O que fazer para acabar com infecção urinária

image

Full
Answer

Como evitar uma infecção urinária?

A fim de evitar uma infecção urinária, as região genital e anal devem ser limpas antes e depois da atividade sexual. A mulher também deve urinar antes e depois das relações. Urinar após uma relação sexual esvazia a bexiga e elimina as bactérias.

Quais são os riscos de uma infecção no trato urinário?

Mulheres grávidas com infecção no trato urinário podem ter complicações que envolvem risco de morte e devem sempre ser examinadas por um médico. Homens que tenham infecções urinárias recorrentes correm o risco de desenvolver inflamação na próstata, conhecida como prostatite.

Quanto tempo dura a infecção no trato urinário?

A infecção no trato urinário às vezes é curada sozinha, dentro de quatro ou cinco dias, e há vários tratamentos caseiros que você pode experimentar, mas o mais recomendado é que se procure atendimento médico para obter o tratamento mais rápido e completo. Método 1

Qual a importância dos chás para o tratamento da infecção urinária?

– Tua Saúde O uso de chás é uma boa forma para complementar o tratamento da infecção urinária, já que podem aumentar o efeito dos remédios receitados, assim como aliviar os sintomas mais rapidamente. No entanto, os chás nunca devem substituir a orientação do médico, especialmente quando estão sendo utilizados antibióticos.

image


1. Chá de cavalinha

O chá de cavalinha possui forte ação diurética por ter na sua composição flavonóides, como quercetina e apigenina, e compostos fenólicos, como os ácidos cafeico e cinâmico, que agem aumentando a eliminação da urina, o que ajuda a eliminar as bactérias do trato urinário, combatendo a infecção urinária.


2. Chá alho e gengibre

O chá de alho e gengibre tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias devido à alicina, presente no alho, e compostos fenólicos como o gingerol, chogaol e zingerona, do gengibre, que ajudam a combater os sintomas da infecção urinária como dor ou queimação ao urinar.


3. Chá de dente de leão

O chá de dente de leão é rico em substâncias como nitrilos, ácido fenilacético e desidrovomifoliol, com ação diurética e antibacteriana, que ajudam a aumentar a eliminação da urina e diminuem a quantidade de bactérias nas vias urinárias, ajudando a combater a infecção urinária.


4. Suco de romã

O suco de romã é rico em substâncias antibacterianas como triterpenos, esteróides, glicosídeos, taninos, e vitamina C, que aumentam a acidez da urina e impedem o crescimento de bactérias que causam a infecção urinária como Escherichia coli e Klebsiella pneumoniae.


5. Infusão de salsinha

A infusão de salsinha, além de ser um forte diurético natural, também ajuda na saúde dos rins, permitindo eliminar mais rapidamente a urina, o que ajuda a eliminar as bactérias do trato urinário, combatendo a infecção urinária.


6. Suco de cranberry

O suco de cranberry, também conhecido como oxicoco ou arando silvestre, possui uma alta concentração de proantocianidinas, flavonoides, terpenoides, catequinas, ácidos cítrico e málico, que são substâncias que agem dificultando a aderência de bactérias no trato urinário, especialmente da Escherichia coli.


7. Chá de uva-ursi

O chá de uva-ursi tem propriedades antissépticas, diuréticas e anti-inflamatórias por conter na sua composição substâncias como arbutina, hidroquinona e hidroxiacetofenona, que aumentam a eliminação da urina, limpam e diminuem o inchaço das vias urinárias.


1. Uva ursina

As folhas desta planta são utilizadas há muitos anos para aliviar e tratar os sintomas de infecção urinária e, segundo vários estudos, seus efeitos estão relacionados com a presença de uma substância, conhecida como arbutina, que tem forte ação antimicrobiana e que, por isso, consegue eliminar as bactérias, vírus e fungos responsáveis pela maior parte dos casos de infecção urinária..


2. Hidraste

O hidraste é outra planta com comprovação científica que pode ajudar a tratar casos de infecção urinária, já que é rico em substâncias como hidrastina e berberina, que têm ação antimicrobiana e anti-inflamatória, além de existirem também alguns estudos que apontam que a berberina pode até impedir que algumas bactérias, especialmente a E.


3. Cabelo de milho

O chá de cabelo de milho é outro dos remédios caseiros mais utilizados para tratar problemas do sistema urinário, onde se inclui a infecção urinária. Após alguns estudos, foi encontrado que este chá tem boas concentrações de taninos, terpenoides e alcaloides, que lhe conferem boas propriedades antimicrobianas.


4. Dente-de-leão

O dente-de-leão é uma planta com excelente ação diurética que ajuda a aumentar a quantidade de urina, permitindo eliminar mais rapidamente as bactérias que estão causando a infecção urinária.


5. Bucho

As folhas de bucho apresentam atividade diurética e antimicrobiana que parecem ajudar a combater os micro-organismos que causam infecção do trato urinário, além de aumentar a quantidade de urina.


6. Cavalinha

A cavalinha é um dos diuréticos naturais mais conhecidos ao redor do mundo e, por esse motivo, pode ser uma boa aliada no tratamento da infecção urinária, já que facilita a eliminação dos micro-organismos responsáveis pela infecção.


Cuidados importantes ao usar os chás

O uso de chás ou qualquer outro produto natural para tratar problemas de saúde deve ser sempre orientado por um médico ou um profissional de saúde especializado no uso de plantas medicinais. Isso porque as dosagens precisam ser bem adaptadas a fatores como idade, peso e histórico de saúde da pessoa.

image

Leave a Comment