O tempo verbal pretérito imperfeito do indicativo indica uma açao

image

Full
Answer

Qual é o pretérito imperfeito do indicativo?

Exemplo: cantar, radical: cant- (a conjugação acontece sem que essa partícula se altere). Vejamos alguns exemplos de usos do pretérito imperfeito do indicativo: 1. Expressa fatos em uma época passada, descrevendo o que então era presente: Aos fins de tarde, sentava-me ao pé da jabuticabeira para fumar e contemplar o sol que se deitava no horizonte.

Qual é o pretérito imperfeito do subjuntivo?

Seu uso pode indicar uma ação do presente, do passado ou do futuro. Para os verbos regulares, os quais não sofrem alterações em seu radical, o pretérito imperfeito do subjuntivo apresenta as seguintes terminações: Confira abaixo uma tabela com verbos das três conjugações (-ar, -er, -ir) no modo indicativo e subjuntivo:

Como são formados os tempos verbais?

Os tempos verbais são formados a partir da referência ao momento em que se realiza a enunciação. Referem-se, assim, ao momento em que se fala (presente); a um momento anterior ao da fala (passado ou pretérito); ou a um momento posterior ao momento em que se fala (futuro).

Quais são os tipos de pretérito?

Além dele, há outros dois tipos de pretérito: pretérito perfeito e o mais-que-perfeito. No modo indicativo, esse tempo verbal é empregado para se referir a um fato inacabado ocorrido no passado. Por isso, ele transmite uma ideia de continuidade.

image


O que indica o pretérito imperfeito do indicativo?

O pretérito imperfeito é aquele que se refere a uma ação anterior ao momento da fala e que, no tempo passado a que pertence, não foi finalizada, podendo ter sido, por exemplo, interrompida por outro acontecimento. Exemplo: “Ele estava tomando banho quando sua mãe chegou do supermercado.”


Quais são os verbos no pretérito imperfeito?

Verbos regulares da 1.ª conjugaçãoVerbo estudarVerbo trabalhar(eu) estudava (tu) estudavas (ele) estudava (nós) estudávamos (vós) estudáveis (eles) estudavam(eu) trabalhava (tu) trabalhavas (ele) trabalhava (nós) trabalhávamos (vós) trabalháveis (eles) trabalhavam


O que o modo verbal indicativo indica?

O modo indicativo é um dos modos existentes na língua portuguesa, além do modo subjuntivo e modo imperativo. O indicativo se diferencia dos demais por apresentar ações verbais tidas como reais ou verossímeis no fato que se enuncia.


Qual é o verbo no pretérito?

Pretérito. O pretérito indica passado e, no modo indicativo, ele é usado para situações acabadas, para situações inacabadas ou para situações anteriores a outras já passadas. Assim, existem três tipos de pretérito: pretérito perfeito, pretérito imperfeito e pretérito mais-que-perfeito.


O que é pretérito exemplo?

Pretérito Perfeito (simples) – Expressa um fato ocorrido num momento anterior ao atual e que foi totalmente terminado. Por exemplo: Ele estudou as lições ontem à noite. Pretérito Perfeito (composto) – Expressa um fato que teve início no passado e que pode se prolongar até o momento atual.


O que e um exemplo de gerúndio?

O gerúndio expressa uma ação que está em curso ou que ocorre simultaneamente ou, ainda, que remete a uma ideia de progressão. Sua forma nominal é derivada do radical do verbo acrescida da vogal temática e da desinência -ndo. Exemplos: comendo; partindo.


Quais são os tipos de modo verbal?

Os modos verbais são definidos como indicadores de como os verbos serão expressados, podendo ser classificados em: indicativo, subjuntivo e imperativo.


O que e uma forma verbal exemplos?

As formas verbais são as diferentes maneiras que os verbos podem ter. Elas dependem da pessoa, do tempo e do modo. Amo, amei, comia, comerei, partiu e partira são exemplos de formas verbais que os verbos amar, comer e partir apresentam.

Leave a Comment