O que fazer para acabar com ronco

image

Common Causes

O ronco surge toda vez que a respiração durante o sono encontra-se parcialmente obstruída, fazendo com que a passagem do ar pelas vias aéreas provoque vibrações nos tecidos à volta. O palato mole, que é a parte do “céu da boca” mais macia e próxima da garganta, é geralmente a região que produz o típico som do ronco.

Related Conditions

Essa inalação pode ser feita por alguns minutos, ajudando a desobstruir as vias aéreas, o que permite parar de roncar. Outro tratamento caseiro para aliviar a congestão nasal e parar de roncar é lavar o nariz com soro fisiológico pois ajuda a eliminar as secreções que causam entupimento do nariz e coriza.

Como ocorre o ronco?

O ronco pode existir de forma isolada, ou pode ser um sintoma de uma doença chamada síndrome da apneia do sono, que prejudica a respiração e a qualidade do sono, provocando diversos sintomas, como sonolência durante o dia, irritabilidade e dificuldade de concentração. Conheça mais sobre a apneia do sono.

Como tratar o ronco nasal?

Um ótimo tratamento caseiro para o ronco em caso de congestão nasal é a inalação de vapor de eucalipto preparado adicionando 5 gotas de óleo essencial de eucalipto em 1 litro de água fervente. Essa inalação pode ser feita por alguns minutos, ajudando a desobstruir as vias aéreas, o que permite parar de roncar.

O que é ronco e por que ele pode causar ruídos?

Como parar de Roncar em casa?

image


1. Elevar a cabeceira da cama

Uma boa forma para parar de roncar é elevar a cabeceira da cama em dez centímetros, utilizando suporte de cama, blocos de cimento, madeira maciça ou livros velhos, por exemplo, pois ajuda a manter o corpo mais inclinado e as vias respiratórias abertas facilitando a passagem do ar, diminuindo o ronco.


2. Utilizar travesseiro anti-ronco

O travesseiro anti-ronco permite um maior relaxamento dos músculos do pescoço e da garganta, mantendo as vias respiratórias abertas e facilitando a passagem do ar pela traqueia, o que ajuda a parar de roncar.


3. Evitar dormir de costas

Dormir de costas pode fazer com que a pessoa ronque mais e isto ocorre porque ao deitar de costas a língua pode se mover para o fundo da garganta, bloqueando o fluxo de ar para as vias respiratórias, causando o ronco.


4. Utilizar uma faixa anti-ronco

A faixa anti-ronco, também chamada de queixeira, é outra boa opção para parar de roncar, pois a faixa ajuda a manter a boca fechada, impedindo que a mandíbula fique relaxada e evitando que as vias aéreas sejam pressionadas, o que leva ao aumento do ronco.


5. Usar um clip anti-ronco

O clip anti-ronco, ou dilatador nasal, é um dispositivo colocado na parte externa do nariz, chamada ponte, que é a cartilagem que separa as duas narinas, ajudando a aumentar o espaço para a passagem do ar, facilitando e tornando a respiração mais eficaz e ajudando a parar de roncar.


6. Usar um adesivo nasal

O adesivo nasal, também chamado de faixa nasal, é uma fita adesiva aplicada na parte superior do nariz que ajuda a facilitar a passagem do ar pelas narinas, facilitando a respiração ou aliviando a congestão nasal que pode causar ronco e, por isso, ajuda a parar de roncar.


7. Utilizar sprays nasais

Os sprays nasais, como Nasonex ou Sillenzz, hidratam e lubrificam a boca e a garganta reduzindo a vibração das vias aéreas e facilitando o fluxo de ar, o que ajuda a reduzir o ronco ou a parar de roncar.

image

Leave a Comment