Como a gente trata a questão do racismo no futebol no Brasil?
Sem falar na questão do racismo no futebol, no Brasil, a gente ainda trata a questão do racismo de uma forma “não-concreta”. A gente fala de racismo, mas não vemos campanhas, ações por parte do governo de combate ao racismo e de penalização.
Como o racismo perdeu o pudor de se manifestar no esporte mais popular do mundo?
Entrar no estádio de futebol e ser chamado de macaco, ter uma banana arremessada em sua direção, ouvir “Negro não!”. O racismo perdeu o pudor de se manifestar no esporte mais popular do mundo. Em 2022, já foram 35 denúncias até este sábado (28). O número já é metade do registrado em todo o ano de 2019, líder com 70 ocorrências.
Qual é o problema do racismo no Brasil?
O grande problema não são os casos de racismo. A grande questão que precisamos trabalhar no Brasil é o racismo institucional. É a falta do lugar do negro. E quando ele chega num lugar de destaque, seu talento, a sua capacidade é sempre colocada em dúvida. Dentro do futebol a gente pode ver isso.
Quais são os casos de racismo na Libertadores?
Marcelo Carvalho: Os casos de racismo na Libertadores vêm aumentando significativamente. Por exemplo, nos nossos números, nós temos monitorado 22 casos de racismo em torneios da CONMEBOL (Confederação Sul-Americana de Futebol) desde 2014 e 8 desses casos aconteceram em 2018. Já são 8 denúncias de racismo em competições da CONMEBOL só neste ano.
É válido cobrar participação dos jogadores? Especialistas analisam
Em agosto deste ano, a NBA teve jogos da fase final cancelados devido à paralisação dos jogadores. O protesto ocorreu após Jacob Blake, homem negro, ser alvejado com sete tiros nas costas na frente dos filhos.
Cobrar ou não cobrar?
Depois de ver o protestos de atletas como LeBron James, George Hill e Giannis Antetokounmpo, será que devemos cobrar uma postura como essas dos atletas brasileiros? Para Marcelo Carvalho, a resposta é não.
Quais os principais casos de racismo no futebol brasileiro?
Sempre presente em nossa sociedade, o preconceito racial ganhou força nas arquibancadas nos últimos anos. Por isso, vemos, com frequência, notícias de ocorrências envolvendo jogadores. Veja, a seguir, alguns casos mais recentes no futebol brasileiro.
O que dizem os órgãos oficiais do esporte?
Essa medida atende aos anseios da comunidade esportiva ao denunciar casos de racismo.