O que um farmaceutico pode fazer em uma açao solidaria

Como o farmacêutico pode contribuir para a promoção da Saúde?

Neste sentido, o farmacêutico pode contribuir sobremaneira, já que este é assunto pertinente a seu campo de atuação. Sua participação em equipes multidisplinares acrescenta valor aos serviços e contribui para a promoção da saúde. Este artigo trata destas questões e discute as possibilidades desta contribuição.

Qual o papel do farmacêutico na saúde?

O farmacêutico exerce o importante papel de fomentar este debate com a equipe de saúde e a comunidade, produzindo e disponibilizando informações técnicas e de gestão relativas aos serviços desenvolvidos.

Quais são as atribuições dos Farmacêuticos no SUS?

são funções do profissional envolvido na atividade de assistência farmacêutica no âmbito do sUs, EXCETo: a) articular a integração com os serviços, profissionais de saúde e áreas de interface. B) promover ações educativas para prescritores, usuários de medicamentos, gestores e profissionais da saúde.

Como o farmacêutico pode ajudar no tratamento?

A satisfação do pacientecom seu tratamento e com o serviço de saúde também é um desfecho importante, que deve ser avaliados pelo farmacêutico como uma meta geral do processo de seguimento farmacoterapêutico. Assim como na qualidade de vida, há instrumentos validados para essa medida disponíveis no Brasil (vide leitura complementar).


A Importância Do Aconselhamento Na Adesão Ao Tratamento farmacológico

Image
O aconselhamento é um processo de troca de informações entre paciente e farmacêutico, em que este último orienta o primeiro sobre aspectos de cuidados em saúde e uso dos seus medicamentos a fim de garantir uma boa adesão ao tratamento farmacológico. De acordo com o entendimento atual, deve ser um pr…

See more on farmaceuticas.com.br


Concordância E Aceitação Do Paciente

  • A concordância é fundamentada em um novo conceito de transmissão de informação entre o farmacêutico e o paciente. Nesta abordagem, o papel do farmacêutico é apoiar o paciente na construção do seu próprio conhecimento e de atitudes com vistas ao uso dos seus medicamentos. O paciente deve ser considerado como um conhecedor de sua própria doença …

See more on farmaceuticas.com.br


Adesão Ao Tratamento farmacológico

  • Um excelente local para conferir se os pacientes estão aderindo ao tratamento corretamente, são as farmácias, importantes locais para busca de atendimento e possível porta de entrada de pacientes no sistema de saúde; os farmacêuticos são os profissionais de saúde mais disponíveis para a população em geral. Neste contexto, os serviços farmacêuticos são tão relevantes para …

See more on farmaceuticas.com.br


Avaliação de Doenças Crônicas

  • Existem três doenças crônicas prevalentes: 1. Diabetes 2. Hipertensão 3. Asma Tais doença revelam ilustrações de diferentes facetas desta questão:

See more on farmaceuticas.com.br


O Papel Do Farmacêutico

  • Os farmacêuticos assumem um papel chave no provimento de assistência, informação e conselho sobre medicamentos, bem como monitorando o tratamento e identificando problemas como o da não-adesão, para isso acredita-se que a Atenção Farmacêuticaseja de grande valia. AAtenção Farmacêuticaé tida como a provisão responsável da terapia farmacológica com a fin…

See more on farmaceuticas.com.br


Avaliação Da Adesão Do Tratamento farmacológico

  • Para avaliar de forma padronizada a adesão do usuário ao tratamento, existem questionários estruturados e padronizados, como o Teste de Morisky-Green e o Teste de Batalha. O teste de Morisky-Greenavalia o comportamento do paciente frente ao uso do medicamento, com base nas respostas a quatro perguntas relacionadas a horário, esquecimento, percepção de ausência de …

See more on farmaceuticas.com.br


Aconselhamento Farmacêutico

  • O usuário de medicamentos necessita de aconselhamento farmacêutico e se mostra, em geral, amplamente receptivo ao mesmo. Embora as ações de aconselhamento não sejam exclusivas dos farmacêuticos, como estes realizam a dispensação de medicamentos, têm a oportunidade e responsabilidade, inclusive ética, de aconselhar o paciente antes que ele inicie o tratamento. N…

See more on farmaceuticas.com.br

Leave a Comment