O que fazer para acabar com sinusite

image

Full
Answer

O que fazer em caso de sinusite?

Tomar chás mornos Tomar chás mornos, como o chá de gengibre ou o chá de tomilho, por exemplo, podem ajudar a aliviar os sintomas da sinusite mais rapidamente, pois possuem propriedades anti-inflamatórias que ajudam a reduzir a inflamação dos seios nasais, além de manter o corpo hidratado. Veja outras opções de chás para a sinusite e como preparar .

Como acabar com o desconforto da sinusite?

Fazer uma solução salina caseira é também uma ótima forma para limpar o nariz ou fazer a lavagem nasal para aliviar os sintomas da sinusite, e pode ser usada para substituir o soro fisiológico 0,9%.

Como aliviar os sintomas da sinusite crônica?

“Para a rinossinusite crônica, na maioria das vezes, se faz necessário o tratamento cirúrgico e medicamentoso tópico e oral (lavagem nasal, antibióticos orais)”, acrescenta a otorrinolaringologista. Abaixo você confere as principais considerações e exemplos de tratamentos que podem ser recomendados para ajudar a aliviar os sintomas da sinusite:

Qual o melhor remédio caseiro para sinusite alérgica?

Suco de hortelã com urtiga Um bom remédio caseiro para sinusite alérgica pode ser o suco de hortelã com urtiga, pois tem propriedades anti-inflamatórias, anti-alérgicas e descongestionantes que ajudam a diminuir a irritação e a eliminar as secreções, aliviando os sintomas da sinusite causada por uma reação alérgica.

image


1. Inalação com vapor de eucalipto

Um bom remédio caseiro para a sinusite é inalar o vapor de eucalipto porque tem propriedades expectorante e anti-séptica, que aliviam de forma rápida a congestão nasal. No entanto, existem algumas pessoas que podem ser mais sensíveis ao óleo essencial liberado pelo eucalipto e, nesses casos, pode haver uma piora dos sintomas.


2. Suco de hortelã com urtiga

Um bom remédio caseiro para sinusite alérgica pode ser o suco de hortelã com urtiga, pois tem propriedades anti-inflamatórias, antialérgicas e descongestionantes que ajudam a diminuir a irritação dos seios nasais e a eliminar as secreções.


3. Inalação com camomila

A inalação com camomila é um excelente remédio caseiro para sinusite, pois a camomila tem excelentes propriedades calmantes e o vapor da inalação ajuda a aquecer e umedecer as vias respiratórias superiores, aliviando o desconforto da sinusite, e pode ser feito em adultos ou crianças.


4. Chá de açafrão

O açafrão, também chamado de cúrcuma, é rico em curcumina, uma substância com propriedade anti-inflamatória potente, que age diminuindo os sintomas da inflamação, o que pode ajudar a aliviar os sintomas de dor e pressão no rosto, além do mal estar geral causado pela sinusite.


5. Chá de gengibre e alho

O chá de gengibre e alho tem propriedades antioxidantes, antibacterianas e anti-inflamatórias devido a substâncias como a alicina, presente no alho, e os compostos fenólicos do gengibre, como o gingerol, chogaol e zingerona. Estas substâncias ajudam a combater os sintomas da sinusite como nariz entupido, coriza, dor de garganta e mal estar geral.


6. Infusão de tomilho e mel

A infusão de tomilho e mel é rica em substâncias anti-inflamatórias e antissépticas, como timol, carvacrol, cimeno e linalol, que também possuem ação expectorante, facilitando a eliminação do catarro e aliviando a coriza e a sensação de nariz entupido da sinusite.


7. Lavagem com bicarbonato de sódio

Este remédio caseiro para sinusite com bicarbonato de sódio é uma boa opção para aliviar a congestão nasal causada pela sinusite, reduzir a inflamação e eliminar as secreções que deixam o nariz entupido e escorrendo.


Relacionadas

No inverno, os casos de sinusite costumam aumentar muito, especialmente em função do aumento das gripes e resfriados. Além disso, o ar mais seco e a possível aglomeração de pessoas em ambientes menos arejados também são fatores agravantes.


Truques para aliviar as crises de sinusite em casa

Abaixo você confere algumas ideias de “tratamentos naturais” que podem ser aplicados no dia a dia, ajudando a aliviar as crises de sinusite. Vale destacar que as dicas a seguir não substituem o tratamento médico orientado por um profissional de sua confiança.


Tratamentos e cirurgia

Flávia explica que, para a rinossinusite aguda viral, o tratamento é sintomático e local, com a lavagem nasal. “Já na bacteriana, necessitamos usar antibióticos”.


