Common Causes
Desse modo, o excesso de gases causa dor de barriga e outros sintomas. Por conseguinte, distúrbios digestivos específicos, como síndrome do intestino irritável ou doença celíaca, também podem levar a um aumento dos gases e das dores na região da barriga. Confira as principais causas e sintomas! Causas de gases na barriga
Related Conditions
O inchaço é desencadeado por muitos fatores dietéticos e de estilo de vida, por isso é melhor identificar a causa para reduzir ou eliminar os sintomas. Qual o médico de Gases? O médico especialista em Gases na barriga é o Gastroenterologista. Dr Quelson Coelho é Médico de Gases abdominais em BH.
Quais são as causas de gases na barriga?
Beba chá: o chá de erva-cidreira possui propriedade antiespasmódica e, por isso, inibe a ocorrência de espasmos no estômago. Outra boa opção é o chá de gengibre, já que ele possui óleos essenciais, como o eugenol, redutor de espasmos musculares;
Qual o médico especialista em gases na barriga?
Como eliminar os gases intestinais. Existem várias formas de eliminar os gases intestinais presos, porém uma das mais simples e práticas consiste em tomar um chá de funcho com erva-cidreira e caminhar durante alguns minutos, pois desta forma é possível estimular o funcionamento do intestino, eliminando os gases de forma natural, enquanto caminha.
Como eliminar gases no estômago?
Quais são as melhores dicas para combater os gases no corpo?
Como a bebida com gás aumenta a formación de gases?
As bebidas com gás também podem aumentar a produção de gases, isso porque facilitam a deglut ição de mais ar.
Como a falta de activitée física é da enfermedad digestiva?
A falta de atividades físicas faz com que o processo de digestão se torne mais lento, aumentando a fermentação dos alimentos. Além disso, pessoas sedentárias tendem a ter prisão de ventre, o que também favorece a formação de gases intestinais devido à permanência das fezes no intestino por mais tempo.
Quais as outras formas de eliminar gases?
1. Exercícios: as massagens abdominais e exercícios específicos, como abraça as pernas contra a barriga, auxiliam na peristalse intestinal, evitando o acúmulo dos gases.
Como eliminar gases na gravidez?
Fazer exercícios físicos regularmente, como caminhadas, é uma boa maneira de eliminar gases intestinais na gravidez. A atividade física moderada estimula a musculatura lisa responsável pelos movimentos intestinais, favorecendo a eliminação dos gases, sobretudo em casos de prisão de ventre.
O que causa gases?
Os gases intestinais podem ser provocados por certos alimentos de difícil digestão, como alimentos ricos em fibras, por exemplo. Às vezes, o aumento repentino da ingesta de fibras na dieta pode provocar gases em excesso, embora o organismo se adapte e deixe de produzi-los com o passar do tempo.
Gases
O acúmulo de gases no estômago pode causar pontadas e dor forte na barriga, que geralmente vai e volta. O excesso de gases também pode causar inchaço abdominal, sensação de plenitude gástrica e necessidade de soltar os gases.
Prisão de ventre
A constipação ou prisão de ventre pode causar fezes endurecidas e muito mal-estar. Além disso, é comum a dor no “pé da barriga ”, concentrada do lado esquerdo.
Apendicite
Quando afeta o lado direito do abdômen, a pontada na barriga pode ser um sinal de apendicite. O apêndice é um órgão do intestino grosso que pode ficar obstruído com restos de fezes, causando uma inflamação. Os sintomas podem ser náusea, vômito, febre, mal-estar, perda de apetite e dor repentina na parte direita do abdômen.
Síndrome do intestino irritável
A síndrome do intestino irritável é uma doença crônica que causa dor de estômago e cólicas que podem parecer pontadas no pé da barriga. Além disso, podem ser observados outros sintomas como gases, inchaço e períodos de oscilação entre constipação e diarreia.
Infecção urinária
Uma infecção urinária também pode causar pontadas na barriga e outros sintomas como ardência e dificuldade para urinar. Trata-se de uma doença mais comum em mulheres causada por bactérias do tipo Escherichia coli e Staphylococcus saprophyticus.
Pedra na vesícula
A pedra na vesícula ou colelitíase ocorre quando há a formação de cálculos na vesícula biliar, um órgão pequeno que ajuda o corpo a digerir a gordura. A presença de cálculos biliares pode causar uma obstrução e sintomas como dor, náusea, vômito e pontada na barriga.
Cólica
As pontadas na barriga também podem ser um sintoma de cólicas menstruais nas mulheres. Além disso, a sensação de fisgada na barriga também pode acontecer durante a ovulação ou no início da gravidez por causa de alterações hormonais e mudanças na estrutura do útero.
Ascites
Ascite é uma condição que ocorre quando o fluido se acumula dentro do seu abdômen. Este acúmulo é geralmente devido a problemas com o fígado, como a cirrose.
Não exagere em bebidas carbonatadas
A efervescência de bebidas carbonatadas, mesmo aquelas com dieta, pode fazer com que o gás fique preso em sua barriga, evitando assim, o inchaço na barriga.
Vá devagar com feijão e vegetais
Se você não está acostumado a comer feijão, eles podem causar esse sentimento gasoso. Assim como o feijão, a família cruciforme de vegetais, como brócolis, couve de bruxelas e couve-flor, também podem causar gases.
Coma Refeições Menores Mais Frequentemente
Em vez de três grandes refeições por dia, tente comer refeições menores com mais frequência. Isso pode mantê-lo livre da sensação de inchaço que muitas vezes segue grandes refeições. Além do mais, comer com mais frequência também ajuda a controlar o açúcar no sangue e a controlar a fome .