O que significa pesquisa-açao

image

O que é pesquisa-ação? De acordo com Kemmis e Mctaggart (1988), a pesquisa ação é um tipo de pesquisa coletiva formada por um ou mais participantes em situações sociais. Ela tem como finalidade compreender os mecanismos que ocorrem no âmbito da coletividade para cada indivíduo.

Full
Answer

Qual o significado da palavra pesquisa?

Uma parte importante de qualquer pesquisa é o recolhimento de dados, por isso um pesquisador deve buscar por informações com diligência. A pesquisa científica consiste em um processo metódico de investigação, recorrendo a procedimentos científicos para encontrar respostas para um problema.

Qual é a finalidade da pesquisa-ação?

A pesquisa-ação tem como finalidade compreender os mecanismos que ocorrem no âmbito da coletividade, considerando cada indivíduo que faz parte desse coletivo. Um dos principais estudiosos sobre pesquisa-ação é Michel Thiollent, Doutor em Sociologia pela Universidade de Paris. Ele define a metodologia da seguinte forma:

Qual é o objetivo da pesquisa-ação?

Como já mencionamos, a pesquisa-ação é um tipo de estudo que tem como objetivo obter resultados através de testes. Embora o objetivo seja obter e mostrar esses resultados, o estudo não será aplicado em nenhum lugar. Além do teste, é comum que o estudante tenha que desenvolver um sistema para a pesquisa-ação.

Qual é a diferença entre pesquisa-ação e autoavaliação?

A pesquisa-ação não deve ser confundida com um processo solitário de autoavaliação; mas, sim, como uma prática reflexiva de ênfase social que se investiga e do processo de se investigar sobre ela. Segundo Elliot (1997, p.17), a pesquisa-ação é um processo que se modifica continuamente em espirais de reflexão e ação, onde cada espiral inclui:

image


O que é pesquisa-ação?

Como já mencionamos, a pesquisa-ação é um tipo de estudo que tem como objetivo obter resultados através de testes. Embora o objetivo seja obter e mostrar esses resultados, o estudo não será aplicado em nenhum lugar. Além do teste, é comum que o estudante tenha que desenvolver um sistema para a pesquisa-ação.


Serviços de edição e revisão

Mas de forma mais resumida, a pesquisa-ação é um teste investigativo que tem como objetivo obter resultados a partir de uma autorreflexão coletiva. Por isso, toda pesquisa-ação conta com colaborações de pesquisadores e pesquisados.


Principais características da pesquisa-ação

Inicialmente, toda pesquisa-ação é feita de forma colaborativa, pois há uma troca de informações, resultados e testes entre especialistas, integrantes da pesquisa e práticos no assunto. Utilizando a pesquisa-ação, os integrantes do estudo podem analisar e refletir de forma crítica todas as soluções encontradas para solucionar determinado problema.


Como fazer pesquisa-ação e dicas

A metodologia de pesquisa-ação é indicado para os estudos onde não haverá aplicações práticas externamente. Isso significa que o teste e os resultados serão apenas analisados pela instituição de ensino, por isso, os estudantes precisarão utilizar ambientes disponibilizados pela instituição para o desenvolvimento dos testes.


Esse tipo de metodologia faz sentido quando o pesquisador pretende fazer uma mudança na realidade social

A pesquisa-ação, também chamada de investigação-ação, é um tipo de pesquisa de caráter qualitativo, portanto, é muito utilizada pelas ciências sociais para estudar fenômenos da vida real.


O que é pesquisa-ação?

A pesquisa-ação tem como finalidade compreender os mecanismos que ocorrem no âmbito da coletividade, considerando cada indivíduo que faz parte desse coletivo.


Definição de um problema

Toda pesquisa nasce de uma problematização. Portanto, é importante observar o objeto de estudo e refletir sobre as situações problemáticas que precisam ser melhoradas.


