O que fazer para acabar com fake news

image

Para fugir das fake news, confira algumas dicas de como conferir se uma notícia é verdadeira ou não! Dicas para não cair em fake news: 1. Desconfie de veículos desconhecidos

Full
Answer

Como as fake news se destacam?

E, nesse quesito, as fake news se destacam. Um exemplo dessa afirmativa é o estudo do Massachusetts Institute of Technology (MIT), que revelou um dado alarmante: notícias falsas são 70% mais compartilhadas do que as verdadeiras.

Por que a fake news é tão difícil combater?

Quem cria e dissemina conteúdos falsos tem intenções perversas por trás, sejam financeiras, políticas ou de difamação. E isso deve ser combatido. Por isso, enquanto a questão das fake news não for encarada como uma epidemia ou uma crise nacional que merece a atenção de todos, será muito difícil vencer essa batalha.

Como prevenir as fake news no Twitter?

Os responsáveis por checar a veracidade das notícias serão um time de “fact checkers” (verificadores), com possibilidade de fechar parcerias com empresas e agências especializadas na desmistificação de conteúdo.

Quais são os casos mais recentes de fake news na política brasileira?

Um dos casos mais recentes de fake news na política Brasileira foi o caso da Senadora e Presidente do PT, Gleice Hoffman. Gleice deu entrevista à Al Jazira, a maior emissora de televisão jornalística do Catar e a mais importante rede de televisão do mundo árabe.

image


Fake News no Brasil

Todas as vezes que uma Fake News se espalha e consegue atingir um número grande de compartilhamentos, isso gera muito impacto. Nós até consideramos uma “tragédia” quando a notícia se espalha e garante muito “ Share “.


Como combater e não cair nas Fake News?

O combate às Fake News deve ser feito pelas gigantes da tecnologia, como o Facebook, Google e Twitter. O estado também deve intermediar tais manifestações de notícias falsas Para tal, é necessário criar políticas que devem punir e multar quem cria e até propaga tais informações.


Trueet

O projeto foi o vencedor do Globo Editors Lab, uma espécie de hackathon para pensar em soluções contra as fake news. A ideia é montar uma frente colaborativa para checar a veracidade das notícias que circulam pelo Twitter e prevenir a disseminação de notícias falsas, alertando os usuários.


Fake News Autentica

O ex-hacker Daniel Nascimento idealizou uma ferramenta que vai, a partir da inteligência artificial e do trabalho de analistas e jornalistas, usar um bot para disseminar os desmentidos de fake news.


Como surgiram as fake news

Engana-se quem pensa que as fake news são fenômenos do século XXI. Em 1835, visando aumentar suas vendas, o jornal The New York Sun publicou notícias falsas usando o nome de um astrônomo real e um colega inventado sobre a descoberta de vida na lua. No mês seguinte, os responsáveis pela publicação admitiram que os artigos eram apenas boatos.


Por que as fake news precisam entrar no radar das empresas

Como vimos, as fake news tem potencial de prejudicar a reputação de uma empresa. Por esse motivo, são um tópico amplamente debatido entre gestores de relações públicas, segundo dados da Latin American Communication Monitor 2018-2019. O relatório aponta que o tema está no radar de 65,2% desses profissionais.


O que fazer para evitar fake news

Nenhuma marca quer ter seu nome vinculado a conteúdos falsos. Para evitar que isso aconteça, existem algumas boas práticas que devem ser seguidas pelos profissionais da área.

image

Leave a Comment