O que fazer para acabar com labirintite

image

A dieta para labirintite ajuda a combater a inflamação do ouvido e a diminuir o aparecimento das crises de labirintite. Os alimentos bons para a labirintite são principalmente os alimentos ricos em ômega 3. Como salmão, sardinha ou sementes de chia, por exemplo porque são anti-inflamatórios e ajudam a combater a inflamação no ouvido.

Full
Answer

Quais são os medicamentos para labirintite?

Antibiótico ou antiviral Se a causa da labirintite for uma infecção, o médico pode também receitar um antiviral ou um antibiótico, dependendo do agente infeccioso em causa.

Como aliviar uma crise de labirintite?

Algumas pessoas recorrem a recursos terapêuticos caseiros para aliviar uma crise de labirintite, sendo os principais o chá de Ginkgo biloba e chá de gengibre, devido às propriedades anti-inflamatórias e antieméticas (contra náuseas e vômito) presente neles.

Posso curar a labirintite?

Para amenizar esses desconfortos, pode ser necessário o uso de medicamentos (prescritos por um médico especialista) que irão possibilitar que a pessoa consiga retomar suas atividades cotidianas. Mas quais são esses remédios e como tomá-los corretamente? O Minuto Saudável te informa no texto abaixo, confira! O que causa a labirintite?

Qual o melhor anti-histamínico para labirintite?

3. Prednisona A prednisona é um anti-inflamatório esteroide que também funciona para aliviar sintomas da labirintite em alguns casos, mas geralmente medicamentos mais fortes como a prometazina e a meclizina são mais eficazes. 4. Cinarizina A cinarizina também pertence à família de remédios dos bloqueadores dos canais de cálcio.

image


1. Chá de ginkgo biloba

O chá de Ginkgo biloba pode ser usado para combater a tontura ou a perda do equilíbrio causadas pela labirintite, pois esta planta melhora a circulação sanguínea dentro do ouvido, ajudando também a combater o zumbido.


2. Chá de gengibre

O chá de gengibre contém gingerol, chogaol e zingerona, que são substâncias com propriedades anti-inflamatórias e antieméticas, que ajudam a aliviar a inflamação do ouvido diminuindo os sintomas de náusea e vômito causados pela labirintite. Conheça outros benefícios do gengibre.


3. Chá de alecrim

O chá de alecrim, preparado com a planta medicinal Rosmarinus officinalis, é rico em substâncias como ácido rosmarínico, ácido carnósico e óleos essenciais, com propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e neuroprotetoras, que ajudam a aliviar a tontura causada pela labirintite.


4. Chá de alfazema

O chá de alfazema, também conhecida como lavanda, possui substâncias com ação calmante e relaxante, que reduzem a ansiedade que pode piorar a tontura da labirintite.


5. Compressa de alho e azeite

A compressa de alho e azeite tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias devido à alicina, presente no alho, que ajuda a diminuir a inflamação do ouvido e a combater os sintomas da labirintite domo zumbido no ouvido, tontura ou perda do equilíbrio.


¿Qué hacer si tienes laberintitis?

Toma un medicamento que no requiera prescripción para tratar el mareo. Debido a que la laberintitis lo causa con mayor frecuencia una infección viral, debes esperar a menudo que tu sistema inmune haga su trabajo y venza al virus. Durante este tiempo puedes tratar de reducir cualquier mareo asociado con un medicamento de venta libre. La medicina más común que no requiere prescripción para el mareo es la meclizina (Bonine, Dramamine o Antivert).


¿Qué tomar para la laberinto?

Toma un antihistamínico de venta libre. Los antihistamínicos de venta libre se usan para tratar las alergias y pueden reducir la congestión de una infección reciente, lo que puede causar la hinchazón que conduce a la laberintitis. Los antihistamínicos comunes incluyen la difenhidramina (Benadryl), la cetirizina (Zyrtec), la loratadina (Claritin), la desloratadina (Clarinex) y la fexofenadina (Allegra).


¿Qué pasa si tomo muchos antihistaminas?

Muchos antihistamínicos pueden causar somnolencia, así que lee cuidadosamente los efectos en el envase y no consumas más de la dosis recomendada.


