O que fazer para acabar com morcegos no telhado

image

Full
Answer

Como evitar morcegos?

Como evitar morcegos? Antes de aplicar soluções para afugentar morcegos da convivência humana, deve-se conhecer maneiras de evitar a sua presença. A mais comum e eficaz, principalmente nos telhados, é a vedação dos acessos utilizando telas, assim como o uso da passarinheira no beiral dos telhados impedindo a entrada de morcegos.

Como manter a casa livre de morcegos?

Use remendos de massa corrida ou de madeira para fechar estas aberturas. Os morcegos podem ter deixado atrás os excrementos, restos dos seus ninhos ou filhotes. Um profissional será capaz de limpar e garantir que nenhum outro animal continue estando no telhado.

Quais são os riscos dos repelentes de morcegos?

Não perca seu tempo com repelentes de morcegos. Eles não só costumam ser ineficazes, como podem colocar você e sua família em risco espalhando produtos químicos irritantes pela casa. Além da histoplasmose, os morcegos estão associados a outros riscos à saúde, como raiva, pulgas, carrapatos e ácaros.

Como atrair morcegos para fora do ninho?

As frutas, as nozes e outros alimentos pequenos às vezes podem ser usados para atrair os morcegos para fora do ninho. Não perca seu tempo com repelentes de morcegos.

image


Avisos

Não perca seu tempo com repelentes de morcegos. Eles não só costumam ser ineficazes, como podem colocar você e sua família em risco espalhando produtos químicos irritantes pela casa.


Sobre este guia wikiHow

Este artigo foi coescrito por Scott McCombe. Scott McCombe é o CEO da Summit Environmental Solutions (SES), uma empresa familiar de dedetização, controle de animais e isolamento doméstico na Virginia.


Quer espantar os morcegos de casa?

Morcegos são mamíferos que voam, de modo que existem mais de 1.200 espécies no mundo todo, mas, somente 3 hematófagas. No Brasil, pode-se encontrar mais de 170 espécies, incluindo as hematófagas. Normalmente, os morcegos não atacam o homem, mas há registros de ataques ao ser humano, principalmente nas áreas rurais.


Como espantar morcegos de forma segura?

No Brasil, morcegos são bichos protegidos por lei, ou seja, não podem ser mortos. Portanto, deve-se encontrar maneiras de afastá-los das residências de forma não letal. Como gostam de locais escuros, quentes e silenciosos, deve-se executar armadilhas ao bicho, ou seja, providenciar que o ambiente fique iluminado, ventilado e com muitos ruídos.


Cuidados na hora de espantar morcegos

Além de saber como afugentar os morcegos, há cuidados que devem ser tomados na hora de espantá-los. Por exemplo, precaver-se na hora de lidar com eles, não manuseá-los e procurar ajuda profissional quando necessário são algumas dicas. Confira, a seguir, todas elas detalhadamente:


Devemos ter medo dos morcegos?

Geralmente, os morcegos são inofensivos, só atacando quando se sentem ameaçados.


Inspecione visualmente a sua casa para procurar os morcegos voando

Ao anoitecer, eles estão fora de sua casa e deverá tomar nota do lugar de onde saem. Isso permitirá a você saber onde se encontram, e é a informação que vai usar para manter a sua casa livre de morcegos. No caso de detectar algum buraco no telhado ou nas paredes, certifique-se de tampá-lo para evitar que entrem e se instalem em sua casa.


Aponte os morcegos com luzes brilhantes

Os morcegos não gostam das luzes brilhantes e gostam de se esconder em lugares como os telhados, em parte, porque são escuros. Faça brilhar luzes no telhado onde se hospedam para agitar os morcegos e fazê-los encontrar um lugar mais escuro.


Fibra de vidro

Coloque isolamento de fibra de vidro no telhado para que o espaço seja desconfortável para os morcegos. A fibra de vidro é dolorosa para os morcegos, já não ficarão no telhado.


Feche possíveis entradas da casa

Cantos, telhas soltas e beirados são lugares por onde os morcegos podem entrar na sua casa. Feche as entradas dos morcegos. Comprove se existem rachaduras no teto que possam ser entradas.


Chame um exterminador ou um especialista em controle de pragas

Os morcegos podem ter deixado atrás os excrementos, restos dos seus ninhos ou filhotes. Um profissional será capaz de limpar e garantir que nenhum outro animal continue estando no telhado.


Evite eliminar os morcegos durante o verão

É nessa época que os morcegos bebês são novos e não podem voar. Isso pode representar dois problemas: os pais podem ser mais agressivos e menos propensos a abandonar o telhado. Se o fizerem, podem deixar seus filhotes, que morrerão sem o apoio de seus pais.


Espantar e não exterminar

Os morcegos são fundamentais para os ecossistemas, pois consomem grandes quantidades de insetos. Espantar os morcegos sem matá-los é importante para manter o equilíbrio no meio ambiente local.


Por que os morcegos devem ser retirados da convivência doméstica?

Como já citamos acima, estes mamíferos apresentam grandes chances de transmitir doenças aos seres humanos e animais domésticos. Entre as principais zoonoses que eles transmitem, estão:


Como evitar morcegos?

Antes de aplicar soluções para afugentar morcegos da convivência humana, deve-se conhecer maneiras de evitar a sua presença. A mais comum e eficaz, principalmente nos telhados, é a vedação dos acessos utilizando telas, assim como o uso da passarinheira no beiral dos telhados impedindo a entrada de morcegos.


Quero me livrar dos morcegos, como fazer?

Retirá-los da sua convivência é importante para a saúde e bem-estar de todos, porém cuidado. Matar estes mamíferos é considerado crime pela Lei de Proteção à Fauna (Lei nº 5.197, de 3 de janeiro de 1967).


Conheça os produtos disponíveis para espantar morcegos

Uma opção é o repelente em gel BYEBIRD que possui como principais características ser inodoro, atóxico, não agride o animal, as pessoas e nem o meio ambiente. De fácil aplicação, sua eficácia encontra-se na aderência, pois ao pisar no gel com suas patas, os morcegos sentem-se incomodados e saem do local.

image

Leave a Comment