O que fazer para acabar com boca seca

image

Full
Answer

Como evitar a boca seca?

Ainda assim, existem algumas medidas básicas que auxiliam a evitar a boca seca, como: evitar o excesso de substâncias como álcool e cafeína; utilizar um hidratante bucal, sobretudo pela noite; reduzir o sal das refeições (diminuir o consumo de sódio);

Quais são os sintomas de boca seca?

O sintoma de boca seca o tempo todo pode ser acompanhado ainda por lábios secos e rachados, dificuldades relacionadas à fonética, mastigação, degustação e deglutição.

Quais medicamentos podem levar à boca seca?

Alguns medicamentos também podem levar à boca seca, como por exemplo antidepressivos, antidiuréticos, antipsicóticos, anti-hipertensivos e remédios para o câncer.

Qual o profissional responsável pelo tratamento da boca seca?

O profissional responsável pelo tratamento da boca seca é o clínico geral, que poderá indicar um endocrinologista ou gastroenterologista dependendo das suas causas. Atualizado por Manuel Reis, Enfermeiro em Agosto de 2020.

image


1. Ingerir alimentos ácidos

Ingerir alimentos ricos em ácido ascórbico, ácido málico ou ácido cítrico, provoca uma estimulação da produção de saliva, reduzindo a sensação de boca seca. Alguns dos alimentos com estas propriedades são o limão, laranja, maçã e pera, por exemplo.


2. Ingerir chá de camomila ou gengibre

Ótimas opções de chá para boca seca são o chá de gengibre ou de camomila, que devem ser ingeridos em pequenos goles, várias vezes ao dia. Estas plantas estimulam a produção de saliva e exercem ainda um efeito benéfico em dificuldades de digestão, o que pode ser um problema associado a boca seca.


3. Dormir com um umidificador

Ter um umidificador em casa, de preferência ligado durante a noite, reduz a sensação de boca seca, já que o ambiente fica mais úmido. Além disso, outra coisa que pode ajudar é dormir de boca fechada e respirar pelo nariz.


4. Beber muita água

Beber água ou bebidas sem açúcar com frequência, ajuda a manter a hidratação da cavidade oral e a aumentar a produção de saliva. No entanto devem ser evitadas algumas bebidas, como os refrigerantes, bebidas alcoólicas ou bebidas com cafeína, como o chá preto ou café, que aumentam a desidratação.


5. Mascar chiclete

Mascar chiclete sem açúcar, de preferência com sabores ácidos, ajuda a estimular a produção de saliva. Deve-se também optar por chiclete com xilitol na composição, porque esta substância contribui para a hidratação da boca.


¿Qué hacer si tienes la boca seca?

Si bien esto funciona, son remedios cuya efectividad dura solo un día y son óptimos en casos puntuales de sequedad en la boca. Pero si te despiertas todas las mañanas con dolor de garganta u otros síntomas de boca seca, lo más recomendable es hablar con tu dentista sobre sus problemas de boca seca y así puede evaluar el caso y actuar en consecuencia. “El mejor tratamiento realmente depende del individuo”, dice el Dr. Burgess. “Si le molesta la boca seca, consulte con un médico”.


¿Qué enfermedades causan sequedad en la boca?

Las condiciones médicas específicas también pueden provocar sequedad de boca. Estos incluyen enfermedades de las glándulas salivales, síndrome de Sjogren, VIH o diabetes, entre otros.


¿Por qué es importante la saliva alcalina?

Si esto no fuera lo suficientemente malo, su saliva es alcalina y, por lo tanto, ayuda a evitar que los ácidos de los alimentos que consume le corroan los dientes, apunta el dentista. Además, el dolor de garganta, los problemas para hablar o tragar y una sensación de ardor en la boca también son síntomas desagradables o dolorosos de la boca seca.


¿Qué es bueno para la caries en la boca?

El Dr. Burgess también recomienda agregar un enjuague con flúor a tu rutina diaria de cuidado dental. “Eso puede ayudar a prevenir las caries o las caries que resultan de la boca seca”, dice.


Saiba como identificar e lidar com esse problema tão comum no dia a dia das pessoas

Boca seca ou xerostomia é a condição em que o organismo não produz a quantidade suficiente de saliva para manter a boca devidamente úmida. Quando é recorrente ou persiste por muito tempo, provavelmente trata-se do sintoma de alguma doença ou condição de saúde.


10 causas mais comuns da boca seca

A saliva não é apenas responsável pela umidade da boca. Ela também é uma defesa do organismo contra aploriferação de bacterias. Além disso, também ajuda a digerir o alimento, proteger os dentes (contra cáries) e tornar possível a mastigação e deglutição. Port isso estar com a boca seca merece atenção!


Boca seca na gravidez

Ter a boca seca na gravidez é normal? Sim! Isso acontece pelo fato de o bebê também consumir água no período da gestação, o que aumenta a demanda dessa bebida. Por isso, durante a gestação, o recomendado é que a mulher beba cerca de 3 a 4 litros de água por dia.


O que fazer?

A maneira mais eficaz de tratar o problema da boca seca é indo diretamente a causa do problema. O tratamento adequado será de acordo com o que estiver associado. Entretanto, na maioria dos casos o problema pode ser contronado com as seguintes ações:


1. Entenda a origem do problema

Esse é o passo mais importante, porque permite tratar cada paciente de maneira específica. Para isso, é fundamental manter um acompanhamento próximo com um bom dentista para avaliar a saúde bucal regularmente.


3. Tome medicamentos indicados por especialistas

Em casos mais graves, quando realmente há uma inibição da capacidade de produzir saliva, o dentista poderá indicar remédios para corrigir o problema ou mesmo recorrer à saliva artificial para não prejudicar o bom funcionamento do organismo.

image

Leave a Comment