O que fazer para acabar com chulé nos pés

image

Qual o melhor remédio caseiro para chulé?

Escalda-pés de tomilho O tomilho é um bom remédio caseiro para tratar o chulé, pois ele tem propriedades antissépticas que destroem as bactérias da pele, impedindo que estas transformem as toxinas do suor em mau cheiro. Colocar os ingredientes dentro de uma bacia e deixar repousar por cerca de 15 minutos.

Como corrigir o problema de chulé?

colocar sal grosso dentro do sapato por aproximadamente 12 horas e deixar que ele mate as bactérias; fazer escalda-pés com uma mistura de água e vinagre (3 xícaras para um copo) ou com água de gengibre (deixar ferver um pedaço médio e esperar amornar).

Como diminuir o cheiro de chulé?

Passe pó de talco no pé O pó de talco é um ótimo remédio natural para diminuir o cheiro de chulé, pois diminui a produção de suor pela pele, evitando que exista umidade suficiente para que as bactérias causadoras do chulé possam surgir.

Quais são as causas do chulé?

O chulé é causado pela ação de bactérias que se alimentam do suor e de todo material que se encontra sobre a pele. A umidade faz com que elas se proliferem com maior rapidez. Ao decomporem o material, ocorre um processo de fermentação que libera o odor conhecido.

image


Como tirar chulé forte do pé?

Mais dicas de como tirar chuléLave os pés corretamente. A higiene pessoal ainda é a principal arma contra qualquer tipo de mau cheiro. … Faça uma esfoliação periódica da pele. … Mantenha as unhas bem cuidadas. … Utilize produtos específicos.


Como acabar com o chulé do pé caseiro?

– Banho de bicarbonato de sódio e limão: Coloque 1/4 de xícara de bicarbonato em uma bacia e acrescente 8 copos de água morna. Adicione o suco de um limão e mergulhe os pés. Deixe-os de molho por 20 minutos, lave os pés com agua corrente e sabão para evitar manchas do limão e depois seque-os com uma toalha.


Como acabar com o chulé usando vinagre?

■ Basta misturar uma colher de bicarbonato para cada 200ml de vinagre. Os dois componentes são ótimos, pois removem o mau cheiro e desinfetam. Outra forma de utilizar o bicarbonato de sódio, é colocando uma colher de sopa do produto dentro do tênis e deixar agindo por 24 horas.


O que causa o cheiro do chulé?

O suor e a renovação da pele forram a pança das bactérias. Só que, depois de comer, elas soltam gases como o ácido isovalérico e metanotiol, os responsáveis pelo mau cheiro. Como a meia e o calçado não deixam os pés ventilarem, o odor se intensifica.


1. Talco

A utilização do talco para acabar com o chulé é, talvez, uma das mais tradicionais – provavelmente seus avós utilizavam o talco com essa finalidade. O talco atua absorvendo a umidade e assim minimiza o mau cheiro.


2. Bicarbonato de sódio

O bicarbonato tem mil e uma utilidades na limpeza da casa, como absorver manchas, odores e umidades. Por esse motivo, ele é muito útil para tirar o chulé de seus sapatos. Você pode preparar sachês com a substância e colocar em seus sapatos após tirá-los ao final do dia.


3. Cascas de laranja, limão ou tangerina

Nunca jogue as cascas de frutas fora, elas têm mil e uma utilidades em sua casa, como retirar os poluentes da água, espantar mosquitos e aromatizar o ambiente, além de poderem ser utilizadas em deliciosos doces, entre outras funções.


4. Sálvia e lavanda

Essas plantinhas aromáticas são muito efetivas na eliminação de odores. A dica é colocar sachês com folhinhas de sálvia e uns raminhos de lavanda durante a noite em seus sapatos (você pode adicioná-las também no sachê de bicarbonato, ensinado acima).


5. Use palmilhas com controle de odor

Existem palmilhas com tecnologia desenvolvida especificamente para corrigir esse problema, como as palmilhas com sais de prata. Você pode recortá-las no formato da sola original; funcionam bem em todos os tipos de sapato, basta prendê-las com tiras de fita adesiva dupla face se os calçados forem abertos.