1. Antivertiginosos

Os antivertiginosos, como a flunarizina (Flunarin ou Vertix) ou a cinarizina (Stugeron), são indicados para tratar e prevenir vários sintomas da labirintite como vertigem, tontura, zumbido no ouvido, náuseas ou vômitos, pois agem diminuindo a entrada excessiva de cálcio nas células sensoriais do sistema vestibular, que é um dos responsáveis pelo equilíbrio..


2. Anti-histamínicos

Os anti-histamínicos, como a meclizina (Meclin), a prometazina (Fenergan) ou o dimenidrinato (Dramin) podem prevenir ou tratar as náuseas e/ou vômitos causados pela labirintite, pois agem bloqueando a ação da histamina no cérebro e diminuindo a produção de ácido pelo estômago, responsáveis pela resposta de náusea e vômito do organismo.


3. Anticolinérgicos

Os anticolinérgicos, como a escopolamina (Buscopan), são remédios que agem diminuindo as contrações do estômago devido à sua ação antiespasmódica. Por isso, são capazes de reduzir a sensação de náusea e prevenir os vômitos causados pela labirintite.


4. Antieméticos

Os antieméticos são indicados para o tratamento de náuseas e vômitos causados pela labirintite, como a metoclopramida (Plasil), que age aumentando as contrações dos músculos do trato digestivo, acelerando o esvaziamento gástrico e intestinal.


5. Vasodilatadores

Os vasodilatadores são remédios que melhoram o fluxo sanguíneo no ouvido interno, diminuindo a pressão e reduzindo, assim, as tonturas, náuseas, vômitos e zumbido relacionados à labirintite.


6. Ansiolíticos

Os ansiolíticos como lorazepam (Lorax) ou diazepam (Valium) também podem ser indicados para alguns casos de labirintite, pois ajudam a reduzir as tonturas e vertigens iniciais.


7. Corticóides

Alguns corticóides, como a prednisona, reduzem a inflamação do ouvido responsável pela labirintite. Por esse motivo, podem ser indicados quando ocorre uma perda de audição repentina, ou nos casos de labirintite autoimune.


Remédios para labirintite mais usados

O alívio dos sintomas costuma ocorrer dentro de uma a três semanas, mas a recuperação total da labirintite pode levar de um a dois meses, dependendo da gravidade da infecção.


Tratamentos alternativos e dicas

Anti-histamínicos vendidos sem a necessidade de prescrição médica como a loratadina, a difenidramina e a fexofenadina são opções fáceis de encontrar que podem ser usados para o alívio da labirintite.


O que é Labirintite?

A labirintite (CID 10 H83) é uma doença infecciosa no ouvido que afeta o labirinto, uma estrutura ligada à audição e equilíbrio do corpo. Por isso, quem sofre de labirintite lida com tontura, desequilíbrio e zumbidos.


Quanto tempo tarda na cura da labirintite?

Hoje, contudo, é sabido que os sintomas graves da labirintite normalmente desaparecem em uma semana. A maioria dos pacientes melhora totalmente de dois a três meses. A tontura contínua tende a durar mais em pacientes com mais idade.


Labirintite e labirintopatia: são doenças diferentes?

É comum que casos de tontura sejam associados a labirintite. Porém, essa associação entre a doença com desequilíbrio no geral e zumbido no ouvido está errada.


Porque se llama labirintite?

O nome se dá pela labirintite atingir uma área do cérebro chamada de sistema vestibular, fazendo com que o paciente se sinta sensível à luz, sons e movimentos (como pessoas andando ou objetos se locomovendo).


É possível curar a labirintite?

Sim, com tratamento médico adequado, seguindo todas as orientações estabelecidas, é possível se livrar da labirintite, ou em casos mais complexos, diminuir a incidência das crises.


Qual médico procurar?

Embora um médico clínico geral possa ser procurado em caso de labirintite, o mais indicado é o (a) especialista em otorrinolaringologia, que avalia e trata irregularidades no nariz, seios da face, garganta e ouvidos.

image

Leave a Comment