Onde comemora festa do açaí

Qual a origem das festas de aniversário?

No Vietnã, por exemplo, tal comemoração não se dá na data específica do nascimento, mas na passagem do ano novo, de forma coletiva. As festas de aniversário surgiram no Ocidente. Desde a Antiguidade, os romanos já comemoravam o dia do nascimento de uma pessoa, conhecido como “dies sollemnis natalis”.

Quais são os estados que comemoram a festa de aniversário?

Os estados que mais comemoram essa data são Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Espírito Santo e Minas Gerais, sendo que nesse último, a festa foi declarada como Patrimônio Imaterial do Estado. Nessa celebração ocorrem desfiles com as fantasias, músicas com vários instrumentos e danças.

Como surgiram as festas de aniversário?

As festas de aniversário surgiram no Ocidente. Desde a Antiguidade, os romanos já comemoravam o dia do nascimento de uma pessoa, conhecido como “dies sollemnis natalis”.

Como é a festa alemã no Brasil?

Aqui no Brasil, por conta da imigração alemã no sul do país, essa festa foi importada e hoje em dia já é tradicional em Santa Catarina, na cidade de Blumenau. Ela também ocorre em outras regiões do país. O evento em Blumenau é grandioso e considerado a maior celebração alemã das Américas e uma das maiores do mundo.


Onde se comemora mais a festa junina?

Festas juninas no Nordeste Embora seja comemorada em todo Brasil, é no nordeste brasileiro que encontraremos as maiores festas juninas.


Onde se comemora a festa Joanina?

As festas juninas no Brasil são, em sua essência, multiculturais, embora o formato com que hoje as conhecemos tenha se originado nas festas dos santos populares em Portugal: a Festa de Santo Antônio, a Festa de São João e a Festa de São Pedro e São Paulo principalmente.


Onde é realizada a Festa do Divino?

A Festa do Divino é celebrada de norte a sul do país, em cidades como Pirinópolis (GO), Mogi das Cruzes e São Luiz do Paraitinga (SP), São João del-Rei (MG), Poções (BA), São Luis (MA) entre muitas outras.


Em qual cidade brasileira ocorre a maior festa junina do mundo?

O São João de Caruaru, em Pernambuco, é a maior festa regional ao ar livre do mundo de acordo com o Guinness World Records. Cidade cenográfica do Parque do Povo n’O Maior São João do Mundo, em Campina Grande, na Paraíba.


Qual a diferença entre Festa Joanina e festa junina?

Quando introduzida no Brasil, a festa era conhecida como festa joanina, em referência a São João, mas, ao longo dos anos, teve o nome alterado para festa junina, em referência ao mês no qual ocorre, junho.


Porque a festa junina era chamada de Joanina?

Em Portugal, a festa junina tinha o nome de Festa Joanina – possivelmente pelo fato de acontecer em junho ou talvez por causa de São João, que é o principal santo da comemoração – motivo pelo qual as festas juninas também são chamadas de Festa de São João.


Em que cidade acontece a Festa do Divino Pai Eterno?

Festa do Divino Pai Eterno, também conhecida como Festa de Trindade, é um evento cultural que acontece anualmente em Trindade, Goiás.


Quais os Estados que ocorre os festejo do Divino Espírito Santo?

Em todas as regiões do país é celebrada uma grande Festa do Divino. Goiás, Mato Grosso, Maranhão, Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul realizam celebrações bem famosas, que ganharam até título de patrimônio cultural imaterial do Brasil.


Como é realizada a Festa do Divino?

As procissões saem da casa do festeiro, juntando-se à folia fazendo uma peregrinação com músicos e cantores pelas ruas da cidade, passando pelas casas, levando a bandeira da Promessa, pedindo esmolas para a realização da festa e propagando a fé no Espírito Santo.


Em que cidade brasileira ocorre a maior festa junina do mundo 1 ponto a Campina Grande B Paraíba C Nordeste D Fortaleza?

Conhecido como: ‘O Maior São João do Mundo’ a maior festa junina do Brasil é feita anualmente em Campina Grande, Paraíba, durante o mês de junho. As festas juninas foram introduzidas pelos portugueses a partir do ano de 1500.


