O que fazer para acabar com o tartaro dos dentes

image

Full
Answer

Como remover o tártaro dos dentes?

A escovação é o cuidado básico que devemos ter para garantir a nossa saúde bucal e, em particular, remover o tártaro dos dentes. A primeira coisa que precisamos fazer é sempre escovar os dentes após cada refeição.

Como evitar a formação de tártaro nos dentes?

A melhor forma de evitar a formação de tártaro nos dentes é manter uma boa higiene bucal, escovando os dentes sempre após as refeições e fazendo uso de fio dental, pois ajuda a evitar o acúmulo de resíduos de comida que não conseguiram ser removidos por meio da escovação. Veja outras dicas para manter os dentes saudáveis: Esta informação foi útil?

É possível acabar com o tártaro acumulado nos dentes?

A orientação é, simplesmente, fazer bochechos com uma colher (sopa) de óleo de girassol prensado a frio (sem engolir). Porém, Puglisi destaca que não existe nada melhor para a eliminação de tártaro e placa bacteriana do que: uma escova de dente, água e pasta.

Como remover o tártaro da escova de dentes?

De acordo com Puglisi, porém, usar bicarbonato de sódio para acabar com o tártaro é um mito. “Também existe aquele mito de que bicarbonato ajuda a clarear os dentes.

image


¿Como eliminar o tártaro no dente?

Uma opção caseira que ainda é bastante polêmica é o uso de bicarbonato de sódio, já que essa substância consegue penetrar a placa bacteriana e aumentar o pH, ajudando no combate às bactérias ali presentes e ajudando a remover o tártaro. Por outro lado, o uso continuado de bicarbonato de sódio não é recomendado, pois pode acabar por alterar a porosidade do dente e deixá-lo mais sensível. Veja mais sobre as formas caseiras para remover o tártaro.


¿ Como é o tártaro?

O tártaro é caracterizado pelo aparecimento de uma camada mais escura, geralmente amarelada, e aderida ao dente que pode se observar próximo à gengiva, na base e/ou entre os dentes mesmo após escovar os dentes corretamente.


Uso do fio dental

O uso do fio dental é um elemento importante nos bons hábitos de higiene bucal. No entanto, muitas pessoas não sabem disso ou simplesmente não o utilizam. O uso do fio dental ajuda a remover bactérias e restos de comida que permanecem entre os dentes. Assim, contribui para evitar a formação de placa bacteriana e, portanto, do tártaro.


Alternativas caseiras para remover o tártaro dos dentes

Existem algumas soluções caseiras que são tradicionalmente usadas para remover o tártaro dos dentes. Esses remédios podem ser usados ​​como um complemento, mas nunca como substitutos para os cuidados acima mencionados.


Relacionadas

O acúmulo de tártaro nos dentes é um problema que pode atingir qualquer pessoa, como consequência das bactérias constantes na boca, por isso dá-se a necessidade prevenir o problema, basicamente, com uma boa escovação após cada refeição e com visitas frequentes ao dentista.


1. Consumir mais vegetais e frutas

De acordo com Puglisi, esta medida, de fato, pode ajudar. “A dica são as frutas e os vegetais que têm o pH base, por exemplo, pepino, folhas diversas, alface… vegetais em geral da cor verde”, diz.


3. Usar bicarbonato de sódio

Diluir uma colher (chá) de bicarbonato de sódio em um copo de água e fazer um bochecho por alguns segundos com a mistura é uma das receitas caseiras mais conhecida neste sentido.


4. Usar peróxido de hidrogênio

Outra receita conhecida é misturar meia xícara de água e meia xícara de peróxido de hidrogênio para fazer um bochecho de alguns segundos. Porém, mais uma vez, é necessário ter cuidado para não prejudicar os dentes.


5. Usar gel de Aloe Vera

Outra receita difundida é a mistura de: 1 colher (chá) de gel de Aloe Vera + 1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio + 10 gotas de óleo essencial de limão + 4 colheres (chá) de glicerina vegetal. Para, depois, escovar os dentes 1 vez por dia com a mistura.


Como prevenir o surgimento de tártaro

Como sempre, a prevenção é o melhor caminho quando o assunto é o acúmulo de tártaro nos dentes. E isso dispensa grandes receitas caseiras e está totalmente relacionado aos hábitos de higiene bucal.


Maçã

Acabar com o tártaro dos dentes é tão simples quanto comer uma maçã crua por dia. Dentro do possível, com casca, e melhor se for vermelha, já que a verde é um pouco ácida.


Suco de limão

Antes de explicar como fazer este remédio caseiro é preciso levar em conta que seu uso excessivo é prejudicial. Isso porque os ácidos do limão podem manchar os dentes se ele for usado sem diluir.


Casca de laranja

A vitamina C dos cítricos não apenas está presente na polpa e no suco, mas também na casca. Por isso, vale a pena aproveitar suas propriedades sempre que for possível.


Sementes de gergelim

Se você quer ter dentes livres de tártaro, tente comer alimentos que funcionem como esfoliantes. Um deles são as sementes de gergelim. Mastigue bem um punhado delas e depois jogue-as no lixo.


Evite certos alimentos

O açúcar é seu principal inimigo no que se refere à saúde oral. Seu consumo causa não apenas cáries, mas também uma maior acumulação de tártaro nos dentes.


