvicas, Esofágicas e Internas

Varizes pélvicas se caracterizam veias tortuosas, dilatadas, e também insuficientes que surgem em área de pelve. Aparecem em especial circundantes aos órgãos da mulher, ou seja, trompas, ovários e útero.


Quais São as Causas das varizes nas pernas?

As varizes, veias dilatadas que normalmente acontecem em parte mais superficial da derme. Causa mais geral para varizes se caracteriza influência genética, já que há predisposição familiar forte.

image


Como Elas aparecem


Fatores de Risco


Sintomas E Complicações


Tratamento

Your provider will work with you to develop a care plan that may include one or more of these treatment options.

Treatment involves self care, medications of underlying cause and surgery in severe cases. Varicose veins during pregnancy will usually resolve itself after the delivery.

Procedures

Sclerotherapy: Foam solution is injected into the large vein to close the vein and seal it.

Laser surgery: Strong bursts of light onto the vein, which makes veins fade and disappear.

Catheter assisted procedure: Catheter insertion, heating it and destroying the vein to collapse and seal.

Vein stripping: Tying a vein before it joins a deep vein and removing through small incision.

Ambulatory phlebectomy: Doctor removes varicose vein by series of punctures.

Endoscopic perforator vein surgery: To visualize and close varicose veins and remove the veins through small incisions.

Self-care

Always talk to your provider before starting anything.

Exercise and weight loss, climbing stairs, compression stockings improves the symptoms.

Specialist To Consult

Primary care physician

Specializes in the acute and chronic illnesses and provides preventive care and health.

Phlebologist

Specializes in the diagnosis and treatment of disorders of venous origin.

Cardiologist

Specializes in the diagnosis and management heart related disorders.

Dermatologist

Specializes in the study of the skin and its disorders.


Prevenção

  • O sangue é transportado ao longo do corpo através de artérias e veias. A artéria conduz o sangue rico em oxigénio para longe do coração, em direção ao resto do corpo, abastecendo os órgãos e os tecidos. A veia é o vaso que leva o sangue de volta ao coração e pulmões para que ele possa receber oxigénio novamente. Ao serem as responsáveis pelo retorn…

See more on medicare.pt

Leave a Comment