Qual é a região brasileira que concentra as maiores festas juninas?

De acordo com o Ministério do Turismo, o Nordeste é a região que concentra o maior número de festas e as maiores atrações neste período do ano. Entre os grandes eventos que abrangem praticamente todo o mês de junho estão as festas nas cidades de Caruaru (PE), Campina Grande (PB) e Mossoró (RN).


Qual é a maior festa do Brasil?

CarnavalIntroduzido pelos portugueses, por volta do século XVI, o Carnaval brasileiro tornou-se a maior festa popular do país e uma das maiores do mundo.


1 – Na Irlanda

Acredita-se que a tradição do Halloween começou no minúsculo país, conhecido por suas bebidas, seu povo ruivo e suas belíssimas paisagens naturais. Por lá, quando o mês de outubro chega, as pessoas já começam a se preparar para a festança, que inclui festas à fantasia, fogueiras e, claro, crianças pedindo doces de porta em porta.


2 – Na Alemanha

Os alemães têm uma comemoração chamada Walpurgisnacht e que acontece em abril, na verdade. Na ocasião, eles celebram a reunião de bruxos e feiticeiras, que no mês de abril se juntavam para, em uma espécie de corrida de vassouras, voar em direção ao ponto mais alto das montanhas Harz.


3 – Na China

A comemoração chinesa também acontece antes do Halloween tradicional. A festa dos chineses é celebrada por taoístas e budistas, principalmente. Para eles, durante um mês inteiro, fantasmas retornam do inferno para visitar os vivos.


4 – Na Inglaterra

O Halloween era bastante tradicional na Inglaterra, mas perdeu um pouco de sua força com a Reforma Protestante. A data de comemoração foi mudada para o dia 5 de novembro.


5 – Nas Filipinas

A celebração filipina ocorre na mesma noite do Halloween tradicional, ainda que a festança não tenha tanta força por lá.


6 – No México

Os mexicanos adoram comemorar o Dia dos Mortos, e a tradição inclui enfeitar casas e outros espaços com as já conhecidas caveiras mexicanas, cheias de cor e criatividade. A data celebra, como em outras culturas, o retorno dos espíritos à Terra, além de marcar o fim da colheita de milho, que é um dos ingredientes típicos do país.


7 – Na Coreia do Sul

Por lá, a comemoração acontece ao final do mês de setembro, com um feriadão de três dias.


Julho

O Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão Dr. Luís Arrobas Martins, mais conhecido como Festival de Campos do Jordão, acontece anualmente durante todo o mês de julho.


Agosto

Existem várias festas do peão de boiadeiro, mas sem dúvida a mais famosa e que atrai maior público acontece anualmente na cidade de Barretos, no interior de São Paulo. O evento costuma ocorrer no meio de agosto e tem duração de dez dias.


Setembro

A Semana Farroupilha é um período de 7 a 20 de setembro que os gaúchos reservam para comemorar as tradições regionais e homenagear os líderes da Revolução Farroupilha.


Outubro

A Oktoberfest é uma festa tradicional na Alemanha. Aqui no Brasil, por conta da imigração alemã no sul do país, essa festa foi importada e hoje em dia já é tradicional em Santa Catarina, na cidade de Blumenau. Ela também ocorre em outras regiões do país.


Novembro

A Romaria de Finados do Juazeiro do Norte é um dos maiores eventos religiosos do Brasil. O evento ocorre durante todo o mês de outubro e se estende até dia 2 de novembro, Dia de Finados.


Países que comemoram a festa junina

No Brasil, durante o mês de junho, espalham-se festas juninas por todo o canto. Porém, na região Nordeste e nos estados de São Paulo, Goiás, Paraná e Minas Gerais, a celebração tem maior expressividade.


Conclusão

Descobrir como funciona a cultura em outros países é sempre empolgante para aqueles que pensam em realizar uma viagem internacional ou fazer um intercâmbio, mas não é só para esse grupo que essas informações são relevantes.


2. Bumba meu boi

Típica das regiões norte e nordeste, a festa do Bumba meu boi inclui muita dança, desfiles e encenações teatrais da lenda, que conta como a ressurreição de um dos bois preferidos do patrão de Mãe Catirina e Pai Francisco deu origem a essa tradicional comemoração brasileira. A festa realiza-se entre os meses de junho e julho.


