5 soluções naturais para eliminar os pelos encravados
- 1. Chá de camomila para eliminar os pelos encravados A camomila é uma planta com propriedades anti-inflamatórias e calmantes que podem ser muito úteis para eliminar os pelos encravados. …
- 2. Mel O mel é um antibiótico natural que, aplicado sobre a pele, ajuda a diminuir a inflamação e o risco de infecção. …
- 3. Aspirina …
- 4. Sal …
- 5. Pepino …
Como evitar pelos encravados?
“ O primeiro passo para evitar pelos encravados é raspar ou depilar a perna em um único sentido, para que o folículo não mude de direção e, com isso, os fios fiquem dentro da pele”, sugere a dermatologista carioca Karla Assed. Outra causa é que o pelo, às vezes, não acha o caminho de saída, por causa das células mortas que se acumulam sobre o poro.
Como Tirar o pelo encravado?
Molhe-o com água quente, esprema o excesso e pressione-o contra o pelo encravado por três a quatro minutos. Quando o pano já estiver frio, coloque-o sob água quente mais uma vez; essa técnica deixa a pele mais macia, trazendo o pelo encravado à superfície e facilitando sua retirada.
Quando os pelos ficam encravados?
Os pelos ficam encravados quando se enrolam e crescem na direção da pele, ou se há pele morta entupindo o folículo capilar, forçando-o a crescer lateralmente.
Por que meu pelo está encravado?
Segundo a dermatologista Tatiana Gabbi, da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), existem inúmeros motivos que levam um pelo a encravar. “Várias causas estão associadas”, diz ela, “mas a principal é a retirada de pelos”.
O que não fazer
Não se deve tentar desencravar o pelo com uma pinça ou com os dedos, pois a região pode inflamar, ficando a região ao redor do pelo vermelha, inchada e dolorida. Deve-se apenas fazer as esfoliações e quando o pelo sair, tirá-lo.
Quando procurar o médico
É importante procurar o dermatologista quando a região ao redor do pelo ficar vermelha, inchada, quente, dolorida e com formação de pus, pois isso pode significar que o local de crescimento do pelo infeccionou. Nestes casos, o dermatologista normalmente prescreve um antibiótico em forma de pomada ou comprimido e pomadas anti-inflamatórias.
1. Esfoliação
Uma das formas de evitar o aparecimento de pelos encravados é fazer uma esfoliação com alguma regularidade. A esfoliação da pele torna-se importante no sentido em que permite eliminar as células mortas. Como tal, é um hábito que deverá ser adotado tanto por homens como por mulheres, e deve ser repetido duas vezes por semana.
2. Evitar o sol
Existem tratamentos que não podem ser feitos no verão, como é o caso de muitos cuidados de estética e cirurgias plásticas. Isto porque, apesar dos vários benefícios do sol para o organismo, nomeadamente a vitamina D, o mesmo pode prejudicar a pele.
3. Hidratação
Um dos aspetos que contribui para a formação de pelos encravados é a pele seca. Por outro lado, um cuidado que contribui para evitar a formação de pelos encravados é a hidratação.
4. Compressas mornas
Esta dica é dedicada aos homens, especialmente aos que têm pelos encravados na cara. A solução das compressas mornas não só é muito agradável, como também ajuda a evitar a formação de pelos encravados.
5. Roupas apertadas
Outra razão que contribui para o aparecimento de pelos encravados é o uso de roupa apertada. Por esta razão, é no inverno que há uma maior tendência para o desenvolvimento de pelos encravados, sobretudo porque há uma maior tendência para usar calças.
O que é um pelo encravado e quais são as causas?
Como consequência, os pelos rapados curvam-se e viram-se para dentro da pele.
Quais os sintomas de um pelo encravado inflamado?
Os sintomas incluem coceira e aumento da sensibilidade local. A região ao redor também pode apresentar vermelhidão e inflamação.
Como prevenir o pelo encravado?
O ideal para quem sofre muito com esse problema é optar por deixar o pelo crescer de vez ou se livrar definitivamente deles por meio da depilação a laser.
Quais as causas do pelo encravado?
Segundo a dermatologista Tatiana Gabbi, da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), existem inúmeros motivos que levam um pelo a encravar. “Várias causas estão associadas”, diz ela, “mas a principal é a retirada de pelos”.
Como tirar em casa?
Embora não seja indicado, é possível utilizar uma agulha estéril para retirar o pelo encravado. Basta inseri-la delicadamente sob a pele, puxando gentilmente o cabelo para a superfície.