Pesquisa preliminar

O pesquisador deve aumentar o seu repertório para planejar estratégias que resolvam o problema. Uma forma de fazer isso é através da revisão de literatura, que permite consultar livros, artigos científicos, dissertações e teses sobre o tema do estudo. A observação e o levantamento de dados também são essenciais para a pesquisa preliminar.


O que é Pesquisa

Pesquisa também tem seu significado atribuído à investigação, e trata-se de um processo metodológico que proporciona a construção do conhecimento humano, o que inerentemente gera a descoberta de novos conhecimentos. Ela não se limita apenas à construção do novo, mas também é capaz de reconstruir e aprimorar aquilo que já existe.


Pesquisa científica

É impossível falar do significado de pesquisa científica sem mencionar a importância da metodologia, que é usada pelo pesquisador a fim de obter dados e informações, componentes essenciais para a possibilidade de análise dos resultados e a efetiva construção do conhecimento.


Descritiva

A pesquisa descritiva conta com a realização de uma observação, da análise dos ambientes, a criação de descrições objetivas e também por meio de entrevistas que devem seguir um roteiro padronizado, que esteja de acordo com os objetivos da investigação.


Qualitativa

Pesquisa qualitativa é conceituada como a utilização de análises e classificações dissertativas, ou seja, as informações coletadas são muito mais textuais do que matemáticas. Assim como todo o tipo de investigação científica, a pesquisa qualitativa faz uso de metodologia.


Quantitativa

Caracteriza-se pelo uso de dados e informações matemáticas que estão diretamente ligados com os métodos estatísticos, além ainda dos inferenciais. Essas informações são compiladas e analisadas para a obtenção dos resultados conclusivos da pesquisa quantitativa.


Exploratória

Esse modelo de pesquisa significa que a análise do problema ou situação corrente é realizada em campos onde não existem estudos, ou, quando existem, são poucos e ainda há muito mais para ser descoberto naquela determinada área.


Explicativa

Esse modelo de pesquisa visa analisar fenômenos, fatos, acontecimentos e suas variáveis para mergulhar em determinada realidade, encontrando respostas acerca desses mesmos fenômenos, fatos e acontecimentos. Vale ressaltar que a pesquisa explicativa faz uso de experimentos.

image


O Que É Pesquisa-Ação?

Image
Como já mencionamos, a pesquisa-ação é um tipo de estudo quetem como objetivo obter resultados através de testes. Embora o objetivo sejaobter e mostrar esses resultados, o estudo não será aplicado em nenhum lugar.Além do teste, é comum que o estudante tenha que desenvolver um sistema para apesquisa-ação…

See more on projetoacademico.com.br


principais Características Da Pesquisa-Ação

  • Inicialmente, toda pesquisa-ação é feita de forma colaborativa, pois há uma troca de informações, resultados e testes entre especialistas, integrantes da pesquisa e práticos no assunto. Utilizando a pesquisa-ação, os integrantes do estudo podem analisar e refletir de forma crítica todas as soluções encontradas para solucionar determinado problema. Isso possibilita e…

See more on projetoacademico.com.br


Como Fazer Pesquisa-Ação E Dicas

  • A metodologia de pesquisa-ação é indicado para os estudosonde não haverá aplicações práticas externamente. Isso significa que o teste eos resultados serão apenas analisados pela instituição de ensino, por isso, osestudantes precisarão utilizar ambientes disponibilizados pela instituição parao desenvolvimento dos testes. Para fazer sua pesquisa-ação, você precisará seguir os proc…

See more on projetoacademico.com.br


Exemplo de Pesquisa-Ação

  • Caso você ainda não tenha entendido como poderá fazer umapesquisa-ação sobre determinado tema, separamos alguns exemplos depesquisa-ação: 1. Identificar o padrão de crescimento de tomates a partir de compostos orgânicos; 2. Descobrir quantos metros uma abelha operária voa longe da abelha rainha; 3. Conhecer os padrões comportamentais que levam a más decisões fin…

See more on projetoacademico.com.br

Leave a Comment