3. Carnaval

O Carnaval é uma das festas brasileiras mais conhecidas no mundo. De origem pagã, desde o início o carnaval cativou as pessoas, que podiam se divertir escondendo a sua identidade e trocando os papéis sociais mediante o uso de máscaras – tradição que surgiu em Veneza.


4. Folia de Reis

De tradição católica, a Folia de reis é uma festa folclórica também conhecida como Reisado ou Festa de Santos Reis. Comemorada entre os dias 24 de dezembro e 6 de janeiro, celebra a ocasião em que, segundo a história, os Reis Magos conheceram o Menino Jesus.


5. Congada

Sem data fica, a Congada é uma manifestação cultura e religiosa que costuma ser celebrada em maio e outubro – por serem os meses dedicados a Nossa Senhora – ou dezembro.


8. Oktoberfest

A Oktoberfest é uma das festas mais populares do sul do Brasil, cuja mais conhecida é a realizada em Blumenau, Santa Catarina. De tradição alemã, a Oktoberfest nasceu em Munique, na celebração do casamento do rei bávaro Luís I, em 1810.


11. Lavagem do Bonfim

A Lavagem da escadaria do Bonfim é uma das festas mais populares na Bahia. Realiza-se na segunda quinta-feira do ano, reunindo sincretismo religioso, culinária, música e a folia típica dos baianos.


12. Fogaréu

O Fogaréu é mais uma festa tradicional de Goiás. Trata-se de uma procissão católica, acompanhada por uma banda, que se realiza na quinta-feira da semana santa pelas ruas da cidade de Goiás, partindo da igreja/museu da Boa Morte.


Origem da festa junina

Apesar de hoje estar embasado num forte teor cristão, a origem das festas juninas é pagã. No mês de junho é o final da primavera e começo do verão no hemisfério norte, e o dia 24 é o solstício de verão nesse hemisfério. Era essa a ocasião em que os povos promoviam festas para pedir fartura nas colheitas.


Santo Antônio, o santo casamenteiro: 13 de junho

Santo Antônio, popularmente chamado de “ santo casamenteiro ”, é comemorado no dia 13 de junho, dia da sua morte. Na véspera, dia dos namorados, as moças que querem casar fazem simpatias e orações ao santo.


São João, o santo festeiro: 24 de junho

São João é comemorado no dia 24 de junho, dia do seu nascimento. Além de ter batizado Jesus, São João era seu primo e o primeiro a reconhecer Jesus como o Messias.


São Pedro, o pescador: 29 de junho

São Pedro é comemorado no dia 29 de junho, data da sua morte. Pescador, foi discípulo e o primeiro Papa da Igreja. Também é conhecido como o dia de São Pedro e São Paulo por essa ser a data da morte dos dois santos.


Características da festa junina

O Brasil tem uma tradição forte e um dos maiores símbolos das festas juninas é a fogueira. O acendimento das fogueiras juninas ocorre no dia de cada santo.


Levantamento de fundos de custos de servidor

Gerir um website com milhões de leitores todos os meses é caro. Não só pagamos pelos nossos servidores, mas também por serviços relacionados, como a nossa rede de distribuição de conteúdos, o Google Workspace, o e-mail e muito mais. Preferimos gastar esse dinheiro na produção de mais conteúdo de histórico gratuito para o mundo.


Artigo

Os deuses dos antigos egípcios sempre foram evidentes para o povo através de eventos naturais. O nascer do sol era Ra emergindo do submundo em seu grande navio, por exemplo, e a lua era o deus Khonsu viajando pelo céu noturno.


Sobre o autor

Escritor freelancer e ex-professor de Filosofia no Marist College, em Nova York. Joshua J. Mark viveu na Grécia e na Alemanha, viajou pelo Egito. Lecionou História, Redação, Literatura e Filosofia em várias universidades.


Licença

Escrito por Joshua J. Mark, publicado em 17 Março 2017 sob a seguinte licença: Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike. Por favor, note que o conteúdo ligado a partir desta página pode ter termos de licenciamento diferentes.


