Onde vai ser o açai em parnaiba

image

Quando ir a Parnaíba?

Quando ir a Parnaíba? Parnaíba tem duas estações bem definidas. A estação chuvosa se estende de fevereiro a maio. Os meses mais chuvosos costumam ser março (com 370 mm de precipitação) e abril (com 400 mm). Fevereiro e maio, com 255 mm, também trazem mais chuva do que você gostaria durante uma viagem de férias.

Como chegar em Parnaíba?

Como chegar em Parnaíba? Parnaíba tem um aeroporto, o Aeroporto Prefeito Doutor João Silva Filho, como voos vindo de algumas cidades do Brasil, mas sempre com uma conexão em Campinas, hub da cia aérea Azul, que por enquanto é a única que voa pra lá.

Quais são os melhores passeios de Parnaíba?

Visitar Parnaiba, Piaui e não conhecer a Igreja Matriz Nossa Senhora da Graça, é ter visitado e não ido em Parnaiba… 8. Praia Atalaia A beleza natural é tudo o que temos de bom. A praia também é boa para banho, mas a estrutura da orla é péssima para o…

Qual é o melhor aeroporto de Parnaíba?

Como chegar em Parnaíba? Parnaíba tem um aeroporto, o Aeroporto Prefeito Doutor João Silva Filho, como voos vindo de algumas cidades do Brasil, mas sempre com uma conexão em Campinas, hub da cia aérea Azul, que por enquanto é a única que voa pra lá. A oferta de horários é muito baixa, atualmente somente aos sábados, mas já é melhor do que nada.

image


Onde fica Parnaíba

Parnaíba está situada no Piauí, ao longo da bacia hidrográfica do rio Parnaíba, e fica a 337 km de Teresina. Para chegar lá a partir da capital piauiense, é preciso seguir pela BR-343. O caminho é bem sinalizado, portanto, é fácil chegar ao destino de carro.


História de Parnaíba

Até o século XV, a região da delta do Rio Parnaíba era habitada por índios Tremembés. A partir da segunda metade do século XVI, exploradores, navegadores e padres jesuítas começaram a explorar a área, pois eram atraídos pelas riquezas aquíferas.


O que fazer em Parnaíba

Chegou a hora de saber o que fazer nesse gracioso ponto turístico do Piauí. Aí estão cinco lugares que precisam ser inclusos no seu roteiro de viagem:


Voando a Jericoacoara

O aeroporto regional de Jericoacoara fica no município vizinho de Cruz, a 200 km de Parnaíba. Como recebe voos diários, é uma boa alternativa para os dias em que não há voos diretos a Parnaíba.


Voando a Teresina

Teresina, a 335 km, é a cidade próxima com mais voos a melhores preços. Dá para voar sem escalas desde São Paulo/Guarulhos (3h10 de vôo), Brasília (2h10), Fortaleza (1h), Recife (1h40), São Luís (45 min) e Campinas (3h10).


Um dia em Teresina

Dormir em Teresina pode ser inevitável (por conta dos horários dos vôos de chegada ou partida) ou estratégico (você pode aproveitar a parada para sair de manhã cedo no dia seguinte passando pelo Parque Nacional de 7 Cidades ).


Precisa alugar carro em Parnaíba?

Se você parar em Parnaíba apenas para fazer os passeios do Delta, não vai precisar de carro: o trânsfer entre a sua pousada e o porto, se já não estiver incluído, vai custar baratinho. Para ir a restaurantes você pode chamar um táxi usando o aplicativo 99.


Como chegar em Parnaíba?

Parnaíba tem um aeroporto, o Aeroporto Prefeito Doutor João Silva Filho, como voos vindo de algumas cidades do Brasil, mas sempre com uma conexão em Campinas, hub da cia aérea Azul, que por enquanto é a única que voa pra lá. A oferta de horários é muito baixa, atualmente somente aos sábados, mas já é melhor do que nada.


Qual a melhor época para visitar Parnaíba?

O Piauí é quente. Muito quente. Então, seja qual for a época que você vá, é quente. Mas tem um tempo menos quente (a época das chuvas, de janeiro a junho) e um tempo mais quente e seco (de julho a dezembro).


Onde ficar em Parnaíba?

Um dos melhores hotéis em Parnaíba é o Arrey Hotel Beach. Ele tem uma ótima estrutura, quartos bem equipados, ar-condicionado, piscina, terraço, restaurante buffet. O wi-fi é gratuito em todas as dependências e também o estacionamento. É um hotel novinho, então tem uma estrutura moderna e impecável.


O que fazer em Parnaíba?

