O que fazer para acabar com formigas cortadeiras

image

Full
Answer

Como Prevenir a infestação de formigas cortadeiras?

O controle da ação das formigas cortadeiras pode ser feito tanto para prevenir o ataque como para combater a infestação já existente.

Quais são os diferentes tipos de formigas cortadeiras?

Os formigueiros podem ser constituídos por milhares de operárias, pela rainha, que realiza a postura dos ovos, e por indivíduos alados, classificados como os reprodutores. As formigas cortadeiras ainda podem se dividir em alguns tipos de operários: as soldadas, que acompanham as outras no trabalho e são as mais fortes para defender o formigueiro;

Quais são as espécies de formigas cortadeiras que fazem a festa em quintais alheios?

Quenquém, saúva-de-vidro, saúva limão e saúva-mata-pasto: essas são apenas algumas das espécies de formigas cortadeiras que fazem a festa em quintais alheios. Elas cortam e carregam as folhas até os seus ninhos porque esse material é utilizado para a produção de fungos que, mais tarde, servirão de alimento para esses insetos.

Por que as formigas são chamadas de formigas carregadeiras?

Em segundo lugar, tudo o que é cortado, é carregado para o formigueiro. Tanto que daí surge o nome formigas cortadeiras e carregadeiras. No local onde habitam, esses insetos armazenam as folhas que são utilizadas para aconchegar novas formigas nos ninhos.

image


O que são as formigas cortadeiras e carregadeiras?

Em primeiro lugar, o nome faz jus a essas formigas. Elas literalmente cortem as folhas. E não é à toa. A base da alimentação delas é a seiva que sai das folhas e flores quando são cortadas.


Qual o impacto que elas podem trazer?

Bom, antes da explicação geral, já indicamos que essas formigas são consideradas um grande prejuízo para a agricultura e agronegócio. Isso porque elas atingem diretamente a produção da lavoura, principalmente hortaliças, flores, folhagens e até o capim que seria destinado ao gado.


Como as Formigas Danificam as Plantas

Este trabalho é feito pelas operárias. Através de um ferormônio chamado de ferormônio de trilha, as formigas acham o caminho de volta ao formigueiro, levando pedaços da folha cortada.


Plantas Atacadas por Formigas Cortadeiras

Em sistemas de produção florestal, eucalipto e pínus têm grande problema com formigas. Nas lavouras de cana de açúcar e pastos as formigas são grande praga, podendo dizimar um pasto destinado ao alimento do gado em pouco tempo.


Quando as Formigas Atacam

No jardim e na horta por vezes não há formigueiros visíveis. Na verdade, as formigas vêm de longe, de buracos nas calçadas e leitos de ruas ou praças onde não há controle.


Por que as formigas cortadeiras ou carregadeiras cortam as folhas das plantas?

Em primeiro lugar é preciso saber que os formigueiros grandes podem ter 5 metros de profundidade. Em segundo lugar, que existem formigueiros com até 100 metros quadrados de área, capazes de consumir uma tonelada de matéria fresca por ano.


O uso de veneno químico é a melhor forma de combater as formigas?

Com toda certeza, o uso de produtos químicos oferece solução em muitos casos.

image

Leave a Comment