1 – Na Irlanda


2 – Na Alemanha

  • Os alemães têm uma comemoração chamada Walpurgisnachte que acontece em abril, na verdade. Na ocasião, eles celebram a reunião de bruxos e feiticeiras, que no mês de abril se juntavam para, em uma espécie de corrida de vassouras, voar em direção ao ponto mais alto das montanhas Harz. Na festa alemã, as bruxas são exaltadas, sempre em festas com muit…

See more on megacurioso.com.br


3 – Na China

  • A comemoração chinesa também acontece antes do Halloween tradicional. A festa dos chineses é celebrada por taoístas e budistas, principalmente. Para eles, durante um mês inteiro, fantasmas retornam do inferno para visitar os vivos. Para garantir que os espíritos sejam bem recebidos, há muita comida e até mesmo apresentações de ópera especialmente para eles. Em uma das fest…

See more on megacurioso.com.br


4 – Na Inglaterra

  • O Halloween era bastante tradicional na Inglaterra, mas perdeu um pouco de sua força com a Reforma Protestante. A data de comemoração foi mudada para o dia 5 de novembro. A festa em si foi uma forma de resistência dos católicos do país e, hoje, é uma comemoração festiva, com fogos de artifício, desfiles, fogueiras e afins. Ainda assim, os ingleses também fazem festa no d…

See more on megacurioso.com.br


5 – Nas Filipinas

  • A celebração filipina ocorre na mesma noite do Halloween tradicional, ainda que a festança não tenha tanta força por lá. De acordo com as crenças do país, no Dia das Bruxas os mortos voltam à vida para roubar itens pessoais de quem está na festa, então uma das tradições do povo filipino é esconder os pertences das pessoas, que só serão devolvidos no dia seguinte. As pessoas vã…

See more on megacurioso.com.br


6 – No México

  • Os mexicanos adoram comemorar o Dia dos Mortos, e a tradição inclui enfeitar casas e outros espaços com as já conhecidas caveiras mexicanas, cheias de cor e criatividade. A data celebra, como em outras culturas, o retorno dos espíritos à Terra, além de marcar o fim da colheita de milho, que é um dos ingredientes típicos do país. No Dia dos Mortos, os mexicanos preparam u…

See more on megacurioso.com.br


7 – Na Coreia Do Sul

  • Por lá, a comemoração acontece ao final do mês de setembro, com um feriadão de três dias. Nesse tempo, os sul-coreanos dão graças aos mortos e visitam as casas de seus ancestrais, onde realizam alguns rituais – um deles é basicamente preparar os chamados Songpyeons, uns bolinhos feitos de arroz que são deixados do lado de fora das casas, para que os mortos tenha…

See more on megacurioso.com.br


8 – Na Escócia

  • Na terra das bruxas de Macbeth, o Halloween é levado a sério. Entre os costumes escoceses, estão o de deixar uma cadeira vazia e um pratinho de comida para que os espíritos tenham o que comer e, claro, possam descansar. Fogueiras são acesas, e abóboras são esculpidas para a decoração. Até pouco tempo atrás, as crianças eram vestidas com roupas velhas para que pare…

See more on megacurioso.com.br


9 – em Madagascar

  • As festas de Dia das Bruxas costumam ser divertidas, mas em Madagascar o clima extremamente sombrio pode diminuir um pouco essa diversão toda. Lá, o Halloween é chamado de Famadihana, quando ocorre o giro dos ossos. Basicamente, a cada sete anos as famílias exumam os corpos de seus parentes mortos, com a intenção de fazer uma limpeza e, claro, de f…

See more on megacurioso.com.br


Janeiro


Fevereiro / Março


Março / Abril


Maio / Junho


Julho


Agosto


Setembro


Outubro

  • Oktoberfest
    A Oktoberfest é uma festa tradicional na Alemanha. Aqui no Brasil, por conta da imigração alemã no sul do país, essa festa foi importada e hoje em dia já é tradicional em Santa Catarina, na cidade de Blumenau. Ela também ocorre em outras regiões do país. O evento em Blumenau é gr…

See more on calendarr.com


Novembro


Dezembro

Leave a Comment