Consuma alimentos ricos em cálcio

Os laticínios, como o iogurte e o queijo, as amêndoas e o espinafre são as principais fontes de cálcio. Assim, ingeri-los diariamente irá melhorar a saúde dos dentes e os tornará mais fortes para lutar contra a placa.


Escove bem os dentes

Uma grande parte da responsabilidade pelo surgimento do tártaro reside em uma higiene incorreta. Os dentes devem ser escovados, no mínimo, duas vezes ao dia (ao levantar pela manhã e na hora de dormir).


1. Sal e Bicarbonato de Sódio

Esta é uma das melhores opções porque quase todo mundo tem bicarbonato de sódio e sal em sua cozinha. O bicarbonato de sódio funciona não só para clarear os dentes, mas também para matar bactérias. Para este truque, você só tem que misturar uma colher de sopa de bicarbonato de sódio com uma pitada de sal.


4. Sementes de Gergelim

Sementes de gergelim são deliciosas na salada, mas também fazem bem para os dentes. Tudo o que você precisa fazer é adicionar sementes de gergelim à sua comida. Eles vão naturalmente limpar e polir seus dentes.


5. Peróxido de hidrogênio

Você pode melhorar esse antisséptico bucal, misturando com peróxido de hidrogênio. Este produto doméstico é conhecido por suas propriedades antibacterianas. Misture uma colher de sopa de enxaguante bucal com três colheres de sopa de peróxido de hidrogênio. Faça bochecho com o líquido durante alguns minutos.


6. Óleo de Coco

Usar óleo de coco para tudo está na moda, mas é uma moda que realmente funciona. O óleo de coco absorve a sujeira na sua boca. Também possui efeitos antibacterianos e antisépticos.


7. Tomates e Morangos

Este truque funciona porque tomates e morangos são ricos em vitamina C. Pique tomates e morangos e faça uma polpa. Deixe agir nos dentes por cinco minutos antes de enxaguar a boca.


8. Glicerina e Aloe Vera

Misture quatro colheres de chá de glicerina vegetal com uma colher de chá de aloe vera. Adicione um copo de água, 10 gotas de óleo essencial de limão e quatro colheres de sopa de bicarbonato de sódio. Agora, use essa pasta para escovar os dentes, uma vez por dia.


9. Alho

Este tempero é um antisséptico comprovado, que ajuda a aliviar dores de dente, matar bactérias e aliviar o mau hálito. Triture os dentes de alho e misture com um pouco de azeite. Em seguida, aplique essa mistura nas áreas manchadas dos seus dentes.


1. bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio pode ajudar a remover a placa bacteriana dos dentes. Tudo que você precisa é de uma colher de chá de bicarbonato de sódio, pasta de dentes, sal (opcional) e uma escova de dentes. Misture o bicarbonato de sódio com sal ou simplesmente use bicarbonato de sódio para este trabalho.


2. Goiaba

A fruta, assim como suas folhas, pode ajudar a como remover o tártaro naturalmente. Eles são agentes anti-placa fortes e eficazes. Não só isso, ele pode ajudar na redução do inchaço da gengiva também.


3. Casca de laranja

Você pode usar as cascas diretamente para os seus dentes e limpá-los com ela. Basta pegar um pedaço de casca de laranja e esfregar em seus dentes por 2 minutos.


4. Comer alimentos picantes

Além disso, este é um remédio caseiro fácil para remover o tártaro em seus dentes. Portanto, Comer alimentos condimentados melhora a produção de saliva em sua boca, o que ajuda na limpeza de dentes e gengivas. Então mastigue algumas pimentas para se livrar do acúmulo de tártaro e placa nos dentes.

image


A Escovação Dos Dentes

Image
Uma das melhores maneiras de combater o tártaro é remover a placa diariamente para evitar que ela endureça. De fato, quando a placa calcifica, ela se transforma em tártaro e fica muito mais difícil removê-la. Para evitar que isso aconteça,é melhor manter bons hábitos de higiene bucal, começando com uma escovação a…

See more on melhorcomsaude.com.br


Uso Do Fio Dental

  • O uso do fio dental é um elemento importante nos bons hábitos de higiene bucal. No entanto, muitas pessoas não sabem disso ou simplesmente não o utilizam. O uso do fio dental ajuda a remover bactérias e restos de comida que permanecem entre os dentes. Assim, contribui para evitar a formação de placa bacteriana e, portanto, do tártaro. Para que o fio dental seja eficaz, el…

See more on melhorcomsaude.com.br


Limpeza profissional

  • Além desses cuidados básicos que devemos ter em casa, é essencial fazer uma limpeza profissional uma ou duas vezes por ano. Mesmo se formos muito disciplinados e cuidadosos na limpeza diária, será necessário realizar uma limpeza profissional com um especialistapara remover a placa dentária mais teimosa e difícil de alcançar. Por outro lado, se a nossa higiene e…

See more on melhorcomsaude.com.br


Alternativas Caseiras para Remover O Tártaro Dos Dentes

  • Existem algumas soluções caseiras que são tradicionalmente usadas para remover o tártaro dos dentes. Esses remédios podem ser usados ​​como um complemento,mas nunca como substitutos para os cuidados acima mencionados. O objetivo desses métodos é raspar os dentes para remover o tártaro. Entre os mais conhecidos estão o bicarbonato de sódio, as sementes de gerg…

See more on melhorcomsaude.com.br

Leave a Comment