O que fazer para acabar com oleosidade do cabelo

image

O primeiro passo na luta de como tirar oleosidade do cabelo é escolher um bom shampoo, específico para equilibrar a produção de gordura. A limpeza deve ser diária, com o shampoo certo tipo cabelo, com cuidados especiais para não estimular ainda mais a oleosidade do couro cabeludo.

Full
Answer

Como cuidar do cabelo oleoso?

As ampolas também podem ser uma boa opção para o cabelo oleoso. Escolha as mais leves, indicadas para quem já faz tratamento antioleosidade e que não pesem os fios. Elas devem ser aplicadas apenas no comprimento dos fios para evitar a oleosidade na raiz e o acúmulo do produto na região.

Por que os cabelos ficam oleosos?

Os cabelos podem ficar oleosos por diversos motivos, tanto naturais quanto com hábitos ruins que praticamos no dia a dia e sequer nos damos conta. Alguns exemplos do que piora essa condição são as alterações hormonais, mudanças no clima, banhos com água muito quente e até mesmo o uso inadequado de produtos capilares.

Como evitar a oleosidade do couro cabeludo?

A temperatura elevada prejudica a saúde dos cabelos, os deixando sensíveis e desregulando a camada hidrolipídica do couro cabeludo, tendo como resultado a oleosidade em excesso. Portanto, para evitar o dano, prefira a água morna.

Como acabar com a oleosidade dos fios?

Outra atitude muito comum de quem possui os fios bem oleosos é usar o shampoo antirresíduos em excesso, já que ele costuma ser o mais indicado para acabar com a oleosidade. Entretanto, ele pode causar um efeito rebote, uma vez que a limpeza profunda pode retirar nutrientes essenciais ao couro cabeludo.

image


Cabelo oleoso: o que é? Como acabar com a oleosidade do couro cabeludo? Quais produtos usar?

A oleosidade não é um problema que está presente apenas na pele. Ela também pode afetar o seu cabelo e causar bastante incômodo à saúde do couro e dos fios – como coceira, caspa e aquela sensação de estar sempre sujo.


1. O que é um cabelo oleoso?

Antes de montar um cronograma, você precisa descobrir se o seu cabelo é realmente oleoso e a médica cita as principais características desse tipo: “A principal é o excesso de oleosidade no couro cabeludo, que, por sua vez, vai se espalhando até as pontas dos fios”.


3. Qual é o maior cuidado que o paciente deve ter com o cabelo oleoso?

A prioridade aqui é manter o cabelo limpo, garantindo uma raiz limpa, com equilíbrio, e fios sedosos. “Às vezes é difícil preservar essa aparência, pois muitos shampoos que tratam o couro cabeludo oleoso acabam ressecando os fios. Ou o inverso também pode acontecer, quando usamos muitas máscaras que tratam os fios e deixam a raiz oleosa”, atentou.


5. Shampoo para cabelo oleoso: qual é o melhor produto? Conheça as opções!

O melhor produto é um shampoo antioleosidade para uso diário ou dias alternados. Vale a pena investir também no shampoo antiresíduos ou no esfoliante capilar uma vez por semana para dar aquela revitalizada na raiz e nos fios!


6. Condicionador para cabelo oleoso: conheça o melhor produto!

O uso do condicionador também é importante na rotina de cuidados do cabelo oleoso, pois é ele que vai dar emoliência, segurar a hidratação dos fios e selar as cutículas. Além disso, a Drª Betina garante que o produto não interfere na produção de óleo, mas, sim, na textura das madeixas.


Cabelo oleoso, como identificar?

Primeiramente, antes de começar qualquer tratamento, é preciso saber se o seu cabelo realmente é oleoso. Para isso, é preciso estar atento à alguns fatores, como, por exemplo:


Causas

Então, caso você esteja com todos esses sintomas citados acima, ou com algum deles, é preciso entender as possíveis causas que podem estar agravando-os. Em geral, o cabelo oleoso acontece devido a predisposição genética e distúrbios hormonais ou glandulares, No entanto, há também outras causas que podem gerar esse problema, como:


Formas de acabar com a oleosidade dos fios

Primeiramente, para acabar com o cabelo oleoso, a prioridade é manter o cabelo sempre limpo. Pode parecer fácil falando, mas para manter o couro cabeludo longe das sujeiras é preciso tomar cuidado com a constância das lavagens além dos produtos utilizados. Aliás, muitos shampoos podem acabar ressecando os fios ou aumentando ainda mais a oleosidade.


Por tê-lo lavado de forma inadequada ou não tê-lo lavado

Usar produtos de limpeza muito fortes, ou produtos químicos, não é bom para a pele. Muitos xampus ou condicionadores são irritantes e afetam o pH da pele.


Fatores genéticos ou hormonais para a oleosidade dos cabelos

A tendência para ter um cabelo oleoso pode ser hereditária em alguns casos. No que se refere aos fatores hormonais, como notado acima, em certas fases da vida o cabelo pode ficar mais oleoso do que em outras, como na gravidez, na puberdade ou durante a menstruação.


Fios muito lisos ou finos podem causar a oleosidade dos cabelos

Cada fio de cabelo tem duas ou três glândulas sebáceas que o hidratam ou o irrigam. Se o cabelo for muito fino, ele não utiliza todo o óleo, de modo que o excesso é depositado sobre a superfície.


Não o penteie quando estiver seco

A única vez que você pode escovar o cabelo é após a lavagem, para desembaraçá-lo. Depois que ele secar é melhor não tocá-lo ou penteá-lo, nem com as mãos nem com os dedos. Isso só serve para multiplicar a oleosidade.


Nada de massagens ou tocar no cabelo

É comum, quando você está entediado, por exemplo, tocar no cabelo, isso não é bom se você tiver o cabelo oleoso. Não é aconselhável fazer massagens, e depois de lavar, tente tocá-lo o menos possível.


Suco de limão

Esprema o suco de dois limões e misture com dois copos de água destilada. Coloque-o em um recipiente e, depois de lavar o cabelo, faça um último enxágue com a mistura.


Cavalinha

Ferva um copo de água destilada, coloque duas colheres de folhas secas de cavalinha e despeje a água em um frasco de vidro. Deixe repousar por quinze minutos e coe em um recipiente de plástico. Deixe-a no banheiro e use como último enxágue.


Mesmo tratando da oleosidade com dicas simples, é importante procurar um médico para saber a causa do problema

Todo cabelo fica oleoso, pois essa é uma proteção natural do couro cabeludo contra a poluição externa e a quebra dos fios. Porém o normal é que esse aspecto se apresente depois de alguns dias sem lavar ou pelo uso de determinados produtos. Mas há quem fique com os cabelos oleosos algumas horas depois de lavá-los.


7 Dicas para tirar oleosidade do cabelo

Ter cabelos que ficam oleosos com muita facilidade é um problema de várias causas, conforme você verá mais adiante. Porém vários fatores podem contribuir para que a oleosidade apareça antes do esperado. Veja quais são nas dicas para tirar oleosidade do cabelo.


Causas do cabelo oleoso

O cabelo fica oleoso porque dentro do couro cabeludo estão as glândulas sebáceas, responsáveis por produzir um óleo que serve para proteger o couro e os fios. Mas em algumas pessoas ou em determinadas situações, as glândulas produzem óleo em excesso.

image

Leave a Comment