O que fazer para acabar com o stress

image

Full
Answer

Como controlar o stress?

Em situações de stress, é muito fácil passarmos a ser controladas por pensamentos negativos e sentimentos de incapacidade. Cultive a optimista que há em si e, em vez de pensar naquilo que lhe está a acontecer, concentre-se na forma como pode resolver a situação.

Como reduzir o stress a longo prazo?

O ponto fulcral da gestão de stress anda em torno do controlo: controlo dos pensamentos, das emoções, da agenda, do seu ambiente, e da forma como você lida com os problemas.

O que é o stress e como ele pode afetar o seu bem-estar?

O stress é um estado afetivo ou emocional constituído por um conjunto de mudanças que as pessoas sofrem em situações que reconhecem como potencialmente ameaçadoras ao seu bem-estar, envolvendo respostas fisiológicas, sentimentos de desconforto e comportamentos observáveis.

Como combater o estresse?

O estresse pode causar sintomas físicos e psicológicos, como sensação de falta de ar, pressão no peito, tremores e pensamentos negativos, por exemplo, o que pode condicionar o dia a dia da pessoa e aumentar o risco de desenvolver doenças. Por isso, indicamos algumas orientações que poderá seguir para combater o estresse: 1. Praticar exercícios

image


Como lidar com o stress?

O primeiro passo para enfrentar o stress é ser capaz de identificar a sua causa e reconhecer os sintomas. Depois, deve intervir rapidamente. Existem várias estratégias eficazes e de fácil implementação que lhe indicamos em seguida.


Como se manifesta o stress?

O stress manifesta-se sob a forma de vários sintomas, que podem ser divididos em quatro categorias: psicológicos, emocionais, físicos e comportamentais, segundo a ISMA.


1. Respirar bem fundo

Fazer alguns ciclos de respiração profunda ajudam a regular a respiração, a acalmar a mente e activam o sistema parassimpático, o grande inimigo do stress. Comece por expirar completamente, forçando para expelir todo o ar dos pulmões, e depois inspire profundamente. Faça uma pausa com o peito cheio de ar e comece a expirar de novo.


2. Fazer exercício

Ao fazer exercício o corpo entra em movimento e a tensão provocada pelo stress começa a dissipar-se. A adrenalina que se liberta em situações de stress serve então o seu objetivo, que é ativar uma fuga e ativar uma ação muscular e, deste modo, é libertada em vez de ficar retida no corpo.


3. Desligar a máquina de lavar a roupa

Tal como acontece numa máquina de lavar a roupa, muitas vezes os pensamentos ficam a dar voltas na cabeça, sem que daí saia uma solução. Por isso é tão importante parar este ciclo, deixar de ruminar no mesmo pensamento e, da forma que for possível, passar à acção ou focar a atenção num outro assunto.


4. Cortar em pedaços

Grandes tarefas podem ser causadoras de stress, pois a pessoa tem a sensação de estar assoberbada com trabalho, desafios ou até pensamentos. Dividir o que é necessário fazer em segmentos e resolver um de cada vez é uma forma muito eficaz de sentir que se está a avançar e relaxar à medida que se vão alcançando as diferentes metas.


5. Começar!

Quando é a ideia de ter de resolver uma situação, ou de lidar com um problema, que é geradora de stress, o mais importante a fazer é começar. Ao começar a resolver uma situação, ou até a realizar uma tarefa que se tem pendente, o motivo de stress vai tornar-se menor e os seus efeitos desvanecem-se.


6. Fazer um diário

Quando o stress se torna crónico, manter um diário onde se anotam situações nas quais a ansiedade aumenta pode ser muito útil para identificar as verdadeiras causas de um estado de stress crónico.


7. Mudar ou aceitar

Por fim, um pensamento muito simples, apesar de difícil de concretizar: o que se pode mudar, muda-se (com todo o esforço que tal pode implicar); o que não se pode mudar tem de se aceitar.


1. Pare de deixar as coisas para amanhã

É verdade quando dizem “O amanhã nunca chega.” Você tem que fazer alguma coisa importante, mas a preguiça toma conta do seu corpo, você olha para o relógio e decide começar amanhã. Isso, no entanto, leva a problemas indesejáveis.


2. Finais de Semana

Uma semana exaustiva acaba não só com suas reservas de força física, mas também sua força mental. O que você precisa é relaxar no final de semana. É essencial que você passe algum tempo fazendo o que realmente gosta. Lembre-se, há uma semana difícil à sua frente, e você terá que trabalhar muito novamente.


3. Diga NÃO para álcool e tabaco

O dia foi cansativo, você está cheio de trabalho a fazer e seu chefe te deu uma encarada enquanto passava pelo seu escritório. Ao voltar para casa, o trânsito intenso aumentou a sua frustração. Você chega em casa, se senta no sofá e tudo o que você precisa é de uma bebida ou um cigarro.


4. Música

Sempre há como diminuir a ansiedade e o estresse colocando sua música favorita para tocar, seja ela romântica, gospel, rap, jazz, ou qualquer outro ritmo. Apenas sinta o estresse desaparecer com as batidas da música. Neurocientistas provaram que ouvir suas músicas favoritas podem lhe ajudar a se sentir melhor.


5. Hobby

Todo mundo tem um hobby. É uma coisa que te faz sentir feliz e calmo. Algumas pessoas gostam de jardinagem e da emoção que experimentam quando veem plantas florescerem e flores se abrirem em seus jardins. Fotografia, desenho, pintura, são alguns hábitos que você pode tentar se você ainda não encontrou o seu hobby.


