O que fazer para acabar com colica de recem nascido

image

O que fazer para acabar com as Colicas do Recémnascido? Para aliviar as cólicas, pode-se fazer uma compressa de água morna na barriga do bebê, massagear a barriga com movimentos circulares e colocar o bebê para arrotar depois de cada mamada.

Full
Answer

Como tratar a cólica de recém-nascidos e bebês?

Acupuntura: é aliada na redução da dor de recém-nascidos e bebês, mas faltam evidências robustas sobre a ação específica na presença da cólica. Troca de fórmula: a láctea, feita com leite de vaca, pode instigar o incômodo.

Por que minhas crianças têm cólicas?

Elas acontecem nos primeiros três meses de vida porque seu filho está se acostumando a digerir o leite e a flora intestinal dele ainda não está formada. É uma adaptação necessária para que o corpo da criança aprenda a lidar com o volume do alimento e também com os gases. + Bebê sofre demais para evacuar: o que fazer? ATÉ QUANDO ELAS VÃO APARECER?

Como aliviar cólica do bebê?

Como aliviar cólica do bebê. Massagem: deve ser feita em sentido horário ao redor do umbigo, com movimentos suaves e um pouco de pressão. Métodos como a shantala também funcionam. Calor: bolsas térmicas até são úteis, mas há risco de queimaduras. O melhor é o contato pele a pele, com a barriga do bebê colada na do adulto.

O que é cólica no recém-nascido?

A cólica no recém-nascido é uma condição comum, benigna e autolimitada. Ela não prejudica a criança em curto ou longo prazo. Choro mais alto e agudo, extensão e flexão das perninhas, punhos cerrados e face hiperemiada (avermelhada).

image


O que fazer para aliviar a cólica em recém-nascido?

Segundo recomendações do departamento de Gastroenterologia da Sociedade Brasileira de Pediatra, os pais podem:


O que é a cólica em recém-nascido?

Existe uma definição teórica na literatura de Wessel (1) sobre a cólica do lactente, como é chamado o bebê que ainda mama, que consiste em dizer que “cólica é a apresentação de irritabilidade, choro inconsolável ou agitação, por pelo menos três horas por dia, em pelo menos três dias da semana, por pelo menos três semanas, em crianças saudáveis”.


Quais são as causas de cólica nos bebês?

Ainda não conhecemos realmente quais são as causas da cólica, mas acredita-se que os fatores causadores/influenciadores são:


Existe relação de causa com a alimentação do bebê e da mãe?

Estudos comprovam que bebês que recebem aleitamento materno exclusivo apresentam menos cólica que os que recebem fórmula infantil. Por isso, não se justifica suspender aleitamento por o bebê apresentar cólica .


Recém-nascido com cólica: fique tranquila, é normal

Os bebês precisam aprender do zero. Isso inclui aprender a se alimentar e entender como o organismo funciona. Por isso, é comum que os recém-nascidos tenham cólicas. Afinal, os pequenos ainda não sabem como soltar gazes.


Cólica ou algo mais: como identificar o problema

Uma coisa que a gente aprende rápido é a identificar os choros do bebê. Depois de algumas semanas, você vai saber exatamente o que cada choro significa. Esse é um dos pontos de partida para saber se o bebê está com cólica.


Técnicas práticas e mais: como aliviar as cólicas

Antes de tudo, fique tranquila para poder acalmar seu bebê. Comece colocando-o de bruços e o embalando. Essa estratégia costuma funcionar nas cólicas mais brandas, pois a posição ajuda a expelir os gases.


A cólica não vai embora: o que fazer nesse caso

Uma coisa muito importante: nunca dê remédio para o seu bebê sem antes consultar um pediatra. Se as cólicas do recém-nascido forem muito fortes e persistirem depois dos três primeiros meses de vida, é necessário ficar alerta.


Como aliviar cólica do bebê

Massagem: deve ser feita em sentido horário ao redor do umbigo, com movimentos suaves e um pouco de pressão. Métodos como a shantala também funcionam.


O que não é aconselhado

Oferecer chás: como eles costumam ser colocados na mamadeira, estão associados a um risco elevado de desmame precoce. Daí por que são contraindicados.


E o que é controverso

Bicicletinha: o movimento das pernas é eficaz, mas suspeita-se que a pressão pode lesar articulações — ainda mais se os membros estiverem esticados. Tenha cautela.

image

Leave a Comment