2. Aproveite as infusões

A ingestão de líquidos quentes ajuda a quebrar e diluir o muco, aliviando a pressão que eles geram. Por outro lado, a sensação de calor alivia dores de garganta e estimula o fluxo sanguíneo.


4. Dormir bem

É muito importante dormir 7 ou 8 horas por dia. É aconselhável colocar um travesseiro duplo para que a cabeça fique mais alta que o resto do corpo e você possa respirar melhor.


6. Beber muito líquido

A ingestão de grandes quantidades de líquidos dilui o muco, o que melhora a drenagem e eliminação das cavidades paranasais, evitando assim um acúmulo excessivo que pode gerar pressão excessiva e dor no local.


1. Alimentos ricos em ácidos graxos

Para as pessoas que são propensas à rinite alérgica, os ácidos graxos e os antioxidantes podem influenciar a produção de mediadores alérgicos como a histamina e o leucotrieno, que desempenham um papel importante no tratamento.


3. Alimentos ricos em quercetina

Foi provado que este composto flavonoide oferece benefícios na redução dos sintomas de alergia nasal, ajudando a inibir substâncias químicas inflamatórias e estabilizar os mastócitos que liberam histamina.


5. Alho

O alho é conhecido por estimular e manter saudável o sistema imunológico, permitindo que uma pessoa possa lutar contra um resfriado comum, que é um precursor da infecção sinusal.


6. Frutas e vegetais frescos

Alimentar-se com muitas frutas e vegetais frescos fornecerá muitos nutrientes que são necessários para manter o sistema imunológico saudável, limpar o excesso de radicais livres e fornecer energia, o que é essencial para um bom metabolismo.


7. Vinagre de maçã

Beber vinagre de maçã diluído ou usá-lo no dia a dia como por exemplo em temperos de saladas irá fornecer potássio mineral, o que reduz a produção de muco.


8. Cúrcuma

Da família do gengibre, a cúrcuma contém curcumina, um conhecido fenol natural e anti-inflamatório que regula várias enzimas envolvidas nos mecanismos inflamatórios e a torna um dos melhores alimentos para sinusite.


9. Suco de cenoura

Consumir suco de cenoura puro ou em combinação com outros alimentos como pepino, beterraba ou espinafre é algo altamente benéfico no tratamento da sinusite.


2. Soluções salinas para acalmar a sinusite

Outra maneira de acalmar a sinusite e perceber uma grande melhora é usar soluções salinas. Estes são produtos que permitem a introdução de soro ou água salgada nas narinas, o que permite que o muco acumulado seja expelido de maneira muito mais fácil.


4. Evite certos alimentos

Talvez você não saiba disso, mas certos alimentos podem favorecer a presença de muco, algo totalmente contraproducente em caso de sinusite. Por isso, é importante fazer uma mudança na dieta durante esses dias para se sentir melhor.


Como tratar a sinusite?

Na maior parte dos casos, o tratamento é médico. Recomenda-se: Beber muitos líquidos (para fluidificar e drenar melhor as secreções nasais).


O que é bom para sinusite caseiro?

Limpeza nasal com água morna e sal. A limpeza nasal sozinha já é um excelente remédio para sinusite. …


O que é a sinusite crônica?

O que é a sinusite crônica? Consiste em uma inflamação que acomete a mucosa dos seios da face, em outras palavras, as cavidades ósseas ao redor dos olhos, das maçãs do rosto e nariz. As causas mais comuns da sinusite crônica são infecções por vírus, bactérias e alergias.


Qual a cirurgia necessária para a sinusite crônica?

A cirurgia pode ser um procedimento necessário para algumas pessoas com sinusite crônica, principalmente quando nenhuma das abordagens de tratamento trouxe resultados. A cirurgia será capaz de limpar os seios nasais e é feita com uma dilatação por balão, no próprio consultório do médico. Se isso não der certo, os seios podem precisar ser removidos.


Quais são os sintomas da sinusite crônica?

A sinusite crônica, que é a inflamação da mucosa dos seios da face, é caracterizada pela permanência dos sintomas da sinusite, como dor na face, dor de cabeça


Qual a diferença entre a sinusite aguda e crônica?

Na sinusite crônica, os sintomas são os mesmos da sinusite aguda, o que muda é que estes são permanentes. A dor nos seios da face e a febre, por exemplo, podem estar ausentes. O que mais chama atenção nesse caso é a tosse, que é o sintoma mais preponderante.

image

Leave a Comment