O que fazer para acabar com dor de urina

image

Common Causes

A dor ao urinar, conhecida por disúria, geralmente é causada por uma infecção urinária e é um problema muito comum em mulheres, principalmente durante a gravidez. No entanto, também pode acontecer em homens, crianças ou bebês, podendo ser acompanhada de outros sintomas como ardência ou dificuldade em urinar.

Related Conditions

Use uma almofada térmica para minimizar o desconforto. A almofada não traz a cura, porém ajuda a aliviar os sintomas. Ela deve ser morna, mas não muito quente, e você deve aplicá-la no abdômen inferior para aliviar a pressão, a dor e outros desconfortos associados à infecção do trato urinário.

Quais são os sintomas da dor ao urinar?

Chá de rábano-silvestre. Outro bom remédio caseiro para infecção urinária é o uso de rábano-silvestre, pois ele possui propriedades anti-séptica, antimicrobiana e anti-inflamatória que aliviam os sintomas e diminuem a quantidade de bactérias nas vias urinárias.

Como aliviar o desconforto do trato urinário?

Se você tiver infecções do trato urinário recorrentes, experimente tomar cápsulas de cranberry, pois elas são mais fortes. Tal como acontece com a água, beber muito líquido ajuda a expulsar as bactérias e a limpar o trato urinário. Não beba suco de cranberry se houver histórico de infecção renal em sua família.

Qual o melhor remédio caseiro para infecção urinária?

Quais são as melhores dicas para limpar o trato urinário?

image


O que causa dor de urina

A dor e ardência ao urinar, chamada clinicamente de disuria, é um sintoma muito incômodo que pode afetar tanto homens como mulheres em qualquer momento da sua vida, podendo ser uma consequência de diferentes patologias ou condições que vamos indicar em seguida.


Dor de urina: quando ir ao médico

Como já mencionamos antes, a ardência ao urinar pode ser provocada por múltiplas condições que afetam a saúde do nosso sistema urinário e do organismo em geral, pelo que este é um sintoma que não devemos ignorar. É importante consultar um especialista médico se ocorre qualquer uma das seguintes circunstâncias:


Remédios caseiros para dor de urina

Além do tratamento facilitado pelo especialista médico, existe uma série de remédios caseiros que podem ser uma grande ajuda para quem quer saber o que é bom para dor de urina. Esse tipo de soluções naturais e/ou caseiras podem ajudar a eliminar a dor de urina mais rapidamente e oferecer alívio.


1. Chá de cavalinha

O chá de cavalinha possui forte ação diurética por ter na sua composição flavonóides, como quercetina e apigenina, e compostos fenólicos, como os ácidos cafeico e cinâmico, que agem aumentando a eliminação da urina, o que ajuda a eliminar as bactérias do trato urinário, combatendo a infecção urinária.


2. Chá alho e gengibre

O chá de alho e gengibre tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias devido à alicina, presente no alho, e compostos fenólicos como o gingerol, chogaol e zingerona, do gengibre, que ajudam a combater os sintomas da infecção urinária como dor ou queimação ao urinar.


3. Chá de dente de leão

O chá de dente de leão é rico em substâncias como nitrilos, ácido fenilacético e desidrovomifoliol, com ação diurética e antibacteriana, que ajudam a aumentar a eliminação da urina e diminuem a quantidade de bactérias nas vias urinárias, ajudando a combater a infecção urinária.


4. Suco de romã

O suco de romã é rico em substâncias antibacterianas como triterpenos, esteróides, glicosídeos, taninos, e vitamina C, que aumentam a acidez da urina e impedem o crescimento de bactérias que causam a infecção urinária como Escherichia coli e Klebsiella pneumoniae.


5. Infusão de salsinha

A infusão de salsinha, além de ser um forte diurético natural, também ajuda na saúde dos rins, permitindo eliminar mais rapidamente a urina, o que ajuda a eliminar as bactérias do trato urinário, combatendo a infecção urinária.


6. Suco de cranberry

O suco de cranberry, também conhecido como oxicoco ou arando silvestre, possui uma alta concentração de proantocianidinas, flavonoides, terpenoides, catequinas, ácidos cítrico e málico, que são substâncias que agem dificultando a aderência de bactérias no trato urinário, especialmente da Escherichia coli.


7. Chá de uva-ursi

O chá de uva-ursi tem propriedades antissépticas, diuréticas e anti-inflamatórias por conter na sua composição substâncias como arbutina, hidroquinona e hidroxiacetofenona, que aumentam a eliminação da urina, limpam e diminuem o inchaço das vias urinárias.


Como se pega infecção urinária?

A maioria das infecção urinárias são provocadas pela bactéria Escherichia coli, uma bactéria que habita no intestino e adere ao trato urinário, desencadeando a condição.


O que é bom para infecção urinária?

Além de consultar o seu médico para diagnosticar e tratar o problema, você pode complementar o tratamento com um remédio caseiro para infecção de urina. Um dos mais comuns e fáceis de obter é a água, sendo que você deve beber, no mínimo, 1,5 L por dia para eliminar toxinas.


Dor de urina: tratamento caseiro

O bicarbonato de sódio consegue neutralizar a acidez na urina e limpar os rins e, por isso, ajuda a curar a cistite. Dilua uma colher de sopa de bicarbonato de sódio em um copo de água. Beba uma vez por dia em jejum para aliviar eficazmente o desconforto da infecção.


Como prevenir infecção urinária

Além de usar remédios caseiros para infecção urinária, também é importante adotar algumas medidas que ajudam a prevenir o reaparecimento da condição, já que muitas mulheres sofrem com infecção de urina de repetição.

image

Leave a Comment