O que fazer para acabar com o chule da sapatilha

image

Full
Answer

Quais são os melhores tratamentos para o chulé?

Hidrate os pés com creme que contenha ureia, pés hidratados e sem fissuras são mais resistentes às bactérias que causam o chulé. Use meias limpas, prefira as de algodão, troque de meias todos os dias. Meias sujas e suadas são foco de bactérias causadoras dos maus odores.

Quais são as causas do chulé?

O chulé é causado pela ação de bactérias que se alimentam do suor e de todo material que se encontra sobre a pele. A umidade faz com que elas se proliferem com maior rapidez. Ao decomporem o material, ocorre um processo de fermentação que libera o odor conhecido.

Como Tirar o mau cheiro do sapato?

Coloque o calçado em uma sacola bem fechada e deixe “passar a noite” no freezer. Retire e não calce imediatamente para não danificar seu sapato. Lavar e deixar secar bem também funciona contra o chulé. E depois siga as dicas para ele não voltar! Só lavar costuma ser bem eficiente. Também corte e lixe as unhas.

Como limpar o sapato?

Não precisa enxaguar, deixe secar naturalmente e não use o sapato por 2 dias. Pode ser feito nos diversos tipos de sapato, inclusive os de couro, lona, borracha e silicone, exceto em tênis de tecido. Outra opção é lavar com sal fino de cozinha. Deixe o sapato de molho em água salgada e depois lave como de costume.

image


Bicarbonato de sódio

Hoje, no entanto, as leitoras do Área de Mulher vão deixar de ter este tipo de problema em suas vidas corridas. Isso porque existe uma maneira muito simples, prática e barata de eliminar de vez o chulé da sapatilha sem precisar, de fato, eliminar a própria sapatilha. Sabia?


Descubra como acabar com o chulé na sapatilha

E, se você quiser tentar outras soluções contra o matador chulé de cada dia, confira também: 15 utilidades do talco infantil totalmente inesperadas e 9 utilidades do sachê de chá que você jamais imaginaria.


1. Talco

A utilização do talco para acabar com o chulé é, talvez, uma das mais tradicionais – provavelmente seus avós utilizavam o talco com essa finalidade. O talco atua absorvendo a umidade e assim minimiza o mau cheiro.


2. Bicarbonato de sódio

O bicarbonato tem mil e uma utilidades na limpeza da casa, como absorver manchas, odores e umidades. Por esse motivo, ele é muito útil para tirar o chulé de seus sapatos. Você pode preparar sachês com a substância e colocar em seus sapatos após tirá-los ao final do dia.


3. Cascas de laranja, limão ou tangerina

Nunca jogue as cascas de frutas fora, elas têm mil e uma utilidades em sua casa, como retirar os poluentes da água, espantar mosquitos e aromatizar o ambiente, além de poderem ser utilizadas em deliciosos doces, entre outras funções.


4. Sálvia e lavanda

Essas plantinhas aromáticas são muito efetivas na eliminação de odores. A dica é colocar sachês com folhinhas de sálvia e uns raminhos de lavanda durante a noite em seus sapatos (você pode adicioná-las também no sachê de bicarbonato, ensinado acima).


5. Use palmilhas com controle de odor

Existem palmilhas com tecnologia desenvolvida especificamente para corrigir esse problema, como as palmilhas com sais de prata. Você pode recortá-las no formato da sola original; funcionam bem em todos os tipos de sapato, basta prendê-las com tiras de fita adesiva dupla face se os calçados forem abertos.


6. Remova o mau cheiro congelando o sapato

O frio do congelador eliminará os fungos e bactérias que causam o mau cheiro em seus calçados. Para isso, coloque seus sapatos em sacos plástico selados no congelador. Deixe eles lá durante a noite. Vale lembrar que é preciso estar atento ao material do sapato, pois ele pode ser danificado por esse processo, principalmente se for sintético.


7. Lave seus sapatos com certa frequência

Seja lavando à mão, ou na máquina de lavar (nem todos os sapatos podem ser lavados dessa maneira), essa medida irá auxiliar na remoção do odor do calçado. Se o sapato não permitir esse tipo de limpeza, lave a palmilha na máquina e, com um pano com desinfetante (de preferência ecológico), limpe o interior do sapato.


O que é chulé?

Chulé nada mais é que o odor que sai do suor dos pés. Todo pé sua, mas nem todo pé tem chulé. Por quê? O suor do pé é só água e sais minerais, mas existem bactérias que se alimentam de tecidos mortos. Elas exalam ácidos como o metanotiol e o isovalérico, responsáveis pelo mau cheiro.


