O que fazer para acabar com os gases do bebe

image

Como ajudar o bebê a tirar gases?

Podemos utilizar algumas dicas ou posições para ajudar o bebê a tirar os gases: – Sentado sobre as suas pernas agarrando o queixo do bebê e com a outra mão dando algumas palmadinhas nas costas. – Inclinando o bebê sobre o nosso braço.

Quais são os melhores remédios para gases em bebês?

Embora existam remédios específicos para gases em bebês, sempre é bom conversar com o pediatra para ter certeza de que eles sejam adequados para o seu filho. [5] Bebês que necessitam de medicamentos para tratar a tireoide não podem tomar esses remédios. Medicamentos de venda livre em geral contêm simeticona (Mylicon gotas, Luftal gotas)

Como evitar os gases no bebê após o nascimento?

Quando o bebê é alimentado com leite de lata ou quando inicia a alimentação com sólidos deve beber água para ajudar a diminuir os gases e facilitar a expulsão das fezes. Saiba qual a quantidade de água indicada para o bebê. 4. Preparar corretamente os mingaus

Como eliminar gases intestinais em bebês e crianças?

Remédios, chás e alimentos ricos em fibras e água podem ser usados para tratar a prisão de ventre, mas em alguns casos, um clister ou lavagem intestinal pode ser uma boa solução. Confira mais estratégias naturais para acabar com a prisão de ventre.

image


Uma posição correta enquanto está se alimentando

A posição durante o aleitamento é essencial para evitar que o bebê engula ar junto com o leite. É fundamental que, ao amamentar ou dar a mamadeira, coloquemos o bebê em uma posição correta. Deste modo, poderá sugar melhor e engolir menos ar. Para isso:


Dicas para fazer o bebê arrotar e eliminar os gases

Provocar que o bebê arrote é a técnica mais eficaz para ajudar o bebê a eliminar os gases corretamente. Entretanto, existem determinadas posições mais eficientes para a eliminação do ar engolido. Entre elas, as mais conhecidas são:


Quando fazer o bebê arrotar para eliminar os gases?

Comprovamos que é necessário ajudar o bebê a eliminar os gases. Mas certamente você estará perguntando quando fazer isso. Normalmente devemos fazer com que o bebê arrote depois de se alimentar. Entretanto, em alguns casos, talvez devamos interromper o aleitamento para que o bebê elimine os gases e, só depois disso, continuar com a alimentação.


Sempre é necessário que o bebê arrote?

Às vezes achamos que o bebê sempre engole ar enquanto mama. Por isso, acreditamos que devemos fazer com que arrote aconteça o que acontecer. Entretanto, isso não é assim necessariamente. Especialmente no caso do aleitamento materno. Se a posição e a técnica de sucção forem corretas, pode ser que o bebê não engula ar.


Como lidar com os gases no bebê

Os bebês que mamam na mamadeira têm mais gases do que os bebês que mamam no peito. Sirva a mamadeira para o seu bebê na posição mais ereta possível. Escolha um bico para a mamadeira que reduza a deglutição de ar. Depois da mamada coloque o bebê sempre para arrotar.


Remédio para gases em bebês

Caso o bebê esteja sofrendo muitos com os gases, o pediatra pode prescrever algum medicamento que ajude a expelir o ar, como o simeticona. Não é recomendado dar chás para o bebê menor de seis meses.


1. Pressionar o abdômen

Para se livrar rapidamente dos gases intestinais uma boa forma consiste em comprimir o abdômen. Para isso, deve-se deitar de barriga para cima e dobrar os joelhos em cima da barriga, fazendo pressão na região. Esta também é uma ótima opção para eliminar gases em bebês e crianças, pois não apresenta qualquer tipo de risco para saúde.


2. Fazer uma massagem abdominal

Outra alternativa muito eficiente é fazer uma massagem abdominal, com movimentos circulares suaves, na direção de cima para baixo, como se estivesse empurrando os gases para fora do corpo.


3. Tomar chás contra gases

Tomar o chá de erva-cidreira com funcho ao longo do dia, também é uma boa opção porque possui propriedade antiespasmódica que, além de eliminar os gases, ajuda a diminuir a dor em forma de pontada na região abdominal. Além disso, a água presente no chá ajuda a hidratar o bolo fecal, o que contribui para soltar o intestino.


4. Tomar um suco laxante

Tomar um copo de suco de mamão com iogurte natural, ameixa e aveia, pela manhã é uma boa estratégia para começar bem o dia, e conseguir combater o intestino preso. Basta preparar o suco batendo os ingredientes no liquidificador e tomar a seguir, sem adoçar.


5. Usar um remédio de farmácia

Outra forma de conseguir eliminar os gases é recorrer aos remédios de farmácia, que podem ser comprados sem receita médica, mas com indicação do farmacêutico. Os remédios podem fazer com que os gases saiam do organismo, alguns exemplos são Simeticona (Luftal), Carvão vegetal ou Almeida Prado 48. Veja mais exemplos de remédio para gases.


Como eliminar os gases na gravidez

O acúmulo de gases associado à prisão de ventre é uma situação comum no final da gravidez. Nesse caso, o que a grávida pode fazer, além das técnicas indicadas anteriormente, é tomar um laxante, sob orientação médica, ou fazer um micro clister em casa.


O que pode causar gases em excesso

Os gases são constantemente produzidos e naturalmente eliminados, mas, quando há o consumo de alimentos que causam gases e prisão de ventre ao mesmo tempo, podem se acumular no intestino, deixando a barriga dura, inchada, causando desconforto e distensão abdominal.

image

Leave a Comment