6. Atividade física

Você ouviu muitas vezes que deve se exercitar. Incorporar uma atividade física na sua vida diária é essencial para reduzir o estresse em sua mente. Você não precisa ir necessariamente a uma academia, há diversas formas mais divertidas para se exercitar. Uma boa corrida de manhã já te fará muito bem.


7. Yoga

A yoga é mais eficaz para o combate da ansiedade e do estresse, além de consumir menos tempo que exercícios físicos tradicionais. Controlar seu padrão de respiração é essencial para acalmar o corpo e a mente. Geralmente, as pessoas têm respiração curta e rápida.


Quais as consequências do estresse para o corpo e a mente?

Quando trava, o seu HD começa a danificar o computador como um todo até danificar as funções primárias dele, atrapalhando seu uso para tudo (a resposta das teclas é lenta, demora para ligar, etc). E a mesma coisa acontece com o seu corpo! Vamos dividir os sintomas de curto e longo prazo.


O que é bom para aliviar a tensão?

Sabe quando você sente seus músculos travados ou quando precisa fazer muita força para conseguir realizar uma ação simples com seu corpo? Seus músculos estão contraídos de forma involuntária, conhecido por tensão corporal, no geral, gerada por uma alta carga de estresse.


1. Faça uma caminhada por 10 minutos

Uma das maneiras mais conhecidas para aliviar o estresse é a atividade física, pois movimentar o corpo reduz os hormônios do estresse, como o cortisol, e ajuda a liberar endorfinas, substâncias que são analgésicos naturais e agem para melhorar o humor.


2. Respire fundo

Qualquer pessoa que pratica yoga sabe que o fôlego, conhecido como pranayama ou força vital, desempenha um papel importante na oxigenação do corpo. Isso, inclusive, é reconhecido pelos médicos.


3. Imagine uma cena que lhe traga calma

Uma simples imaginação é uma maneira fácil de voltar ao seu eixo. Até mesmo o Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos reconhece o poder das “imagens guiadas” para provocar uma resposta de relaxamento.


4. Faça um lanche

A ligação entre o intestino e o cérebro, chamada de “eixo do intestino-cérebro”, é enorme, e dados interessantes apoiam a ideia de que o intestino é um importante mediador da resposta ao estresse.


5. Compre uma planta

Plantas em casa não são apenas belas purificadoras de ar, mas podem realmente lhe ajudar a se acalmar. Pesquisadores descobriram que o simples fato de uma pessoa estar perto de plantas pode induzir ao relaxamento.


6. Fique longe das telas

O uso do computador sem interrupção tem sido associado a estresse, insônia e depressão principalmente nas mulheres, de acordo a um estudo realizado pela Universidade de Gotemburgo, Suécia.


7. Desligue o seu celular

Telefones celulares podem te estressar, e não há dúvida quanto a isso, e falar ao telefone pode, inclusive, elevar a sua pressão arterial. Sendo assim, desligue seu telefone e relaxe.


ESTAS PATOLOGIAS SURGEM EM VÁRIAS CIRCUNSTÂNCIAS, EM CONCRETO QUANDO

a) A pessoa expõe-se a um grande número de situações ameaçantes ou a situações anormalmente intensas e duradouras.


IDENTIFIQUE AS FONTES DE STRESS NA SUA VIDA

A gestão do stress começa com a identificação das fontes de stress na sua vida. Isto não é tão fácil como parece. As verdadeiras fontes de stress nem sempre são óbvias, e é muito fácil ignorar os seus próprios pensamentos, sentimentos e comportamentos indutoras de stress.


VERIFIQUE COMO É QUE ATUALMENTE LIDA COM O STRESS

Pense nas formas que utiliza para gerir e lidar com o stress na sua vida. O diário de registo do stress pode ajudá-lo a identificá-las.


FORMAS MAIS SAUDÁVEIS DE GERIR O STRESS

Se os seus métodos de lidar com o stress não estão contribuindo para melhorar a sua saúde física e emocional, é hora de encontrar formas mais saudáveis. Há muitas maneiras saudáveis de gerir, prevenir e lidar com o stress, mas todas elas requerem mudança. Você pode mudar a situação ou mudar a sua reação.


AJUSTE A SUA ATITUDE

Como você acha que pode ter um efeito profundo no seu estado emocional e bem-estar físico? Cada vez que um pensamento incapacitante e desesperançado se abate sobre si mesmo, o seu corpo reage como se estivesse no meio de uma situação de tensão máxima.


APRENDA E TREINE A RESPOSTA DE RELAXAMENTO

Você pode controlar os seus níveis de stress com técnicas de relaxamento que evocam a resposta do organismo para o relaxamento, um estado de sossego que é o oposto à resposta de stress . A Prática regular destas técnicas irá promover o seu bem-estar físico e emocional.


Como acontece

Diante de um gerador de estresse, os hormônios (adrenalina e cortisol) são liberados. O hormônio cortisol é chamado o hormônio da agressividade. Bastam apenas cinco minutos pensando em algo ruim, ou pessoas que desagradam, para baixar o sistema imunológico por até 6 horas após.


15 dicas que você pode e deve usar para combater o estresse

As maneiras como lidamos com o estresse visam moderar ou minimizar os efeitos estressores sobre o nosso bem estrar físico e emocional. Portanto, o que você pode e deve fazer:

image

Leave a Comment