O sabao tem açao germicida limitada

image

Qual a diferença entre detergente e sabão?

Da mesma forma que o sabão, o detergente é um tensoativo, como explicado anteriormente.

Qual é a diferença entre sabão e sabão em pó?

O sabão tem mais álcalis livres em sua composição do que os sabonetes, consequência de levar mais soda cáustica / barrilha / bicarbonato do que gordura no processo de fabricação. O sabão em pó foi produzido pela primeira vez em 1946, como forma de facilitar a lavagem de roupas, que até então, era feita com sabão em barra.

Qual é a composição química do Sabão?

A composição química do sabão é basicamente algum sal de ácido carboxílico que possui uma cadeia carbônica longa apolar e uma extremidade polar. Ouvir: Composição química do sabão.

Qual é a diferença entre sabão e sal de ácido graxo?

O sabão nada mais é do que um sal de ácido graxo – o sabão é fabricado a partir de óleos e gorduras. Está dividido em uma parte hidrofílica e outra hidrofóbica. O termo hidrofóbico se refere a algo que não tem afinidade por água, enquanto que hidrofílico tem afinidade por água.

image


Como age o sabão?

O sabão funciona da seguinte maneira: a sua parte apolar é hidrofóbica, ou seja, tem aversão à água, mas é lipofílica, isto é, interage com as moléculas da gordura (que também são apolares), “aprisionando-as” dentro de uma micela, como mostra a imagem a seguir.


Qual e a matéria prima do sabão?

As principais matérias primas utilizadas para a fabricação do sabão são as gorduras animais e/ ou vegetais e álcalis (soda ou potassa). As gorduras animais e sebos são sub- produtos dos frigoríficos, açougues e matadouros.


Qual e a estrutura química de uma molécula de sabão?

Eles são sais derivados de ácidos carboxílicos e o mais comum é o detergente aniônico lauril sulfato de sódio [H3C[CH2]11OSO3]-[Na]+, mostrado a seguir: Representação da estrutura química de um dos principais detergentes, o lauril sulfato de sódio.


Qual a diferença entre sabão e detergente química?

O sabão e o detergente, apesar de praticamente terem a mesma finalidade, possuem composições químicas diferentes. O sabão é composto por óleos e gorduras vegetais, já o detergente é feito a partir de derivados petroquímicos.


Como foi feito o primeiro sabão?

Na verdade o sabão foi inventado pelos fenícios 600 anos antes de Cristo. Eles ferviam a banha de cabra com água e cinzas de madeira, obtendo um sabão cremoso. Foi no século VII que os árabes descobriram o processo de saponificação misturando óleos naturais, gordura animal e soda cáustica.


Quais Matérias-primas são utilizadas na fabricação de sabonetes em barra?

Matérias-primas para produção de sabão Estes incluem óleos, solventes, óleos essenciais, pigmentos, emulsionantes , surfactantes , estabilizantes, espessantes, conservantes e substâncias espumantes.


Qual a composição química do detergente?

Composição química dos detergentes Os detergentes apresentam uma região apolar, formada por uma longa sequência de carbonos e hidrogênios (hidrocarboneto), e uma região polar, que apresenta as seguintes funções orgânicas: Sal de amônio quaternário.


Quais características químicas tem o sabonete?

Além da base de gorduras ou óleos são necessários materiais “saponificantes”: Soda Cáustica (NaOH) Hidróxido de potássio (KOH)…Cloreto de sódio.Carbonato de sódio.Carbonato de cálcio.Silicatos Alcalinos.Fosfatos.Alcoóis.Antioxidantes.


Quais são os elementos químicos que compõem uma molécula de detergente?

Elementos presentes no DetergenteSulfonato de alquil benzeno linear 5-12%Sabão 0-4%Silicato de sódio 5-10%Tripolifosfato de sódio 0-30%Zeólita 0-35%Perborato de sódio 10-25%Carboximetilmecelulose 0,5-1,5%Sulfato de sódio /carbonato de sódio.More items…


Qual a vantagem do detergente em relação ao sabão?

Já os detergentes têm a vantagem sobre os sabões de que eles nunca reagem com os cátions da água dura e, portanto, realizam a limpeza independentemente da água usada.


Qual e a diferença entre sabão e sabonete?

Podemos definir que o sabão é um produto bruto, mais alcalino e mais puro utilizado em limpezas ‘pesadas’ mais difíceis. Já o sabonete é um produto mais ‘leve’, mais suave, pouco cáustico, destinado a uso de higiene pessoal.


Quem polui menos sabão ou detergente?

Os resíduos de sabão sofrem decomposição pelos microorganismos existentes na água dos rios, sendo assim se tornam biodegradáveis, ou seja, não poluem o meio ambiente. Os detergentes por sua vez se acumulam nos rios formando uma camada de espuma.


Por que o sabão limpa?

A água por si só não consegue remover certos tipos de sujeira encontradas no dia a dia. Isso porque as moléculas de água são polares e as da sujeira normalmente são apolares (óleos) (entenda melhor aqui ). O sabão tem o papel na limpeza pois consegue interagir tanto com substâncias polares quanto com as apolares.


Sabão em pedra

Os sabões são produzidos a partir da reação de gorduras e óleos com uma base (geralmente hidróxido de sódio ou de potássio), dando origem a um sal de ácido carboxílico, que é o sabão, e o glicerol, da família do álcool. Esse processo recebe o nome de saponificação.


Sabonetes

Como os sabões, o sabonete em barra é obtido pelo processo de saponificação com a utilização de gordura animal ou vegetal. Normalmente, é constituído de ácido esteárico.


Detergente

Assim como os sabões em pedra, os detergentes são substâncias constituídas por longas cadeias carbônicas (apolares) com um grupo polar em uma de suas extremidades. Normalmente são sais de ácidos sulfônicos. Da mesma forma que o sabão, o detergente é um tensoativo, como explicado anteriormente.


Agentes sequestrantes e quelantes

Esses compostos retiram os íons de cálcio e magnésio que estão presentes na água e que podem reduzir a ação do detergente. Se o detergente não tivesse estes compostos, o tensoativo reagiria com os íons de magnésio e de cálcio que estão em excesso, formando um sal insolúvel. Dessa maneira, impediriam uma boa lavagem.


Sabão em pó

O sabão em pó apresenta as mesmas características do detergente, como os agentes tensoativos, os agentes sequestrantes e quelantes, com a adição de alguns aditivos para diversas finalidades.


Alternativas

Como já foi dito, tente produzir seus próprios produtos de limpeza caseiros – é possível gastar pouco, ter o mesmo poder de limpeza e evitar impactos ambientais e à saúde (veja mais aqui, Como fazer sabão caseiro sustentável e aqui) e, no caso de cosméticos, você pode fazer cursos de saboaria artesanal orgânica ou procurar adquirir itens com menos química nociva (veja mais aqui )..

image

Leave a Comment