Como tirar o chulé dos calçados

O bicarbonato de sódio é muito eficaz contra o mau cheiro por conta do seu forte poder alcalino, que combate as bactérias. Polvilhe 2 colheres de sopa em cada pé de sapato, espalhe bem e deixe absorver o cheiro. Bata o sapato para retirar o excesso quando o cheiro tiver ido embora.


Como tirar o chulé dos pés

Só lavar costuma ser bem eficiente. Também corte e lixe as unhas. Para garantir que o chulé foi embora, você pode fazer uma esfoliação com bicarbonato de sódio e vinagre e enxaguar bem.


Talco caseiro contra o chulé

O talco em pó é muito eficaz contra o chulé. Ele deve ser usado após o banho com os pés bem secos, no próprio pé e/ou no sapato. Não tem talco? Use amido de milho ou bicarbonato de sódio.


Polvilhe bicarbonato de sódio

O bicarbonato é um dos produtos mais úteis na limpeza da casa e também de roupas e calçados, pois ele absorve umidade e maus odores. A dica é simples: polvilhe uma boa quantidade de bicarbonato de sódio em toda a parte interna das sapatilhas e deixar por toda a noite.


Limpe com vinagre de álcool

Se a sapatilha não estiver muito suja, nem com odor muito forte, embeba um pano limpo em vinagre de álcool e limpe bem a sapatilha por dentro. Depois deixe secar por completo antes de guardar.


Use casca de laranja ou limão

As cascas de citrinos ajudam a absorver a umidade e melhorar o odor, então, pode usar essa dica nas suas sapatilhas com chulé. É só fazer como na primeira dica: coloque as cascas dentro do calçado e deixe a noite inteira. No dia seguinte, passe um papel-toalha, caso tenha ficado alguma oleosidade das cascas, e pode usar.


Talco para pés

Geralmente o talco é aplicado diretamente nos pés. Mas, você pode fazer como na dica do bicarbonato e das cascas de citrinos, polvilhando talco no interior da sapatilha e deixando por toda a noite. Sacuda bem no dia seguinte, passe um paninho úmido por fora, caso fique esbranquiçado, e pode usar.


1- Limpe bem

Uma boa maneira de evitar o chulé é higienizando bem os pés. No entanto, o dermatologista não recomenda sabonetes antissépticos, porque eles podem causar outros tipos de irritação na pele, e, ainda, não matam apenas as bactérias ruins e podem causar um desequilíbrio no corpo humano.


2- Seque bem os pés

É importante sempre manter os pés bem secos, por isso ao sair do banho é necessário secar bem a planta dos pés e também entre os dedos, pois as bactérias tendem a se proliferar em lugares úmidos.


4- Nunca use o mesmo par de sapatos

Uma outra dica muito boa é trocar sempre os sapatos, o ideal é trocar durante o dia, mas se não for possível, é importante não usar o mesmo sapato no dia seguinte, deixando aquele par usado no dia anterior em algum lugar arejado e ensolarado.


5- Evite calçados de plástico

Plástico, borracha, materiais sintéticos são totalmente vedáveis o que auxilia na proliferação de bactérias, desta maneira, as pessoas ficam mais propensas a ter chulé.


6- Cuidado com o talco

De amigo a inimigo. Os talcos podem atrapalhar muito aquelas pessoas que têm suor excessivo nos pés, já que ao entrar em contato com eles uma “pasta” pode ser formada, assim, provocando inda mais a proliferação das bactérias já existentes.


7- Use meias de algodão

Elas são sempre as mais indicadas, já que esse material tem propriedades de absorver e de deixar o suor evaporar de uma maneira melhor. Diferente dos tecidos sintéticos, que não têm essa propriedade.


COMO PREVENIR O CHULÉ?

Lave e seque os pés antes de calçar qualquer sapato. Hidrate os pés com creme que contenha ureia, pés hidrata dos e sem fissuras são mais resistentes às bactérias que causam o chulé.


COMO TIRAR CHULÉ DO TÊNIS?

Jogue dentro dos sapatos bicarbonato de sódio, ou pó antisséptico, ou sal fino de cozinha imediatamente, e coloque-os para arejar na sombra por 6 horas. Depois retire o sal de cozinha e guarde o sapato. Ele estará pronto para ser usado novamente e sem chulé!

image

Leave a Comment