6. Remova o mau cheiro congelando o sapato

O frio do congelador eliminará os fungos e bactérias que causam o mau cheiro em seus calçados. Para isso, coloque seus sapatos em sacos plástico selados no congelador. Deixe eles lá durante a noite. Vale lembrar que é preciso estar atento ao material do sapato, pois ele pode ser danificado por esse processo, principalmente se for sintético.


7. Lave seus sapatos com certa frequência

Seja lavando à mão, ou na máquina de lavar (nem todos os sapatos podem ser lavados dessa maneira), essa medida irá auxiliar na remoção do odor do calçado. Se o sapato não permitir esse tipo de limpeza, lave a palmilha na máquina e, com um pano com desinfetante (de preferência ecológico), limpe o interior do sapato.


1. Seque bem os pés depois do banho

Já todo o mundo sabe que para evitar o cheiro a chulé é muito importante lavar os pés frequentemente, ou pelo menos, 1 vez por dia. No entanto, o passo mais importante é garantir que os pés ficam bem secos depois do banho, especialmente entre os dedos.


2. Passe pó de talco no pé

O pó de talco é um ótimo remédio natural para diminuir o cheiro de chulé, pois diminui a produção de suor pela pele, evitando que exista umidade suficiente para que as bactérias causadoras do chulé possam surgir.


3. Dê preferência para calçado aberto

Outra dica muito importante para quem sofre com cheiro de chulé intenso é evitar o uso de sapatos fechados, dando preferência para chinelos ou sandálias, por exemplo. Esse tipo de calçado evita transpiração do pele e permite que a pele respire, diminuindo as chances de desenvolvimento de bactérias ou fungos responsáveis pelo chulé.


4. Ande descalço em casa

Uma vez que nem sempre é possível sair de casa com sapatos abertos ou sandálias, dentro de casa é muito importante andar descalço pelo máximo de tempo possível, pois essa é uma forma de garantir que a pele dos pés consegue respirar, evitando o desenvolvimento de bactérias.


5. Não use a mesma meia 2 dias seguidos

Mesmo que a meia pareça não estar cheirando mal, não deve ser usada mais do que 1 dia seguido, pois as bactérias vão se desenvolvendo no tecido da meia, devido ao acúmulo de suor e ao calor do corpo. Assim, quando se volta acalçar uma meia pela segunda vez seguida, está-se colocando as bactérias de novo em contato com o pé, piorando o cheiro.


Como tirar o chulé dos sapatos?

Confira, agora, algumas medidas bastante eficazes contra o mau odor que fica dentro dos calçados.


Quais as principais causas do mau odor?

Não há regra: o chulé pode aparecer nos pés de adultos, crianças, idosos, homens e mulheres. Sua ocorrência se dá em razão do calor e da umidade retidos na região, além do suor que ajuda a formar um ambiente favorável à ação de bactérias e fungos.


¿ Como se llama o cheiro de pés?

O famoso chulé, termo popular usado para descrever o mau cheiro dos pés, recebe na medicina o nome de bromidrose plantar.


¿ Como evitar um umido no pé?

Se notar que o pé fica úmido ao final do dia, tente usar talco nas meias e nos sapatos para facilitar a absorção da umidade. Alguns talcos são antissépticos e têm perfume, o que ajuda ainda mais a tirar o chulé.


¿Porque é mais comúne o mau cheiro nas axilas?

As regiões de glândulas apócrinas, como axilas e genitais, costumam ser mais propícias ao desenvolvimento de bromidrose porque o suor oleoso destas glândulas é mais facilmente digerido pelas bactérias, liberando gases com odor desagradável. Falaremos especificamente sobre o mau cheiro provocado pelas axilas em um artigo à parte, que pode ser acessa do neste link: Bromidrose Axilar – Mau odor nas axilas.


¿ Como é hecho o suor?

O nosso suor é produzido pelas glândulas sudoríparas, sendo naturalmente um líquido sem odor. Existem dois tipos de glândulas sudoríparas: écrinas e apócrinas.

image

Leave a Comment