A vocação da região é, sem dúvida, o ecoturismo, o turismo para apreciar e desfrutar de belas paisagens de praias de mar, praias de rio, mangues, dunas, etc. Mas, além disso, ainda se pode aproveitar um pouco a cidade, sua gastronomia e sua cultura.


Passeios bate e volta de Parnaíba

Para além de tudo, a localização de Parnaíba é extremamente privilegiada. Ela está ao lado de outros municípios com mais praias e atrações, além de muito perto de atrações super famosas do Brasil.


O que comer em Parnaíba?

Uma das coisas que fizemos MUITO bem por Parnaíba foi comer. Come-se muito bem por lá. O forte, como não podia deixar de ser, são os frutos do mar. Tivemos experiências gastronômicas incríveis com camarões, peixes e caranguejos, mas também com carneiro e tira-gostos.


Passeios pelo Delta do Parnaíba

O maior delta fluvial em mar aberto das Américas é formado pela partição do Rio Parnaíba em outros rios e inúmeros igarapés um pouco antes de chegar ao mar. Esta multidivisão cria um labirinto fluvial que desemboca no mar em cinco barras (“bocas”) distintas.


Parque Nacional de 7 Cidades

A 140 km de Parnaíba (e 180 km de Teresina), o Parque Nacional de 7 Cidades abriga um conjunto de formações geológicas de peculiar beleza. De quebra, ostenta inscrições rupestres de 6 mil anos, que acrescentam uma dimensão cultural a um passeio que poderia ser apenas panorâmico.

image


Descrição geral

Parnaíba é um município brasileiro do Estado do Piauí, o segundo mais populoso do estado, possuindo uma população estimada em 183 482 habitantes em julho de 2020. Situado no litoral piauiense é um dos quatro municípios litorâneos do estado (além de Ilha Grande, Luís Correia e Cajueiro da Praia), é o portal de entrada para o Delta do Parnaíba, o único delta em mar aberto das Américas, t…


Historia

Essa região era povoada pelo índios tremembes. Em 1607 bandeirantes, jesuítas e pesquisadores chegaram pra desbravar essa região entre o rio Igaraçu e Serra da Ibiapaba. Parnaíba surgiu de dois povoados: Testa Branca e Porto das Barcas. Testa Branca era uma grande fazenda de Gado que depois se tornou um arraial com poucos habitantes e não conseguia prosperar. Já o Porto das Barcas antes conhecido como Porto Salgado fica as margens direita do rio Igaraçu começo…


Geografia

Hidrografia
• Lagoa do Bebedouro
• Lagoa do Portinho
• Praia da Pedra do Sal
Predomina em Parnaíba o clima megatérmico e tropical semiúmido, apresent…


Economia

Parnaíba foi agraciada com uma zona de processamento de exportação (ZPE) trazendo assim, a sua velha imagem de grandes indústrias como no início do século XX.
O agronegócio vem ganhando destaque devido ao perímetro irrigado tabuleiros litorâneos onde são cultivados diversos tipos de culturas.
Em 2009, Parnaíba foi considerada a cidade mais dinâmica do estado, a 5º da região Nordeste …


Infraestrutura

Os centros de educação de Parnaíba destacam-se principalmente nos níveis médio e superior, atraindo pessoas das cidades da região. Dentre os maiores centros, podem-se citar:
• Universidade Federal do Delta do Parnaíba – UFDPar: criada por desmembramento da Universidade Federal do Piauí, oferece 900 vagas por an…


Esporte

• Estádio Petrônio Portela, considerado o berço do futebol parnaibano, a história do estádio Petrônio Portela se confunde com a história do Parnahyba. Construído na década de 1920, pela Casa Inglesa, foi batizado originalmente por Estádio Internacional. Seu estilo arquitetônico semelhante aos estádio ingleses da época, único no Brasil, era símbolo do glamour das disputas do Campeonato Parnahybano no século passado.


Cultura

A cidade de Parnaíba é destaque em grandes manifestações religiosas do Estado do Piauí que contribui ao turismo e economia da região, entre elas a tradicional festa de São Francisco de Assis, que entre o período de 24 de setembro à 4 de outubro, milhares de pessoas superlotam a praça em frente a igreja matriz de são sebastião para novenas e quermesses, chegando o esper…


Comunicações

Consulte abaixo a listagem das rádios que são captadas em Parnaíba:
• Liderança FM Parnaíba – 95.1 MHz
• Faixa Comunitária – 87.9 MHz
• Rádio Igaraçu – 95.7 MHz
• Nossa Rádio Parnaíba – 97.5 MHz

Leave a Comment